COMO ENCONTRAR O SEGREDO DO SUCESSO

Existe Segredo para o Sucesso?

Se você já nos conhece, sabe que há algo errado nesse título. Primeiro porque não é a nossa prática revelar segredos. Nós levamos as pessoas a conscientizarem-se dos recursos que possuem ou precisam para trilharem seus próprios caminhos de sucesso.

Nós não condicionamos, nós conscientizamos.

Segundo porque não existe segredo, receita ou fórmula para o sucesso. Se fosse fácil assim obtê-lo, a contar pela quantidade de cursos oferecidos e a literatura inesgotável de autoajuda sobre o tema, o sucesso já estaria democratizado.

Na realidade, o segredo do sucesso é conhecido somente por aqueles que não são bem-sucedidos.

Felizmente, a ciência e pesquisas sérias nos ensinam que não existe segredo para o sucesso, e sim elementos que o torna mais provável.

E ainda assim, ele não ocorre a curto prazo, nem em linha reta. Costumamos dizer que “Se você está no rio da vida, é bem provável que bata em algumas pedras”. E uma dessas pedras incômodas na jornada do sucesso, chamamos de fracasso.

Ele existe e está presente em nossas vidas, carreiras e negócios, por isso é importante entender seu papel nessa trajetória. Ainda que seja muito difícil aceitar que ele possa trazer algo de bom.

Se “Errar é Humano”, Por que, Verdadeiramente, Tememos o Fracasso?

O Phd. Martin Seligman, precursor da Psicologia Positiva afirma que

“Em uma sociedade em que o individualismo cresce de forma desenfreada, as pessoas acreditam cada vez mais que são o centro do universo. Tal forma de pensar torna o fracasso individual quase inconsolável.”

Assim sendo, a própria pessoa cobra-se pelo sucesso, ao mesmo tempo  em que existe uma pressão social forte para ser bem-sucedida.

Com efeito, as pessoas o buscam a qualquer custo, durante a vida toda. Basta lembrar o quanto você detestava perder e até mesmo ficar em segundo ou terceiro lugar nas brincadeiras de infância. Mesmo quando não havia nenhuma consequência séria.

Sem dúvida, toda pessoa tem necessidade de reconhecimento social, deseja ser querida, amada e aceita. Faz parte das necessidades humanas.  E o sucesso leva a isso. O que pressupõe que o fracasso leva para o lado oposto. Mas não é bem assim…

Quando não compreendemos bem o fracasso, nos envergonhamos dele e o tememos. Receamos que ao fracassar, as pessoas questionem nossa inteligência, nossas habilidades e capacidades.

Finalmente, o problema não é fracassar, e sim o que pensamos sobre isso. E principalmente, o que pensamos sobre nós e como nos tratamos com relação a disso.

Clique aqui para ler o artigo que falamos sobre compreender o fracasso para ter sucesso.


*Artigo escrito em parceria com a Profa. Dra. Yeda Oswaldo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X