ENCONTRE SEU PROPÓSITO DE VIDA

Primeiramente é importante saber que todos estamos predestinados ao sucesso. Podemos ser o máximo que somos capazes de nos tornarmos. Temos direito à autorrealização e de sermos felizes.

Tudo isso não é exclusividade de pessoas endinheiradas ou sortudas, e sim, de todos nós.  Mas se é um direito, por que não temos nada disso?

Falta Propósito

Infelizmente, a maioria das pessoas detesta seu emprego, trabalha por obrigação, vive em relacionamentos negativos, realiza muito pouco e como consequência, é infeliz.

Muitas delas entregam-se aos prazeres imediatos para aliviar a ansiedade ou deixam-se levar pelas circunstâncias. Com isso, vivem no piloto automático e quando se dão conta, anos se passaram e elas não perceberam, finalizam sua jornada de vida sem ter feito nenhuma diferença no mundo.

Isso é muito triste e acontece porque elas não têm um propósito. O famoso psicólogo Carl Jung já dizia:

O ser humano precisa de pensamentos e convicções que lhe dêem um sentido à vida e lhe permitam encontrar seu próprio lugar no mundo.

Segundo ele, todo indivíduo pode superar obstáculos e suportar as mais incríveis provações se estiver convencido de que fazem sentido. É a consciência de que a vida tem um significado maior que eleva a pessoa além do simples mecanismo de viver por viver, de ganhar e gastar. Se isso lhe falta, sente-se perdido e infeliz.

Encontre o Seu Porquê

Eu confesso, sou da turma do propósito. Acredito nisso. Falo dele em todas minhas palestras, em minhas formações, nas mentorias, para meus funcionários. Não me refiro àquele propósito da autoajuda, e sim ao que une coração e mente e emana da alma. Vivo isso todos os dias, já tive muitos motivos para desistir de meus sonhos, mas meu propósito é e sempre foi maior que as adversidades, por isso, as enfrentei corajosamente.

O propósito direciona nossas decisões sobre nossas atitudes, é a externalização de nossas aptidões inatas, nossos talentos, do que nascemos para fazer.

Assim sendo, é muito importante encontrar o seu.

Encontrando o Seu Propósito

Aquela famosa pergunta existencial “O que lhe inspira a levantar da cama de manhã” precisa ser respondida e quanto antes, melhor.

Sei que muitos de vocês dirão que é por dinheiro. Mas ele é consequência. Se fosse a resposta, as pessoas que o possuem seriam felizes e autorrealizadas, mas muitas delas não são. As questões são mais profundas “Você quer o dinheiro para quê? Por quê, verdadeiramente, faz o que faz? No que realmente acredita?”

Quando responder essas questões você terá encontrado o verdadeiro significado da sua existência. Segundo a Psicologia Positiva, uma vida significativa nos une a algo maior (o fato de ser pai ou mãe, espiritualidade, fé, natureza, universo), e quanto maior, mais significado e propósito de existência.

Nesse sentido, o famoso psiquiatra Viktor Frankl, prisioneiro de um campo de concentração nazista,  em seu livro intitulado “Em Busca de Sentido”, afirma:

Quem tem um “porquê” enfrenta qualquer “como”.

Finalmente, é importante compreender que o propósito não é inventado, é descoberto e está dentro de nós.

Mas já adianto que tudo isso exige esforço intencional, a começar pelo autoconhecimento, que é a base de todo sucesso na vida.

Entretanto, é preciso encontrar seu propósito pois a vida não tem outro significado, senão aquele que você atribui a ela.


Artigo escrito com a colaboração da Profa. Dra. Yeda Oswaldo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X