Liderança assertiva: toda empresa precisa contar com líderes objetivos e transparentes.
As organizações estão buscando cada vez mais líderes com competências que gerem resultados e que ao mesmo tempo, tenham bons relacionamentos com o time. Afinal, a longo prazo, os resultados e relacionamentos são fundamentais para o sucesso organizacional.
Nesse contexto, insere-se a liderança assertiva, que ganha destaque no mundo corporativo por estar baseada na conquista, na confiança, na delegação de tarefas e na influência positiva sobre a equipe para o alcance dos objetivos.
Assim, os líderes assertivos falam o que precisa falar, são diretos e objetivos, mas não ofensivos.
Outras competências apresentados por esse estilo de liderança é o equilíbrio emocional na resolução dos conflitos, o envolvimento e o comprometimento com o time. Essas habilidades são essenciais para a criação de vínculos com a equipe de forma que ela acaba fazendo aquilo que se espera.
Os Relacionamentos Interpessoais são a Base da Liderança Assertiva
Toda credibilidade demonstrada pela liderança assertiva é sustentada pelas boas práticas de relações interpessoais. A troca de informações é harmoniosa, construtiva e realista. Dessa forma a equipe tem liberdade para discordar ou concordar das ideias dos líderes, sem perder o respeito.
Existe um diálogo baseado da legitimidade e no respeito mútuo.
Principalmente, o exercício do poder não é imposto ou baseado na coação, mas na busca do diálogo.
A equipe pode expressar suas opiniões sem provocar inimizades e se sente à vontade para discutir os problemas e encontrar soluções que atendam os interesses de todos os envolvidos.
Esse estilo é considerado construtivo porque procura soluções em vez culpados. Além disso, a relação é de confiança onde os colaboradores recebem “feedback” de seu desempenho e tratam os conflitos como algo natural.
Benefícios da Liderança Assertiva
Para as organizações, a prática da liderança assertiva reduz a tensão entre as pessoas e acelera a solução dos problemas, contribuindo para o aumento da produtividade. O clima interno satisfatório e ético reflete na qualidade do produto ou serviço final destinado aos clientes.
Seguem alguns indicadores do perfil do líder assertivo:
- Autoconfiança. Confia em suas habilidades de resolver positiva e satisfatoriamente a maioria das situações de trabalho que envolve confrontos com outras pessoas.
- As conversas têm sentido. Existe clareza, objetividade e respeito, mas não conversas sem sentido ou rumores.
- Desaprova as dissimulações e disfarces. É transparente nas suas intenções, não usa de indiretas ou manifestações veladas, nem as incentiva no time.
- Confia. Delega e confia, compartilha com a equipe o planejamento das metas a serem atingidas e juntos buscam soluções.
- É positivo. Analisa as situações com cautela e proatividade e esforça-se para ver o lado bom da situação.
- É flexível. Tem respeito pelas opiniões dos demais, acredita nas intenções de melhorias, possui mindset de crescimento.
- Não deprecia as pessoas. Não culpa ou julga. Incentiva e apoia o desenvolvimento e o uso dos pontos fortes e não dos fracos dos colaboradores.
- Faz boa gestão do tempo. É focado e determinado na solução dos problemas e faz bom uso do tempo, sem procrastinar ou perder tempo reclamando.
- É paciente e autocontrolado. Não deixa que pessoas complicadas ou situações difíceis lhe afetem, mesmo quando se defronta com escárnio e sarcasmo.
- Preserva relações, entrega resultados sustentáveis. Mantem o ritmo e entrega resultados, ao mesmo tempo que preserva relações. Deixa a equipe confiante para cumprir os objetivos da organização.
O líder assertivo se assemelha muito a um líder positivo. Não significa que ele não vá cobrar resultados e ser firme quando tiver que ser, mas sim que procura humanizar as relações interpessoais ao mesmo tempo em que busca resultados.
Artigo escrito com a colaboração da Profa. Dra. Yeda Oswaldo.