POTENCIALIZAR OS PONTOS FORTES OU CORRIGIR OS PONTOS FRACOS?

COMO AUMENTAR O QUOCIENTE DE POSITIVIDADE

Pontos fortes ou fracos – o que fazer sobre eles…

Alexandre não é bom com números. Gisele é falante demais. Luciana tem dificuldade com o inglês….

Quantas vezes nos deparamos com frases como essas? E o que elas tem em comum?

Fixação nos Defeitos – Mas e os Pontos Fortes?

Observe que as afirmações acima focam nos pontos fracos, mostrando somente o lado negativo.

No entanto, todas as pessoas são boas em algo.

Existem muitas definições para pontos fortes. Podemos defini-los como o conjunto de elementos que levam ao desempenho estável e primoroso.

Assim sendo, eles seriam o resultado da soma dos talentos (no que somos naturalmente bons), das competências (conhecimento, habilidades e atitudes) e das paixões (o que gostamos de fazer). São os nossos potencializadores bons.

Segundo a psicologia positiva, podemos explorar nossos pontos fortes, nossas forças e não focalizar somente nos pontos fracos e defeitos.

Mas tendemos a focar nos problemas e nos pontos negativos. Afinal, é mais fácil e instintivo achar defeitos do que qualidades.

Falhas e problemas são sedutores pois requerem melodrama e engenhosidade para solucioná-los.

Basta ver a quantidade de filmes e séries de investigação, suspense e terror psicológico que são lançadas a cada ano. Se não tivessem tanta audiência, não seriam sequer oferecidas aos telespectadores.

Tente se lembrar agora: Quando você era criança em seu boletim havia notas 9 e 10 e apenas uma nota 5, qual(is) nota(s) detinha(m) a atenção dos seus pais?

A nota 5, é claro. Mesmo quando temos inúmeros talentos e qualidades, geralmente nos concentramos no pior, tanto em nós quanto nos outros.

É o caso daquele trabalhador que recebe sempre elogios pelo seu ótimo desempenho, mas um dia, recebe uma crítica.

O que de fato importou a ele? As dezenas de elogios ou aquela única crítica?

Certamente você sabe a resposta.

Focar nos Pontos Fortes Não Significa Ignorar as Fraquezas

Não estou dizendo simplesmente para ignorar as fraquezas, algumas delas podem limitar nossa evolução como seres humanos e nossa realização enquanto profissionais. E por isso precisam ser trabalhadas, até o ponto que deixem de ser um problema.

É preciso ter consciência no que somos bons e no que somos piores. Isso é autoconhecimento.

Mas responda sinceramente: O que lhe auxiliaria a ser brilhante em sua vida, sua carreira, potencializar seus pontos fortes ou se esforçar para melhorar os fracos?

Se o seu trabalho está alinhado com seus pontos fortes, certamente terá mais chances de sucesso, além de levar uma vida mais feliz e gratificante.

Torne-se Excelente no que já é Bom

Particularmente, acredito no Mindset de Crescimento, todos podemos nos desenvolver e aprender durante a vida, desde que haja esforço e determinação (Garra).

Mas assim como Peter Drucker, pai da Administração Moderna, também creio que devemos investir muito mais nos pontos fortes do que nos pontos fracos já que os primeiros exercitamos de forma natural, com menor esforço e maiores resultados.Logo, com menos treino, podemos nos tornar excelentes no que já somos bons.

Já para evoluir de “péssimo” para “mais ou menos” ou para “um pouquinho melhor”, precisamos investir bastante.

Por isso, aprimorar uma habilidade existente é infinitamente mais fácil e mais prazeroso.

A potencialização dos pontos fortes não tem limites, quanto mais, melhor.

A Utilização dos Pontos Fortes

Por isso, é importante compreender e explorar seus pontos fortes, somente por meio da excelência você alcançará o sucesso.

Tome conhecimento das suas limitações, mas não focalize nelas, ninguém é perfeito.

Em um time forte, sua fraqueza pode ser compensada pela força do outro e vice-versa. Portanto, priorize seus pontos fortes, sempre e em toda e qualquer situação. Procure se destacar na sua área de talento, seja diferente dos outros profissionais, entenda seu funcionamento, tenha autoconhecimento. Certamente assim terá satisfação duradoura no que faz.

Finalmente, torne-se um “expert” em seus pontos fortes. Transforme as frases negativas do início desse artigo em frases positivas.

Caso ainda não consiga fazer isso sozinho, procure ajuda profissional, um trabalho de coaching pode lhe auxiliar nisso.

5 thoughts on “POTENCIALIZAR OS PONTOS FORTES OU CORRIGIR OS PONTOS FRACOS?

  1. Neusa Cardial says:

    Boa tarde!, entendi o que foi explicado, entendendo dessa forma fica realmente uma progressão maior com sucesso, obrigada pela informação, para mim está sendo muito útil, estou precisando e querendo terminar a minha faculdade mas por motivos financeiros ainda não foi possível o retorno, então cada dica, ensinamentos que vou recebendo é importante, agrego aos meus conhecimentos e facilitam melhor o entendimento seja de qualquer assunto que for discutir ou aprender.

  2. Adriane says:

    Interessante o conteúdo.
    Normalmente as pessoas se detêm somente nos pontos fracos e esquecem dos pontos fortes.
    Todos nós somos bom em alguma coisa basta explorar, com atenção, dedicação e Inteligência Emocional.
    Gratidão!

  3. Tiago Dutra says:

    Oi Dr. Yeda, sensacional a explanação. Faço tratamento de ansiedade e as vezes meus pontos fracos me travam. E eu fico focando muito no que não consigo resolver ou não está no meu controle. De toda forma este conteúdo já me ajudou bastante! Gratidão plena!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *