Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Blog

, ,

OPORTUNIDADES PARA APLICAR O COACHING DENTRO DAS EMPRESAS

Identifique oportunidades para aplicar o coaching na organização.

Em princípio, existem várias possibilidades de aplicar o coaching interno, a mais comum é aquela aplicada de maneira informal, por meio das perguntas poderosas nas interações interpessoais, e principalmente em feedback.

Outra possibilidade interessante é a dos colegas ou pares fazerem uma sessão de flash coaching onde podem aconselhar ou orientar os outros. Com certeza, outra forma interessante é o coaching em grupo, onde é possível abranger maior número de pessoas, mas para essa é necessário ter habilidades extras, como didática, comunicação, pensamento crítico e perspectiva, por exemplos, para conduzir um grupo de pessoas

Contudo, a despeito das formas anteriores serem excelentes, a maior oportunidade ainda é a forma tradicional de coaching, por meio de um processo de 8 a 10 sessões individuais.

É exatamente isso que mostraremos nesse artigo: como identificar quando um colaborador está aberto a um processo de coaching na empresa.

O coaching e as Organizações

Algumas empresas enviam seus profissionais para fazerem cursos de coaching sem saber ao certo o que eles realmente podem desenvolver. Outras não investem na formação de seus colaboradores porque não vêem perspectiva de aplicação dentro dela.

Existem situações especiais em que as lideranças e o RH podem aplicar seu aprendizado de coaching dentro das empresas.. É o que chamamos de coachable moments.

Identificando Oportunidades

Sem dúvida, o coach formado pode auxiliar no desenvolvimento dos talentos internos. Segundo o Prof. Idalberto Chiavenato, isso pode ocorrer em uma das 6 situações a seguir. É quando um colaborador:

  1. Demonstra claramente o interesse em aprender uma nova habilidade ou competência.
  2. Solicita feedback a respeito de sua atuação e desempenho.
  3. Expressa  interesse em alguma mudança no ambiente de trabalho.
  4. Tem queda na produtividade ou qualidade no trabalho e solicita ajuda.
  5. Mostra desejo de  maiores oportunidades de desenvolvimento e de carreira.
  6. Sente dificuldades ou  necessita transpor obstáculos, mas não sabe por onde começar (ou como fazer) e necessita de ajuda.

Além das situações anteriores, podemos citar ainda que o colaborador está preparado para receber o coaching quando foi realizado o seu Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e muitas vezes, não sabe como implementar as habilidades que foram apontadas nele. 

Para finalizar, podemos afirmar, como profissionais de coaching nas organizações, que essa é uma metodologia de desenvolvimento humano mais incríveis e eficazes que se tem conhecimento. Ela envolve teoria, pesquisa, exemplos, ferramentas para melhoria e pode ser personalizada para cada coachee (participante).

Artigos relacionados

Profa. Ma. Elaine Dias

Doutoranda e Mestra em Administração, MBA em Administração Financeira, MBA em Finanças Públicas, Contadora. Pesquisadora e professora de Graduação e MBA. Cofundadora do Instituto ISI INFINITY onde forma coaches, analistas comportamentais e mentores. Pesquisadora e professora de Graduação e MBA. Avaliadora do Quero-Estadão de instituição de ensinos superiores. Escritora, Membro da Academia Limeirense de Letras. Consultora por 20 anos em gestão de negócios e de custos. Master Coach e Mentora de Executivos e Pessoas de Negócios.

5 comentários em “OPORTUNIDADES PARA APLICAR O COACHING DENTRO DAS EMPRESAS”

  1. COMO CONSTAR UM PROCESSO DE COACHING NO CURRÍCULO | Instituto ISI Infinity - Instituto ISI Infinity

    […] inserido no currículo do coach.  Mostrar que foi contratado como coach externo ou que o aplicou dentro da empresa é uma forma de mostrar interesse, crescimento e […]

  2. Excelente artigo! Tenho formação em MLG e HPC.
    Pratico o Coaching com a minha equipe, e os resultados têm sido muito positivos. A proatividade entre elas têm sido destaque!
    Mas é bom ler artigos como esse.. Nos mostra que sempre podemos aperfeiçoar.

    Beijo a vocês, queridas.

  3. Alexandre Freithas

    Profa Elaine
    Excelente texto e mais um aprendizado para que eu possa desenvolver o meubttabalho da melhor forma possivel.
    Grande abraço
    Alexandre Freithas

  4. Este artigo foi alvo, pois passei nesta semana um momento coaching na empresa. O qual o funcionário teve uma compreensão diferente no momento em que usei perguntas poderosas. Foi Show.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima