Empatia: a sintonia com o outro.
A princípio, a socióloga americana, Profa. Arlie Hochschild que estuda a sociologia das emoções, fez uma pesquisa longitudinal com os comissários de bordo a respeito da regulação emocional. Esses profissionais são obrigados a manter uma postura positiva mesmo quando os passageiros são inconvenientes ou agressivos.
Além disso, as companhias aéreas prometem um serviço humano, pessoal e personalizado, o que significa que o comissário deve ainda ser amigável, prestativo e aberto a solicitações.
Tudo isso em conjunto requer um grande esforço emocional. De acordo com as pesquisas da Profa. Hochschild, dentre todas as estratégias existentes para suportar esse esforço, a empatia é a mais utilizada.
Outrossim, o autocontrole emocional e empatia são duas habilidades correlacionadas e fundamentais para termos sucesso na vida.
O que é Empatia
Acima de tudo, empatia é a capacidade de enxergar a perspectiva da outra pessoa, e sintonizar com o sentimento dela. Certamente, consiste em colocar-se no lugar dela, sendo essa a sua essência.
Por isso é necessário compreender os sentimentos e perspectivas do outro, utilizando essa compreensão para guiar suas ações a partir delas.
Logo, é diferente de gentileza, piedade ou compaixão.
Segundo o PhD, Daniel Goleman, especialista em inteligência emocional:
A empatia é alimentada pelo autoconhecimento; quanto mais consciente estivermos acerca de nossas próprias emoções, mais facilmente poderemos entender o sentimento alheio.
Portanto, é fundamental sermos empáticos, conforme veremos a seguir.
Porque ser Empático
A empatia é parte integrante da Inteligência Emocional. Ainda para Goleman,
As pessoas empáticas estão mais sintonizadas com os sutis sinais do mundo externo que indicam o que os outros precisam ou o que querem. Isso as torna bons profissionais no campo assistencial, no ensino, vendas e administração.
Segundo o autor, a empatia é necessária em várias outras áreas da vida, como namoro, paternidade, política. Da mesma forma a falta dela é reveladora. Ao menos a falta da empatia emocional, que pode ser notada em psicopatas, estupradores, tiranos e molestadores.
Em suma, hoje podemos afirmar que todos os profissionais precisam praticar a empatia se desejam prosperar em carreiras ou negócios pois sem ela não é possível compreender a perspectiva, as emoções e tampouco, o que é possível fazer para ajudar o outro.
Esse artigo teve a colaboração da Profa. Dra. Yeda Oswaldo
3 comentários em “EMPATIA: UMA HABILIDADE FUNDAMENTAL”
Amei saber sobre o poder da empatia. Se colocar no lugar do outro me ajuda a sentir suas necessidades e alegrias
Que bom, Ciria, a empatia é a chave para os relacionamentos positivos.
Abraços!
Bom dia
Se colocar no lugar do outro é a chave para o sucesso!!