QUAL É A SUA INTELIGÊNCIA? CONHEÇA A TEORIA TRIÁRQUICA DE INTELIGÊNCIA

Qual é a sua inteligência? E não estamos falando da intelectual.

Durante os últimos anos, vários teorias foram desenvolvidas a respeito da inteligência.

Assim, podemos citar as Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, psicólogo da Universidade de Harvard e a Teoria Triárquica da Inteligência do também psicólogo Robert Sternberg da Universidade de Yale.

Em comum, as duas expandem nosso pensamento e nos ajudam a compreender que a inteligência é o muito mais ampla do que muitos de nós pensávamos.

Teoria Triárquica da Inteligência

Nesse sentido, a teoria de Sternberg, desenvolvida na década de 80 mostra um modelo contemporâneo e inovador sobre a composição e estrutura da inteligência. No entanto, esse modelo não contrapõe o de Gardner, pelo contrário, ele pode ser aplicado à sua teoria e também à Inteligência Emocional de Daniel Goleman, como veremos mais à frente.

Quando Sternberg solicitava às pessoas que descrevessem “uma pessoa inteligente”, geralmente elas descreviam três elementos de forma recorrente.

Segundo as suas pesquisas, existem três maneiras diferentes de ser inteligente!

A seguir, você terá a explicação sintética de cada uma das três inteligências e poderá identificar qual é a sua:

1) Analítica

Processa informações e aprende com facilidade e pouca repetição. Em síntese, a pessoa tem facilidade em fazer planos, comparar e analisar pensamentos, ideias e teorias.

2) Prática*

Entende os motivos e ações de outras pessoas e interage eficazmente com elas, influenciando-as e motivando-as para a ação, fazendo com que um determinado trabalho seja executado.

Além disso, capta mensagens tácitas, percebe o que funciona e o que não funciona.

Adapta-se com facilidade a ambientes de mudanças. Inclusive, por meio da adaptação, modelagem e seleção, cria ajuste ideal e sinergia entre ele e seu ambiente.

3) Criativa

Demonstra grande imaginação e habilidade para gerar ideias interessantes. É criativo na forma de escrever, falar e de demonstrar suas aptidões e competências. Logo, vai além dos dados, planeja, cria e inventa ideias originais e interessantes que permitam resolver novos problemas.

A questão não é quanto somos inteligentes, mas como somos inteligentes!

Muito embora Sternberg não tenha citado a Inteligência Social, a qual também conhecemos como Inteligência Emocional, surpreendentemente, Goleman não contestou a Teoria Triárquica de Inteligência.

Para Goleman, Sternberg entendeu que para se saírem bem nos aspectos práticos da vida, era necessário Inteligência Emocional.

Curso Inteligência Emocional


Conheça a interessante Teoria Triangular do Amor de Sternberg.Salvar Salvar Salvar Salvar

2 thoughts on “QUAL É A SUA INTELIGÊNCIA? CONHEÇA A TEORIA TRIÁRQUICA DE INTELIGÊNCIA

  1. Pingback: FORMAS DIFERENTES DO AMOR - Instituto ISI Infinity

  2. Pingback: 5 CARACTERÍSTICAS DE PESSOAS COM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL | Instituto ISI Infinity - Instituto ISI Infinity

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *