COMO VENCER O MEDO PARA ALCANÇAR O SUCESSO

man facing to a challenge

Dentre as emoções do ser  humano, o medo é considerado o mais avassalador, podendo ser o fator limitante de uma carreira e o maior inibidor do sucesso.

Profissionais de todos os níveis são assombrados por esse sentimento:

-Medo de não agradar, de não alcançar as metas,  de mudar de emprego,  de perder o emprego, de receber críticas dos superiores, de não conquistar o cliente, de não ser valorizado, de não apresentar o resultado esperado, medo de ter medo. É um sentimento recorrente no mundo de hoje.

O medo é definido como sentimento de inquietação ante a noção de um perigo real ou imaginário, que invade o corpo e os pensamentos. Ao sentir um pavor exagerado, em um primeiro momento ocorre a interrupção súbita do processo de racionalização, o ser humano perde a capacidade de pensar corretamente sobre uma situação qualquer e fica à mercê dessa emoção.

O Medo é totalmente ruim?

Não necessariamente, ele tem um papel positivo quando nos defende e nos protege dos perigos reais, sejam de natureza física ou psíquica, é ele que garante nossa sobrevivência. É o caso do medo da morte, se não o tivéssemos, sairíamos de carro pelas ruas a 200 km por hora e provavelmente, sofreríamos um acidente. Na medida certa é positivo,  uma reação adaptativa normal e de grande valia para a humanidade.

O medo negativo pode nos reprimir e estar por trás dos fracassos pois muitas vezes nos impede de exercermos nosso pleno potencial. Esses medos disfuncionais limitam a carreira ou os negócios e sem vencê-los não há crescimento.

Por isso é importante reconhecer e lidar com ele, é preciso retomar o controle da situação.

Como Vencê-lo

É necessário procurar as razões mais profundas da sua existência, muitos dos nossos medos foram adquiridos na infância ou por meio de experiências traumáticas.

Às vezes eles são imaginários e reforçados por nós, principalmente quando associamos um evento atual a alguma situação passada que nos causou medo ou desconforto e temos receio que ela se repita, o que conduz a um comportamento reativo.

Esse estado de tensão, apreensão, receio e ansiedade patológica, afeta todas as áreas da vida.  Diante desse sentimento, muitos fatos que poderiam ser interpretados como algo simples, são sentidos de forma assustadora.

Muitas atitudes podem ser adotadas para vencer esse sentimento.

O primeiro passo é compreender sua origem, saber se é real ou imaginário, saber distinguir o medo da prudência. Depois, tranquilizar a mente e gerenciar pensamentos negativos, não deixar que eles tomem conta do pensamento.

Principalmente, não ter medo do fracasso, o ser humano acerta muito mais do que erra, caso contrário não estaria mais neste planeta. Criar laços emocionais (e não dependência) com pessoas que possam lhe auxiliar a vencer esse sentimento.

Por fim, tire lições otimistas e positivas que promovam seu bem-estar pessoal e o sucesso profissional. Vencer o medo é difícil, mas não é impossível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso Legal: O resultado individual varia conforme o nível da habilidade aprendida, a dedicação e o esforço de cada participante. Dispensar

X