Ministrando um dos meus treinamentos para dezenas de profissionais de uma indústria, cujo tema era comunicação interpessoal, durante o intervalo um dos colaboradores me disse reservadamente que naquela empresa nunca havia recebido um feedback do seu gestor.
Ele era um profissional bastante reservado e tímido o que dificultava ter a iniciativa de pedir feedback. Apesar de estar alguns anos na função, ainda não tinha certeza se o seu desempenho estava correspondendo às expectativas esperadas.
Essa fala não me surpreendeu pois apesar de 99% dos líderes e gestores considerarem o feedback fundamental dentro da empresa, mas a maioria não o pratica.
O problema é que sem feedback voamos às cegas.
De fato, é muito importante que os colaboradores recebam feedbacks de seus desempenhos, entregas e comportamento.
Eles não precisam acontecer somente após a Avaliação de Desempenho ou quando se trata de um feedback construtivo-corretivo, que ocorre quando o profissional não está entregando resultados, comete erros ou tem baixa performance.
Certamente os feedbacks podem ser constantes e rápidos, dados em várias oportunidades tais como o avanço de um trabalho, a conclusão de uma tarefa difícil, aumento de resultados são momentos interessantes para ter feedbacks construtivo-positivos, também vistos como reconhecimento ou elogios.
Segundo Ed Batista da Revista HBR (Harvard Business Review):
Tenha em mente que, ao dar feedback positivo com frequência, seu feedback corretivo, quando justificado, parecerá mais aceitável e menos ameaçador.
Feedback: Significado e Importância
Feedback significa dar respostas ou retornos diante de situações ou comportamentos. Consiste na capacidade de dar e receber opiniões, críticas e sugestões sobre algum fato.
O feedback é construtivo quando incentiva comportamentos considerados desejáveis ou estimula o desenvolvimento de uma pessoa ao passo que é negativo quando deprecia, julga ou não promove mudanças. Esse último obviamente, deve ser evitado.
Nas organizações ele é fundamental uma vez que é a oportunidade de informa o profissional sobre seu desempenho, conduta ou resultado, permitindo que ele saiba como seu trabalho é percebido pelos outros e qual o nível de satisfação da empresa.
O feeback é uma técnica poderosa que auxilia na mudança comportamental, deixando claro para o colaborador o que a organização espera dele, sua performance atual, quais seus gaps (lacunas), o que pode manter e o que pode melhorar para ter melhor desempenho.
Certamente, avaliar os acertos ou o que poderia ser diferente da próxima vez são reflexões trazidas por um bom feedback, mas não é somente isso, por ser um importante instrumento de gestão, ele pode atingir objetivos igualmente fundamentais.
Objetivos
O feedback tem como objetivos:
- Manter as pessoas informadas sobre a sua performance, entregas e resultados.
- Favorecer efetivamente a realização do trabalho.
- Corrigir eventuais erros ou desvios.
- Promover o crescimento das pessoas.
- Manter as pessoas engajadas.
- Desenvolver as pessoas.
- Focar-se em desempenhos futuros.
Sobretudo, o feedback é um dos principais aspectos da comunicação eficaz e assertiva pois possibilita a boa conexão com os outros. Quando usado corretamente ajuda a potencializar os pontos fortes e trabalhar aqueles que precisam de ajustes. Logo, com o feedback, os colaboradores podem buscar pelo seu autodesenvolvimento.
Sem dúvida, o feedback é um importante instrumento de liderança e gestão, que ao ser realizado de forma inteligente e eficaz, desenvolve e ajuda a melhorar a performance do colaborador.