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LIDERANÇA ASSERTIVA: OBJETIVIDADE E TRANSPARÊNCIA

Liderança assertiva: toda empresa precisa contar com líderes objetivos e transparentes.

As organizações estão buscando cada vez mais líderes com competências que gerem resultados e que ao mesmo tempo, tenham bons relacionamentos com o time. Afinal, a longo prazo, os resultados e relacionamentos são fundamentais para o sucesso organizacional.

Nesse contexto, insere-se a liderança assertiva, que ganha destaque no mundo corporativo por estar baseada na conquista, na confiança, na delegação de tarefas e na influência positiva sobre a equipe para o alcance dos objetivos.

Assim, os líderes assertivos falam o que precisa falar, são diretos e objetivos, mas não ofensivos.

Outras competências apresentados por esse estilo de liderança é o equilíbrio emocional na resolução dos conflitos, o envolvimento e o comprometimento com o time. Essas habilidades são essenciais para a criação de vínculos com a equipe de forma que ela acaba fazendo aquilo que se espera.

Os Relacionamentos Interpessoais são a Base da Liderança Assertiva

Toda credibilidade demonstrada pela liderança assertiva é sustentada pelas boas práticas de relações interpessoais. A troca de informações é harmoniosa, construtiva e realista. Dessa forma a equipe tem liberdade para discordar ou concordar das ideias dos líderes, sem perder o respeito.

Existe um diálogo baseado da legitimidade e no respeito mútuo.

Principalmente, o exercício do poder não é imposto ou baseado na coação, mas na busca do diálogo.

A equipe pode expressar suas opiniões  sem provocar inimizades e se sente à vontade para discutir os problemas e encontrar soluções que atendam os interesses de todos os envolvidos.

Esse estilo é considerado construtivo porque procura soluções em vez culpados. Além disso, a relação é de confiança onde os colaboradores recebem “feedback” de seu desempenho e tratam os conflitos como algo natural.

Benefícios da Liderança Assertiva

Para as organizações, a prática da liderança assertiva reduz a tensão entre as pessoas e acelera a solução dos problemas, contribuindo para o aumento da produtividade. O clima interno satisfatório e ético reflete na qualidade do produto ou serviço final destinado aos clientes.

Seguem alguns indicadores do perfil do líder assertivo:

  1. Autoconfiança. Confia em suas habilidades de resolver positiva e satisfatoriamente a maioria das situações de trabalho que envolve confrontos com outras pessoas.
  2. As conversas têm sentido. Existe clareza, objetividade e respeito, mas não conversas sem sentido ou rumores.
  3. Desaprova as dissimulações e disfarces. É transparente nas suas intenções, não usa de indiretas ou manifestações veladas, nem as incentiva no time.
  4. Confia. Delega e confia, compartilha com a equipe o planejamento das metas a serem atingidas e juntos buscam soluções.
  5. É positivo. Analisa as situações com cautela e proatividade e esforça-se para ver o lado bom da situação.
  6. É flexível. Tem respeito pelas opiniões dos demais, acredita nas intenções de melhorias, possui mindset de crescimento.
  7. Não deprecia as pessoas. Não culpa ou julga. Incentiva e apoia o desenvolvimento e o uso dos pontos fortes e não dos fracos dos colaboradores.
  8. Faz boa gestão do tempo. É focado e determinado na solução dos problemas e faz bom uso do tempo, sem procrastinar ou perder tempo reclamando.
  9. É paciente e autocontrolado.  Não deixa que pessoas complicadas ou situações difíceis lhe afetem, mesmo quando se defronta com escárnio e sarcasmo.
  10. Preserva relações, entrega resultados sustentáveis. Mantem o ritmo e entrega resultados, ao mesmo tempo que preserva relações. Deixa a equipe confiante para cumprir os objetivos da organização.

O líder assertivo se assemelha muito a um líder positivo. Não significa que ele não vá cobrar resultados e ser firme quando tiver que ser, mas sim que procura humanizar as relações interpessoais ao mesmo tempo em que busca resultados.

Artigo escrito com a colaboração da Profa. Dra. Yeda Oswaldo.

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