Ingratidão: muitas pessoas acham que têm direito às coisas, em...
Leia maisIngratidão: muitas pessoas acham que têm direito às coisas, em...
Leia maisTeoria dos setênios, uma contribuição fascinante para a vida e...
Leia maisO gosto amargo da injustiça… Quando éramos crianças nossos pais...
Leia mais
Lidar com o chefe invejoso é um grande desafio dos tempos modernos em que alta exposição e exploração da imagem nas redes sociais estão presentes a todo momento.
A inveja descendente (de cima para baixo) é um doloroso sentimento de inferioridade, que provavelmente está relacionado à baixo autoestima. Ela ocorre quando o superior acredita que está aquém do seu subordinado e sente-se ameaçado pelas suas competências.
Para lidar com o chefe invejoso, resgatamos os preceitos da Inteligência Emocional,
De fato, sabemos quanto é difícil, e ao mesmo tempo, fundamental, que o subordinado tenha atitudes emocionalmente inteligentes nessas situações.
Dessa forma, é possível resguardar a relação com a chefia, cuidar da própria saúde mental e emocional, além de preservar o trabalho.
Por isso, ao perceber que o chefe sente uma ponta de ciúmes de você, adote desde já, as técnicas propostas a seguir.
Diante da nossos estudos e experiências, levantamos cinco atitudes que o colaborador pode adotar para aliviar a relação de tensão existente entre ele e o seu superior:
Primeiramente, tenha equilíbrio emocional, não entre no jogo. Não deixe que gatilhos mentais negativos influenciem suas atitudes. Se eles ocorrerem, respire fundo e pense quão prejudicial pode ser uma resposta impulsiva naquele momento. Equilibre razão e emoção.
Não esconda seus talentos, mostre que eles podem contribuir com o time, mas não é necessário exibi-los a todo momento. Faça na hora certa e com muita, muita humildade.
Procure não enfrentá-lo ou combatê-lo, principalmente em público, isso o deixará ainda mais irado. Assim, fale em particular, mostre fatos e argumentos racionais e importantes quando a sua ideia for contrária à dele.
Seja compassivo e empático, coloque-se no lugar dele. Perceba quanto é doloroso esse sentimento de inferioridade. Esse exercício o ajudará a compreender melhor o seu superior.
Demonstre que você não é uma ameaça potencial, que deseja realmente colaborar por meio das suas habilidades em prol do bem comum. Mas faça isso de forma verdadeira, não somente para parecer bonzinho.
Finalmente, se fizer tudo isso e ainda for hostilizado, aja sempre com cordialidade e competência, essa é a melhor resposta. Afinal, mais cedo ou mais tarde, a verdade sempre prevalece!
Artigo escrito em colaboração com a Profa. Dra. Yeda Oswaldo.



Copyright © ISI INFINITY 2012 – 2025 Todos os direitos reservados.
Fale agora com nossos consultores!