Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Blog

, , , , ,

COMO DESENVOLVER A ATITUDE MENTAL POSITIVA

Nossa atitude mental (forma de pensar) possui grande influência na forma como percebemos o mundo. Dependendo dela, podemos viver as experiências de forma alegre e fluída ou de forma triste e pesarosa.

Mas não é só isso, nossa atitude mental pode determinar quão bem-sucedidos seremos na vida.

É o que nos ensina O PhD em Psicologia, psicólogo positivo e coach Anthony Grant, fundador da primeira clínica de coaching psicológico do mundo localizada em Sydney – Austrália. Segundo ele, temos dois tipos de orientação mental que rege as nossas vidas: a atitude mental cristalizada e a mente aberta.

Mentalidade Fixa x Mente Aberta

Para Dr. Grant, aquelas pessoas com atitude mental fixa (ou cristalizada), acreditam que o sucesso depende da capacidade inata, a pessoa já nasce com ela. Com efeito, muitos já ouviram falar daquele jargão popular que diz “Ela não precisa fazer nada, já nasceu com a estrela na testa.”

Por consequência, ao pensar assim sobre si próprias, essas são menos propensas a trabalhar duro ao se depararem com problemas e adversidades, não levam seus projetos até o fim e desistem no meio do caminho.

Diante disso, elas pensam que não adianta fazer nada já que as coisas não vão dar certo mesmo. Para elas, o que tiver que ser, será.

Já as pessoas de mente aberta, acreditam que o sucesso é baseado em trabalho duro e esforço. Assim, elas não desistem facilmente e conseguem maior nível de realizações que as outras.

Para elas, o futuro está em nossas mãos.

Mudanças Provocadas por Nossa Atitude Mental

Dr. Grant afirma que a atitude mental pode até mesmo provocar mudanças físicas. Estudos realizados com camareiras de um hotel mostram isso claramente.

A um grupo de mulheres que exercem essa atividade foi informado que o trabalho que realizavam demandava esforço físico e que isso era benéfico para um estilo de vida ativo.

Elas se convenceram disso e após quatro semanas, mostraram redução de peso, de pressão sanguínea, de gordura corporal e do índice de massa corporal.  Já o outro grupo de comparação fez o mesmo nível de atividade física e não experimentou os mesmos benefícios.

Muito embora nossa atitude mental seja um ponto crítico para o nosso sucesso, raramente prestamos atenção a ela. Diante da correria do dia a dia, dificilmente alguns de nós tirará alguns minutos do seu tempo para refletir se pensa de maneira mais positiva ou negativa.

No entanto, desenvolver uma atitude mental positiva é fundamental para ajudar a alcançar nossos objetivos, superar adversidades e principalmente, ter sucesso na vida.

Como Desenvolver a Atitude Mental Positiva?

Sem dúvida, fazemos isso buscando soluções para os problemas – ao invés de nos entregarmos a eles.

Quando os enfrentamos ou não nos esquivamos, somos levados a buscar recursos em nossos pontos fortes.

Dessa maneira, elevamos nosso nível de autoconhecimento, reconhecemos mais nossas capacidades e aproveitamos nossos traços individuais positivos (competências, capacidades, forças, talentos) que em situações normais, sequer imaginaríamos que possuímos.

Artigos relacionados

Profa. Dra. Yeda Oswaldo

Doutora em Psicologia, Mestra em Educação, Psicóloga Positiva. Docente de Pós-Graduação. Cofundadora do Instituto ISI INFINITY. É pesquisadora, palestrante, escritora de assuntos relacionados à psicologia, liderança, gestão de pessoas e negócios. Master Coach e Mentora especialista em atendimentos a executivos, magistrados, médicos e pessoas de negócios. Credenciada e homologada pela Mercedes-Benz Brasil e Daimler AG (Alemanha) para atender gerentes, gerentes seniores e vice-presidentes.

1 comentário em “COMO DESENVOLVER A ATITUDE MENTAL POSITIVA”

  1. Esperança: o sentido da vida, segundo a Psicologia Positiva. - Instituto ISI Infinity

    […] como imaginamos, por isso que não  basta esperar que as coisas melhorem ou entrem no eixo. Nossa atitude mental positiva é fundamental para elevarmos nosso nível de esforço no sentido de encontrar caminhos que nos […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima