COMO PREVENIR E ENFRENTAR O ESTRESSE

coping

Estresse: O que é

Para atendimento às demandas organizacionais muitas vezes os profissionais trabalham no limite de seu esgotamento físico, emocional e mental.

O ambiente de trabalho que deveria ser fonte de motivação, satisfação e realização profissional passou a ser fonte de preocupação, sofrimento e adoecimento o qual faz aparecer o Estresse laboral, uma força que conduz um fator psicológico ou físico além dos limites de estabilidade do profissional, produzindo tensão.

O estresse laboral surge geralmente em situações de trabalho que ameaçam as necessidades de realização pessoal e profissional e/ou sua saúde física ou mental, prejudicando a integração com o ambiente de trabalho.

O estresse laboral, é nocivo tanto para o indivíduo quanto para as organizações, gerando altos custos e perdas para ambos. As organizações são afetadas pelo absenteísmo, pela alta rotatividade e vultosas indenizações enquanto que os trabalhadores sofrem com problemas físicos, mentais, sociais e emocionais. A queda de desempenho, da produtividade e a ocorrência de acidentes graves também podem ser encontradas nesse contexto.

Estresse e Burnout

O estresse laboral reflete na área física da pessoa por meio de dores de cabeça, ranger dos dentes, dores no pescoço e no ombro, gastrites, colites, ganho ou perda de peso, palpitações cardíacas e aumento da pressão arterial, além do aparecimento de doenças mais graves como cardiopatia.

Na área psicológica ocasiona ansiedade, insônia e depressão. No comportamento surgem os tiques nervosos, falar rapidamente, fadiga, indecisão e perda de eficiência no trabalho. Nesse caso, quanto maior a demanda e menor o controle do evento pelo trabalhador, mais provável será a ocorrência do estresse.

Como as Empresas podem Prevenir o Estresse

As organizações podem prevenir o aparecimento do estresse em seus colaboradores ao intervir nos principais eventos estressores laborais. Levantamos 6 principais estratégias para isso:

  1. Oferecer condições favoráveis para o trabalho (ambiente físico adequado – iluminação, ventilação, limpeza, organização).
  2. Realizar treinamentos constantes (desenvolver competências técnicas, emocionais e não se esquecer das comportamentais).
  3. Eliminar a relação abusiva entre supervisores e subordinados.
  4. Planejar e controlar melhor as tarefas.
  5. Evitar longas horas e trabalho e ciclos ininterruptos.
  6. Oferecer e monitorar os resultados de programas de Qualidade de Vida, incluindo o Mindfulness.

Como os Trabalhadores podem Prevenir o Estresse

Os trabalhadores por sua vez podem desenvolver estratégias individuais de enfrentamento ao estresse laboral (coping), tentando reagir contra essa perturbação.

É o que chamamos de “manejo” para o qual seguem algumas dicas:

  1. Não tentar fazer tudo sozinho, encontrar formas de dividir as responsabilidades.
  2. Trabalhar em equipe onde as fraquezas de um podem ser compensadas com os pontos fortes do outro.
  3. Ter hobbies, horas de lazer e praticar o relaxamento.
  4. Exercitar o autocontrole e o equilíbrio emocional.
  5. Administrar o tempo, evitar distrações no trabalho.
  6. Alimentar-se saudavelmente.
Cada pessoa possui um grau de resiliência, algumas pessoas podem enfrentar as situações estressoras, passar por elas e se restabelecer prontamente e outras precisam de mais tempo, enquanto outros podem praticar a “esquiva” afastando ou evitando o evento estressor enquanto não se sentirem preparados para enfrentá-lo.

Clique aqui para baixar o e-book sobre Esgotamento, nele você encontrará outras formas de combater o estresse.

One thought on “COMO PREVENIR E ENFRENTAR O ESTRESSE

  1. Avatar
    Givanilda de CARVALHO Santos says:

    adorei o artigo , muito importante para eu me conhecer , realmente não é fácil lidar com situações estressantes, seja estas em casa , no trabalho, lidar com clientes que não leem as publicações e fazem os pedidos em cima da hora isto complica minha vida ,mas eu estou dando valor ao meu trabalho tenho qualidade e tenho preço também e não faço mais em conta para agradar a ninguém e nem cobrir ofertas são coisas que também causam m stress de fato não da para agradar a todos , mas sofri muita pressão psicológica com chefe fazendo vista grossa…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso Legal: O resultado individual varia conforme o nível da habilidade aprendida, a dedicação e o esforço de cada participante. Dispensar

X