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ASSERTIVIDADE NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Assertividade: uma atitude fundamental para relações interpessoais positivas. 

A comunicação assertiva é clara e objetiva. E principalmente, é direta e ao mesmo tempo, respeitosa.

No filme “O Discurso do Rei” o monarca gago precisava realizar um comunicado importante à nação, para isso, ele precisou de técnicas para  encontrar sua própria voz. Em um momento do filme ele diz de forma inflamada para o seu mentor e para si: “Eu tenho a minha voz”. Assertividade é exatamente isso, confiar em sua própria voz interior, seus pensamentos e valores, e conseguir comunicá-los aos outros, de forma respeitosa, mas firme.

Para os estudiosos da Psicologia Positiva, a assertividade contribui com o fortalecimento das relações interpessoais, enquanto a falta dela, deteriora os relacionamentos.

Entretanto, para a grande maioria das pessoas, ela não surge naturalmente, principalmente dentro das organizações, onde precisamos fazer tudo rapidamente. Assim, é mais fácil e rápido ser submisso ou agressivo do que debater ou defender ideias de forma madura.

Imagine então se estamos lidando com pessoas difíceis, seja o marido, o chefe, um colega de trabalho, algum membro da família, um cliente… Para evitar confrontos ou para finalizar a discussão, não agimos com assertividade.

De fato, diante de uma situação estressante é comum deixamos de pensar de forma racional. Assim, regredimos em nossa escala evolucionária sem perceber. E o problema fica pior, quando tendemos a reforçar o mesmo tipo de resposta à todas as situações.

Nesse sentido, o professor e fisiologista Walter Bradford Cannon, afirma que ao nos sentir acuados, pressionados, ameaçados ou amedrontados, agimos como animais. Segundo ele, em situações de estresse agudo tendemos a emitir três tipos de respostas: “Luta, Fuga ou Paralisação (LFP)”.

Com efeito, facilmente deixamos de ser assertivos.

Falta de Assertividade

Embora seja conveniente acreditar que adotar uma resposta LFP seja benéfica a curto prazo, definitivamente, a ausência de assertividade traz grandes danos a longo prazo.

Pense bem:

Quando “Lutamos’, somos agressivos, agimos com raiva, enfrentamos a o que nos ameaça.

Por outro lado, quando “Fugimos”, nos afastamos, saímos de perto da pessoa ou da situação conflituosa.

Por fim, “Paralisamos” e não falamos nada, ficamos passivos, esperando que tudo passe.

Na comunicação e nos relacionamentos, enquanto a luta é demonstrada pela agressividade, a fuga e a paralisia geram um comportamento passivo, e todos eles estão bem longes da assertividade.

Infelizmente, quanto mais acuados, mais adrenalina sentimos e esses comportamentos se intensificam em nós. Dessa forma, criam nossa visão de mundo e viram hábitos, tornando-se um estilo de resposta cristalizado que formam nossa identidade.

Como exemplo, imagine que ocorreu um problema no escritório e as pessoas já antecipam como as outras reagirão a ele:

“- Não fale nada para o Fernando, ele é muito nervoso, vai querer resolver na gritaria”.

“- Nem adianta falar com a Maria, ela não gosta de problemas, vai inventar uma desculpa para sair só para ficar longe disso.”

 “- A Adriana é boazinha, mas não tem atitude, não vai fazer nada”.

Agora reflita: quem é você nessa situação?

O que Fazer

Obviamente que nenhuma dessas respostas é válida quando precisamos atuar em níveis mais elevados.

A assertividade é particularmente fundamental quando:

  1. Precisamos comunicar uma tomada de decisão importante.
  2. Precisamos defender nossas ideias ou direitos.
  3. Estamos diante de uma negociação ou resolução de conflitos que exija uma abordagem mais firme.
  4. Precisamos estabelecer limites.
  5. Estamos debatendo algo importante.
  6. Precisamos dar um feedback construtivo-corretivo.

Nesses casos é fundamental a assertividade,  afinal as respostas do tipo LFP só são efetivas quando estamos com nosso estado físico ameaçado, o que convenhamos, são poucas vezes.

Por isso é preciso usar estratégias inteligentes e evoluídas em nossa comunicação.

Isso significa ter uma conversa madura  e respeitosa com outra pessoa, dizer o que é preciso, sem agressividade ou submissão. Enfim, sermos assertivos nas relações interpessoais.

Se você for líder, a assertividade é fundamental, afinal ao mesmo tempo que precisa de resultados positivos, também deseja preservar relações. Pense nisso.

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