O coaching é tão antigo quanto a própria humanidade.
A História do Coaching
Sócrates era filho de uma parteira e dizia que assim como a mãe que tirava o melhor de dentro das mulheres (seus bebês), ele gostava de fazer o mesmo com as outras pessoas. Ele fazia isso por meio de perguntas. Por isso é muito comum ouvir que o coaching utiliza o método socrático de perguntas poderosas.
Muito tempo depois, as correntes sobre a origem do coaching basearam-se na simbologia de uma carruagem, do francês antigo “coche”.
A disseminação do termo teria ocorrido a partir da França, alcançando a Inglaterra e, a partir de então, se popularizou na Europa e na América do Norte. Essa metáfora da carruagem ainda é utilizada para demonstrar o papel de condução da pessoa da condição atual para o estado desejado.
De alguma forma o coaching sempre existiu.
A Profissão
Antes de ser utilizado de forma profissional, o coaching era aplicado sem técnica ou estrutura.
Foi definitivamente na área esportiva que ele tomou forma e se tornou conhecido – tanto é que há pouco tempo atrás significava somente treinar atletas. A palavra coach em inglês significa treinador.
A partir dos anos 80 as competências desses treinadores esportivos foram estendidas para outras áreas, como o coaching pessoal, de carreira, educacional, business, de relacionamentos, emagrecimento, dentre outras.
O coaching hoje é uma nova profissão em plena ascensão em todo o mundo, dando origem ao profissional “coach“.
O coach com boa formação utiliza de técnicas específicas para aumentar desempenhos, acelerar desenvolvimentos ou reduzir interferências para o seu cliente atinja sua meta, que pode ser pessoal ou profissional.
Coaching é a profissão que mais cresce no mundo, afinal, todos gostariam de ter um coach!
4 comentários em “COACHING: SIGNIFICADO E IMPORTÂNCIA”
Estou realizada!!!
[…] Artigo “O que é o coaching?” CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO […]
[…] coaching consiste em ajudar alguém a pensar por si mesmo, a encontrar suas respostas, a descobrir dentro de […]
[…] o self coaching, ou coaching de si mesmo para orientação própria, de forma que possa fazer uma conexão com o que há de […]