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COMO MELHORAR O FOCO NO TRABALHO

Em uma das últimas empresas que ministrei treinamento, uma das colaboradoras solicitou para tirar uma selfie comigo e se poderia pegar seu smartphone para fazê-lo.

De uma forma muito natural eu disse que sim e ela tirou alegremente várias fotos, postando-as imediatamente. Aquela empresa, assim como tantas outras, não permite o uso do celular e acesso às redes sociais no ambiente de trabalho, mas com a autorização da palestrante ela poderia fazê-lo.

Ao ver a repetição do uso inadequado dos recursos digitais e suas proibições em várias organizações, passei a pesquisar sobre o assunto.

De fato, vivenciamos o aumento indiscriminado do uso da tecnologia e excesso de informações, que ocasiona a perda de foco das pessoas, especialmente no contexto laboral. As informações acabam consumindo a atenção de quem a recebe, eis porque a riqueza de informação cria a pobreza de atenção.

Uma pesquisa americana mostra que 50% dos funcionários entrevistados trabalham apenas por 15 minutos antes de se distraírem, enquanto 53% acredita que perde uma hora ou mais do dia com as interrupções, o que é gerado pela falta de foco. Outra pesquisa feita pelo site Salary mostra que quase 70% dos norte americanos admitem desperdiçar tempo no trabalho. Destes, 11% afirmam que dedicam horas do expediente para assuntos não relacionados com a carreira.

Os Três Focos de Goleman

O pesquisador e psicólogo norte-americano Daniel Goleman aponta que os profissionais não apresentam os resultados esperados devido à falta de foco. Não se trata do foco da maneira como conhecemos, mas o foco no sentido mais amplo, diante de três dimensões: foco interno, nas pessoas e no mundo externo.

Para Goleman as pessoas não atingem seus propósitos por não saberem quem são, o que querem e aonde desejam chegar.

A capacidade de manter o foco em um alvo e ignorar todo o resto opera na região pré-frontal do cérebro. O circuito especializado desta área aumenta a força dos sinais no que queremos concentrar e diminui a força no que escolhemos ignorar.

No ambiente de trabalho, cujas exigências são muitas é essencial que os profissionais estejam focados, melhorando o fluxo das tarefas e os níveis de concentração.

Abandonar um foco para tratar de outros pode deixar a mente perdida em um ciclo de tarefas intermináveis.

A falta de foco pode prejudicar e muito a imagem e o rendimento no trabalho, por isso, é importante tomar atitudes para resolver este problema que atinge grande parte dos profissionais.

6 Dicas de Como Melhorar o Foco no Trabalho

É possível melhorar o foco diante da autodisciplina, praticando-a.

Seguem 6 dicas muito interessantes:

  1. Identificar qual é o problema ou o que está tirando o seu foco (fome, fadiga, redes sociais) e eliminá-lo.
  2. Fazer uma lista das tarefas a serem realizadas durante o dia. Mentalize como será a jornada de trabalho antes dela começar – o que ajuda a permanecer atento
  3. Evitar ver e-mails a toda hora, estabeleça dois ou três horários no dia para fazer isso.
  4. Estabeleça metas diárias, semanais e mensais.
  5. Faça as tarefas mais complicadas no início do dia, focar nelas e deixar as tarefas menos complicadas e repetitivas para quando terminar as que requerem maior esforço mental.
  6. Estabelecer horários para verificar as mídias sociais.

Voltando ao assunto da proibição dos recursos digitais no trabalho, ainda não possuímos estudos conclusivos se permitir ou proibir seu uso nas organizações seria benéfico.

Não sabemos se isso deixará a pessoa focada uma vez que, por outro lado, poderá aumentar seu nível de ansiedade por não poder utilizar a tecnologia, tirando seu foco do trabalho.

De qualquer forma, a autodisciplina é fundamental, independente das distrações que nos cercam.

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Profa. Dra. Yeda Oswaldo

Doutora em Psicologia, Mestra em Educação, Psicóloga Positiva. Docente de Pós-Graduação. Cofundadora do Instituto ISI INFINITY. É pesquisadora, palestrante, escritora de assuntos relacionados à psicologia, liderança, gestão de pessoas e negócios. Master Coach e Mentora especialista em atendimentos a executivos, magistrados, médicos e pessoas de negócios. Credenciada e homologada pela Mercedes-Benz Brasil e Daimler AG (Alemanha) para atender gerentes, gerentes seniores e vice-presidentes.

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