Ingratidão: muitas pessoas acham que têm direito às coisas, em...
Leia maisIngratidão: muitas pessoas acham que têm direito às coisas, em...
Leia maisTeoria dos setênios, uma contribuição fascinante para a vida e...
Leia maisO gosto amargo da injustiça… Quando éramos crianças nossos pais...
Leia mais
Comunicação positiva no trabalho: o grande desafio.
Fernando não fala com Juliana que não se dá bem com Estela que fez intrigas da Letícia que evita se comunicar com o Michel que não falou mal de ninguém.
Você conhece ou se lembra de alguma história parecida? Apesar de parecer bizarra, é muito mais comum do que se possa imaginar.
No ambiente organizacional os boatos, as intrigas, os mexericos são chamados de “rede de rumores” que surgem quando existe um vazio informacional e tendem a se proliferar com uma velocidade avassaladora.
Sabe-se que profissionais mal informados tornam-se desmotivados ao longo do tempo.
Mas não adianta simplesmente informar já que a forma como a comunicação se dá na empresa, afeta diretamente o clima organizacional e as relações interpessoais, podendo ocasionar conflitos, ressentimentos e inimizades profundas.
Por isso a preocupação crescente das organizações em relação a comunicação interna é muito pertinente, tanto por parte da empresa/direção com os colaboradores (e vice-versa) quanto dos profissionais entre si.
Sem comunicação eficaz a equipe não funciona sinergicamente.
O processo de comunicação acontece por meio da troca de informações entre duas ou mais pessoas onde são utilizados canais apropriados e feedbacks rápidos que possibilitam o relacionamento autêntico.
Nesse sentido, quando a comunicação é exercitada e incentivada de forma correta, ela se torna um instrumento significativo da gestão estratégica na empresa.
Os principais objetivos da boa comunicação interna são:
A boa comunicação só se estabelece quando existir por parte da gestão um clima de autenticidade, caso contrário, ocorrerão jogos de aparências e de poder, permanecendo a ênfase na rede de rumores.
Citem-se 5 dicas fundamentais a serem adotadas que influenciam positivamente a qualidade da comunicação:
A comunicação interna é um desafio constante e deve ser priorizada nas empresas, independente dos níveis hierárquicos. É necessário que a alta direção se conscientize da necessidade de informar e comunicar, mas principalmente, que valorize e incentive as boas práticas de comunicação no trabalho.
Em relação aos boatos e intrigas que chegarem até você na empresa, simplesmente ignore e, diplomaticamente, diga que não tem interesse em saber sobre aquele assunto.
Não queira ser gentil, agradável e principalmente, mostrar que faz parte do grupo passando o boato adiante. Isso não vai melhorar em nada seu relacionamento com os demais, além disso, você pode ser a próxima vítima.
Voltando a nossa história inicial, pense se algum relacionamento seu no trabalho ficou estremecido por um mexerico, uma tolice. Veja se já não é hora de restabelecer essa comunicação, afinal o desafio não é só das empresas, é seu também.
Clique aqui para assistir ao vídeo da Dra. Yeda que fala sobre comunicação.



Copyright © ISI INFINITY 2012 – 2025 Todos os direitos reservados.
Fale agora com nossos consultores!