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RELACIONAMENTO INTERPESSOAL: MAIOR DESAFIO DO LÍDER

Maior desafio do líder não são somente os resultados, mas também o relacionamento interpessoal.

De fato, os líderes do séculos XXI enfrentam muitos desafios em suas posições.

Mas sem dúvida, o relacionamento interpessoal com os colaboradores é o maior deles, devido a fatores que antes não eram tão recorrentes nas equipes de trabalho.

Dessa forma, elementos como o aumento da diversidade, a contratação de trabalhadores temporários e as expressão das emoções no trabalho tornaram o relacionamento interpessoal o maior desafio do líder moderno.

Vamos entender melhor sobre cada um deles.

1) Diversidade da Equipe de Trabalho

A expressão diversidade da equipe de trabalho tornou-se popular a partir dos anos 2.000 quando o Departamento de Trabalho Americano encomendou uma pesquisa sobre o tema.

A maior contribuição desse trabalho foi prever que em um futuro próximo, os homens brancos não seriam mais os grandes e únicos proeminentes da força de trabalho nas organizações.

Ao tomar conhecimento desse cenário, as empresas inteligentes anteciparam-se e passaram a ter em seu quadro de colaboradores uma força de trabalho pautada na diversidade.

Com efeito, a diversidade é notória em vários contextos. Nem é preciso dizer quanto em vinte anos ela tomou conta das empresas e nações. De presidentes negros a mulheres no comando de grandes empresas, tudo isso hoje é uma realidade inegável.

Assim, os líderes autênticos trabalham com a diversidade e tornam a empresa competitiva, dinâmica e produtiva. Mas não é só isso, a diversidade torna a empresa mais humanizada, o que não deixa de ser um grande diferencial.

Mas infelizmente, muitos líderes se sentem incomodados com a diversidade, pois isso implica aceitar outras pessoas, ideias, contextos e tolerar diferenças individuais. Para eles não há outro jeito a não ser rever suas crenças pois a diversidade veio para ficar. Outrossim,

As equipes de trabalho diversificadas geram melhores soluções.

2) Trabalhadores Temporários

As mudanças no cenário global econômico trouxeram a terceirização e os temporários como uma solução para a diminuição dos custos fixos nas empresas.

Além de custarem menos que o pessoal efetivo, eles são contratados somente se necessário e só existe desembolso se houver contraprestação do trabalho.

Muitas empresas também utilizam a contratação temporária para fazer uma pré-seleção, a fim de identificarem os melhores e os contratarem futuramente como colaboradores efetivos.

Paradoxalmente, os terceirizados e temporários ocupam papel permanente nas equipes de trabalho.

Nesse contexto  e trazendo para o cenário contemporâneo, podemos incluir a as Pessoas Jurídicas (MEIs) e os estagiários que em tese, possuem pouco ou nenhum vínculo com a empresa.

O desafio dos líderes nesse contexto, é gerenciar eficazmente essa mão de obra singular que pode deixar de ver esse trabalho como uma oportunidade e encarar como algo passageiro ou sem importância.

Possivelmente esse tipo de pensamento não gera senso de compromisso ou lealdade com a empresa. Além do mais, pela falta de perspectiva, essas pessoas podem influenciar negativamente o time.

Por outro lado, por meio do diálogo e das ações, o líder pode despertá-los a compreender que essa é uma oportunidade de aprender, adquirir experiência, desenvolver novas habilidades e/ou mostrar seu trabalho à empresa.

3) Expressão das Emoções no Trabalho

O lado racional é bastante apreciado no ambiente de trabalho enquanto que emocional é visto como algo dispensável.

“Deixe seu coração, seus problemas pessoas na porta de entrada da empresa” é um bom discurso, mas impossível de ser praticado. Somos seres racionais e emocionais.

Assim, todo ser humano está sujeito a emoções positivas e negativas.  Infelizmente, muitos, por falta de inteligência emocional em momentos de emoções fortes agem por impulso, expressando sua raiva, intolerância e/ou rancor.

Entretanto, o líder não pode justamente agir da mesma forma. É preciso exercitar sua inteligência emocional para reconhecer e gerenciar suas próprias emoções e a dos colaboradores.

Para aumentar a inteligência emocional no trabalho, os líderes podem trabalhar a empatia, gerenciar conflitos potenciais quando manifestados e agir com igualdade em relação a toda equipe.

Sobretudo, ele deve ser o exemplo, jamais ofender, intimidar, utilizar humor ácido e deixar de apoiar seus colaboradores em suas necessidades.

Enfim, sabemos que os líderes são desafiados a todo momento. Os maiores problemas enfrentados estão, direta ou indiretamente relacionados às pessoas e ao relacionamento interpessoal, sendo esse último o maior desafio do líder.

Portanto, trabalhar a diversidade, os temporários e as emoções já é um grande começo para o líder gerenciar os relacionamentos. 

(Artigo inspirado em Robert Vecchio).

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