Pontos Fortes: para fazer uma boa gestão de si, é preciso conhecê-los.
Profa. Dra. Yeda Oswaldo é muito boa na interação com as pessoas, em compreender suas necessidades, ajudá-las em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Também se expressa muito bem, gosta de ministrar palestras, falar em público e transmitir seus ensinamentos por meio da comunicação verbal.
Mas não é boa com planilhas e coisas que exijam detalhismo, por isso, sempre que pode, fica bem longe delas. E para compensar essa limitação, conta com outras pessoas que possam lhe ajudar nisso. Essa complementaridade é ideal para o bom funcionamento das coisas.
Se por um lado ela não precisa investir seu tempo e energia na correção de seus pontos fracos, por outro, pode explorar mais seus pontos fortes. É um ganho duplo, afinal:
Conhecer os pontos fortes é fundamental para uma vida de autorrealização e também de realizações!
Entretanto, para conhecer os próprios pontos fortes, é preciso ter autoconhecimento. Ele é a base de tudo!
Podemos trabalhar um pouco do autoconhecimento nesse momento, começando sua reflexão sobre seus pontos fortes. Mas é importante saber que essa jornada não termina aqui, há muito ainda o que percorrer.
Recorreremos às perguntas poderosas do coaching para elevar seu nível da consciência. Sugerimos que para ter melhores efeitos, escreva suas repostas no papel.
Responda sinceramente às sete perguntas a seguir:
- No que você é potencialmente bom?
- O que você faz que o deixa energizado e não exausto ou esgotado?
- Como essas potencialidades podem lhe ajudar na sua jornada da vida? E na sua trajetória profissional?
- De quais maneiras você aprende melhor?
- Como produz melhores resultados?
- Quais seus valores pessoais mais profundos dos quais você não abre mão?
- Em que áreas suas potencialidades são reduzidas?
- Quais pontos fracos que o torna vulnerável? Como você pode compensá-los?
Depois de responder a essas perguntas, reflita um pouco sobre elas. Concentre-se nas oportunidades de como pode aprimorar seus pontos fortes, tornando-se excelente no que faz. Com certeza encontrará formas de fazer isso.
Pontos Fortes: Aumente suas Potencialidades
Segundo o visionário Peter Drucker, considerado o precursor da administração moderna:
Esforce-se para adquirir habilidades e conhecimento necessários à plena realização de suas potencialidades.
Lembrando que as potencialidades individuais adicionadas umas às outras, formam grandes times. Nesse sentido, Frederic Laloux, coach e escritor que aborda novos paradigmas de gestão, afirma que:
É possível criar organizações que extraiam mais do nosso potencial humano.
Por fim, reflita:
– Há algo que esteja inibindo seu potencial? Talvez você mesmo, outras pessoas ou o ambiente?
– Como pode eliminar ou neutralizar o que atrapalha o desenvolvimento dos seus pontos fortes?
– De quais maneiras você têm procurado aumentar seu potencial?
Para finalizar, deixamos uma dica importante:
Livre-se dos maus hábitos que inibem seu crescimento, seu aprendizado, sua eficácia e evolução. Eles podem ser de toda ordem, desde reclamações, pensamentos negativos, desorganização até arrogância ou procrastinação. Identifique quais são.
E definitivamente, parta para a ação, invista seu tempo e energia trabalhando e fazendo coisas onde pontos fortes darão melhores resultados.
Quero trabalhar mais intensamente, mas não sei por onde começar, quero melhorar meu desempenho e também mostrar quem realmente sou e para que estou na empresa para ajudar no que for necessário.
Olá Marcos, tudo bem? Durante o curso de Liderança você terá os recursos para isso, tanto para aumentar sua própria performance quanto incentivar o time a elevar a dele.
Respostas estão feitas! 🙂
Ansiosa para o encontro dia 07.
Olá Gabriela, parabéns pela evolução, estamos juntos!
Boa tarde prof Elaine.
Preciso conhecer mais os meus pontos fortes, aprimorar e utilizar mais a meu favor.
Os pontos fracos estou sabendo bem.
Excelente reflexão! Que sigamos nessa quebra de paradigmas de que a prioridade deve ser o trabalho nos pontos fracos, tão importante quanto, é potencializar aquilo que já somos bons!
Ótimo texto. Muito reflexivo . Aprendi que tenho que começar trabalhar a minha Gestão principalmente a questão da organização. Principalmente Gestão do Tempo!!!!
Muito bom, Tati, excelente reflexão. As mudanças se dão por meio de autoconsciência e depois, pela ação.
Estou muito satisfeito com este novo aprendizado e pode acreditar ja me ajudou bastante desde o ultimo encontro. e tenho muito ainda que aprender…
Excelente Jonatas, parabéns pela entrega e empenho.
Reflexão maravilhosa!! é magnifico poder entender melhor como podemos melhorar a cada dia.
Ficamos muito felizes pelo feedback, David!
Ótimo texto. Gostei muito da dica de eliminar maus hábitos, por vezes não pensamos o quanto isso pode nos prejudicar no dia a dia.
Excelente reflexão, Victor!
Aprendizado muito bom, me mostrou algumas coisas que já imaginava, agora é colocar em prática, usufruindo melhor dos pontos fortes e buscando melhorar os negativos, o maior de todos talvez seja a paciência…
Excelente, Letícia, o primeiro passo é tomar consciência. E depois, praticar.
Depois da realização das atividades, me perguntei: “Não estou focando demais nos pontos fracos dos meus liderados?”. Todo conteúdo visto até o momento permitiu a expansão da minha visão e opinião.
Excelente reflexão, Rebeca!
Abraços
É desafiador realizar um exercício de autoconhecimento. As vezes é difícil reconhecer e verbalizar nossas qualidades, mas mais desafiador ainda é encarar de frente o que nos trava, nos puxa para baixo ou nos estagna. Lendo o conteúdo do artigo, e respondendo as questões nos leva a uma reflexão profunda que com certeza servirá de base para o desenvolvimento de uma liderança humanizada e diferenciada.
Perfís e pontos fortes diferentes que constroem uma empresa de sucesso. Saber onde somos melhores e onde podemos desempenhar um melhor trabalho permite que direcionemos nossos esforços com maior assertividade no caminho do desenvolvimento.
Como uma equipe, é importante que cada um desempenhe seu papel da melhor forma possível sem deixar de ter empatia e colaborar para que cada área tenha condições de dar o melhor de si.
Estou gostando desse novo aprendizado principalmente em olhar primeiramente pra si mesmo , e se desafiar a não cometer maus hábitos , lendo e respondendo ao texto ajuda a nós termos uma base ao menos um norte por onde começar
Vejo aqui o quanto é difícil pra mim olhar pro meu interior para se conhecer melhor, poder falar de mim mesmo é um desafio.
Como disse Sócrates: “Conhece-te a ti mesmo”, conhecimento tem sido a palavra chave, por mais que o ideal seja potencializar os pontos fortes e quanto às fraquezas uma tratativa menos dedicada, para ambos os casos precisamos nos conhecer, e muito. Em cada pergunta consigo extrair um pouco mais de autoconhecimento.
Quando temos que fazer uma autoavaliação, torna-se uma tarefa difícil de realizar quando estamos inseridos na rotina acelerada e não tiramos um tempo para pensar, investir e potencializar a nós mesmos. Antes de conhecer outras pessoas, primeiramente temos que nos conhecer!
É extremamente difícil dizer sobre si, pois cada pessoa que nos cercam tem uma visão diferente de quem somos.
Mas o mais importante é sermos justos, humildes e capazes de melhorar a cada dia que passa.
Conhecer a si mesmo é um pré-requisito indispensável para quem quer se desenvolver em todas áreas da sua vida, seja pessoal ou profissional. Um profissional que conhece a si, tem mais segurança para trabalhar e tomar decisões. Lembrarmos constantemente em que somos bons e em que podemos ser melhores, pode trazer resultados triunfais.
Quando pensamos em autoconhecimento, autoanálise, logo os primeiros pensamentos que nos surgem são: quais meus defeitos? Minhas falhas? Em que posso melhorar? Muitas vezes sabemos quais os pontos a serem melhorados, mas pela correria diária não priorizamos esta evolução tão necessária! Está sendo muito importante esta jornada, para que possamos avaliar essa necessidade e entender como de fato podemos exercer nossos pontos fortes.
Sem dúvida o autoconhecimento é imprescindível para nosso crescimento, e quando focamos em nossos pontos fortes podemos agilizar esse processo.
Com o resultado do DISC e com o autoconhecimento, a primeira coisa q veio em mente foi, melhor os pontos fracos, com a leitura do texto acima, mudei meu foco de início, agora é tornar meus pontos fortes mais fortes e melhor os pontos fracos
O artigo que acabei de ler e aprender, com certeza trará inúmeros benefícios para minha vida profissional e familiar. O auto-conhecimento é muito importante, pois quando lideramos servimos de exemplo e nos conhecendo melhor fica mais fácil deixar de lado os maus hábitos.
Talvez, um dos maiores desafios de qualquer pessoa que possui o papel de gerenciar, é proporcionar o ambiente adequado para o outro realizar tarefas que potencializam suas qualidades. Por conta disso, a percepção do ponto forte do outro é tão importante quanto reconhecer suas próprias, se tornando esse também um processo de autoconhecimento, visto que, reconhecer a qualidade do outro se torna mais fácil quando as suas próprias já são conhecidas.
Talvez um dos maiores desafios de qualquer pessoa que possui o papel de gerenciar, é proporcionar o ambiente adequado para a outro pessoa realizar tarefas que potencializem suas qualidades .
Por conta disso, a percepção do ponto forte do outro é tão importante quando reconhecer às suas próprias, se tornando esse também um processo de auto-conhecimento , visto que reconhecer a qualidade do outro , e mais fácil que reconhecer a nossa própria.
O maior desafio como gestor é atender e com agilidade as expectativas dos nosso liderados para que não aja uma frustação dos nossos colaboradores,isso impacta diretamente no rendimento e resultados de uma organização.
Obs:devemos ter resposta rápida mais com verdade e sinceridade.
Saber meus pontos fortes irá me ajudar a me desenvolver ainda mais e trazer melhorias em minha vida pessoal e profissional.