Na verdade, dizer que a gratidão muda vidas, é pouco para defini-la.
A gratidão tem despertado interesse da religião, da filosofia, da ciência e principalmente do senso comum. De certa forma todos a seu modo, abordam o tema à sua conveniência, o que não chega a ser um problema.
Além de ser uma emoção positiva, ela é considerada uma força de caráter, por isso foi profundamente estudada pela Psicologia Positiva, especialmente pelo psicólogo e PhD. Robert Emmons da Universidade da Califórnia.
Importância da Gratidão
A gratidão é uma das emoções mais importantes da vida de um ser humano, seus benefícios são inúmeros.
Assim, podemos destacar a melhora do sono, os benefícios de saúde psicológica e física, o aumento de realização no trabalho além é claro, de maior satisfação com a vida e elevação do nível de felicidade.
Além de uma emoção, a gratidão também é uma virtude moral, um relevante, saudável e positivo aspecto do desenvolvimento humano. É valorizada por todos os povos e em todas as culturas.
Surpreendentemente, nos últimos anos a neurociência comprovou que ela tem o poder de alterar nossa fisiologia, fortalecendo nossa relação entre mente e corpo. Ao expressar a gratidão, as regiões do cérebro que aumentam a empatia, regulam a emoção e diminuem o estresse são ativadas.
A gratidão nos lembra de momentos importantes em que alguém prestou um benefício, um auxílio ou um favor, gerando uma situação positiva para nós. Benesses são sempre bem-vindas e devemos agradecer por elas.
De fato, a gratidão tem o poder de transformação. Mas não é só isso, ela é vitalizante, está correlacionada a elementos positivos como generosidade, bondade, compaixão, esperança, espiritualidade, entusiasmo, nobreza e satisfação.
Não há nenhum indício negativo em relação a gratidão.
Sobretudo, ela fortalece os relacionamentos, quando a expressamos para outras pessoas, fortalecemos nosso vínculo com elas.
Expressão da Gratidão
Assim, a gratidão é normalmente é dirigida às pessoas, ao Divino, ao universo, à natureza e até mesmo a fatos como sobrevivência a uma tragédia ou livramentos, por exemplo. É mais difícil as pessoas gratas relacioná-la a bens materiais.
Entretanto, as pessoas ingratas valorizam o materialismo. Elas acreditam que têm direito a tudo, consideram-se especiais, que os outros têm obrigação de assisti-las ou fazer-lhes favores e assim, não expressam gratidão.
Já as pessoas gratas reservam tempo para agradecer.
Agradeça
Quando temos atitudes recorrentes de agradecimento, por mais difícil que seja o momento, tomamos consciência que sempre há algo bom pelo quê podemos agradecer.
Por isso agradeça!
Finalmente, você pode apreciar tanto o que está a sua volta, assim como o que está dentro de si.
Pode agradecer pelos seus talentos ou seus pontos fortes. Ou talvez simplesmente agradecer por estar vivo e poder levantar da cama todos os dias enquanto muitos não tiveram essa oportunidade.
Quer sua vida transformada? Comece agradecendo!
2 comentários em “GRATIDÃO: A EMOÇÃO QUE TRANSFORMA”
Simply desire to say your article is as surprising The clearness in your post is simply excellent and i could assume you are an expert on this subject Fine with your permission let me to grab your feed to keep up to date with forthcoming post Thanks a million and please carry on the gratifying work
Real Estate This was beautiful Admin. Thank you for your reflections.