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SER ÉTICO É UM BOM NEGÓCIO

O convívio em sociedade não é algo simples. É necessário seguir normas e regras, e acima de tudo, é preciso reconhecer e aceitar que existem limites, não podemos simplesmente dizer e fazer o que nos vêm a mente sem esperar pelas consequências. Assim, apesar de livres para escolher nossas ações, não somos livres para determinar as suas consequências.

Mas infelizmente, parece que esses princípios norteadores do convívio social estão em crise.
 
Ética em Crise?

O imediatismo, os ganhos fáceis, a autopromoção e o individualismo violam valores fundamentais e universais. O que há alguma tempo atrás era inadmissível para qualquer padrão ético, parece que está dentro da normalidade.

Sob muitos aspectos, a especulação tomou espaço do trabalho honesto e sério. Afinal, copiar e roubar ideias, é mais fácil do que criar. Da mesma forma, ludibriar, achar que está acima de tudo e de todos, ocultar verdades, inventar mentiras, realizar jogos de poder e enganar pessoas virou praxe no mundo dos negócios.

Assim, muitas pessoas deixam de pensar no futuro para pensar nos ganhos imediatos. O resultado é que cada vez mais temos mais competição e menos colaboração. Mais pessoas pensando no “eu” do que no “nós”.

Nesse contexto, o profissional honesto e sério é visto como tolo. O esperto e inteligente é aquele colaborador que apresenta consecutivos atestados médicos, falta sem justificativa, passa horas de trabalho nas redes sociais, influencia com ensinamentos e conhecimentos superficiais, manipulando os colegas e/ou trabalha em seu próprio benefício. Logo, o espertalhão parece ser o mais “bem-sucedido ou inteligente”, servindo de referência para os mais vulneráveis.

Isso faz parecer que a ética não tem valor.

Ética é um Bom Negócio

Dessa forma, para um olhar mais desatento, a ética parece que entrou em desuso. Mas só parece. Na essência, queremos e valorizamos padrões éticos. Sem os quais, inclusive, nosso convívio social seria insuportável.

Ética vem do grego “Ethos”, significa caráter. A filosofia aristotélica a classifica como uma ciência prática e não somente como uma forma de pensar. Afinal, possui consequências na vida real. 

Nesse sentido, Hazel Barnes (1915-2008), filósofa americana, afirma que a ética nasce do reconhecimento que nossas ações têm consequências.

É verdade que temos o livre arbítrio para fazer escolhas, segundo o escritos e PhD em comportamento organizacional, Frankin Covey no livro Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Somos livres para escolher a resposta em qualquer situação, mas, ao fazê-lo, escolhemos também as consequências. Quando pegamos uma vara por uma ponta, pegamos também a outra ponta.

Portanto, nossos objetivos de longo prazo servem de freios para os impulsos e desejos momentâneos. 

Acima de tudo, ética é uma autorregulação interior que modera nossas ações.

Dessa forma, é uma filosofia de vida. Sobretudo, é uma escolha e uma responsabilidade pessoal que não podemos transferir para mais ninguém.

De fato, todos os dias, podemos escolher se seremos eficientes e honestos ou indolentes e ardilosos. Por fim, a escolha é nossa.

Certamente, nesse mundo de ambiguidades, ética é um assunto difícil no mundo dos negócio, mas deveria ser a essência de todos eles. E sendo essa a sua sustentação, os negócios antiéticos não deveriam existir. Eles podem ter prestígio e resultados econômicos por um período, mas não resistem ao teste do tempo ou não prosperam de forma genuína.

Em síntese, a ética é uma essência social e os negócios que não a possuem, ao interagir com a sociedade, tendem a sucumbir ao longo do tempo pois não possuem sustentação sólida. Portanto, ser ético é um bom negócio.

Entretanto, falar de ética é uma coisa, agir com ética é algo totalmente diferente.

Escolher ser ético, além de ser um bom negócio, é dar significado ao que fazemos todos os dias.

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