EMPATIA: UMA HABILIDADE FUNDAMENTAL

Empatia: a sintonia com o outro.

A princípio, a socióloga americana, Profa. Arlie Hochschild que estuda a sociologia das emoções, fez uma pesquisa longitudinal com os comissários de bordo a respeito da regulação emocional. Esses profissionais são obrigados a manter uma postura positiva mesmo quando os passageiros são inconvenientes ou agressivos.

Além disso, as companhias aéreas prometem um serviço humano, pessoal e personalizado, o que significa que o comissário deve ainda ser amigável, prestativo e aberto a solicitações.

Tudo isso em conjunto requer um grande esforço emocional. De acordo com as pesquisas da Profa. Hochschild, dentre todas as estratégias existentes para suportar esse esforço, a empatia é a mais utilizada.

Outrossim, o autocontrole emocional e empatia são duas habilidades correlacionadas e fundamentais para termos sucesso na vida.

O que é Empatia

Acima de tudo, empatia é a capacidade de compreender e sintonizar com o sentimento de outra pessoa. Certamente, consiste em colocar-se no lugar dela, sendo essa a sua essência.

Por isso é necessário compreender os sentimentos e perspectivas do outro, utilizando essa compreensão para guiar suas ações a partir delas.

Logo, é diferente de gentileza, piedade ou compaixão.

Segundo o PhD, Daniel Goleman, especialista em inteligência emocional:

A empatia é alimentada pelo autoconhecimento; quanto mais consciente estivermos acerca de nossas próprias emoções, mais facilmente poderemos entender o sentimento alheio.

Portanto, é fundamental sermos empáticos, conforme veremos a seguir.

Porque ser Empático

A empatia é parte integrante da Inteligência Emocional. Ainda para Goleman,

As pessoas empáticas estão mais sintonizadas com os sutis sinais do mundo externo que indicam o que os outros precisam ou o que querem. Isso as torna bons profissionais no campo assistencial, no ensino, vendas e administração.

Segundo o autor, a empatia é necessária em várias outras áreas da vida, como namoro, paternidade, política. Da mesma forma a falta dela é reveladora. Nota-se em psicopatas, sociopatas, estupradores e molestadores de crianças.

Em suma, hoje podemos afirmar que todos os profissionais precisam praticar a empatia se desejam prosperar em carreiras ou negócios.

Clique aqui para aprender a ser mais empático.


Esse artigo teve a colaboração da Profa. Dra. Yeda Oswaldo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *