Ingratidão: muitas pessoas acham que têm direito às coisas, em...
Leia maisIngratidão: muitas pessoas acham que têm direito às coisas, em...
Leia maisTeoria dos setênios, uma contribuição fascinante para a vida e...
Leia maisO gosto amargo da injustiça… Quando éramos crianças nossos pais...
Leia mais
Qual é a sua inteligência? E não estamos falando da intelectual.
Durante os últimos anos, vários teorias foram desenvolvidas a respeito da inteligência.
Assim, podemos citar as Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, psicólogo da Universidade de Harvard e a Teoria Triárquica da Inteligência do também psicólogo Robert Sternberg da Universidade de Yale.
Em comum, as duas expandem nosso pensamento e nos ajudam a compreender que a inteligência é o muito mais ampla do que muitos de nós pensávamos.
Também conhecida como Modelo Tridimensional de Inteligência, a teoria de Sternberg, desenvolvida na década de 80 mostra um modelo contemporâneo e inovador sobre a composição e estrutura da inteligência.
No entanto, esse modelo não contrapõe o de Gardner, pelo contrário, ele pode ser aplicado à sua teoria e também à Inteligência Emocional de Daniel Goleman, como veremos mais à frente.
Quando Sternberg solicitava às pessoas que descrevessem “uma pessoa inteligente”, geralmente elas descreviam três elementos de forma recorrente.
Segundo as suas pesquisas, existem três maneiras diferentes de ser inteligente!
A seguir, você terá a explicação sintética de cada uma das três inteligências e poderá identificar qual é a sua:
Pessoa com alto raciocínio analítico. Ela processa informações e aprende com facilidade e pouca repetição. Resolve facilmente problemas de matemática e possui aptidão para empregar pensamento dedutivo. Em síntese, a pessoa tem facilidade em fazer planos, comparar e analisar pensamentos, ideias e teorias.
Pessoa com alto poder de influência. Entende os motivos e ações de outras pessoas e interage eficazmente com elas, influenciando-as e motivando-as para a ação, fazendo com que um determinado trabalho seja executado.
Além disso, capta mensagens tácitas, percebe o que funciona e o que não funciona.
Adapta-se com facilidade a ambientes de mudanças. Inclusive, por meio da adaptação, modelagem e seleção, cria ajuste ideal e sinergia entre ele e seu ambiente. Sobrevive em ambientes hostis.
Pessoa com muita criatividade. Demonstra grande imaginação e habilidade para gerar ideias interessantes. É criativo na forma de escrever, falar e de demonstrar suas aptidões e competências. Logo, vai além dos dados, planeja, cria e inventa ideias originais e interessantes que permitam resolver novos problemas.
A questão não é quanto somos inteligentes, mas como somos inteligentes!
Muito embora Sternberg não tenha citado a Inteligência Social, surpreendentemente, Goleman não contestou a Teoria Triárquica de Inteligência uma vez que na Inteligência Prática existe forte componente da Social.
Para Goleman, Sternberg entendeu que para se saírem bem nos aspectos práticos da vida, era necessário Inteligência Social.
Conheça a interessante Teoria Triangular do Amor de Sternberg.Salvar Salvar Salvar Salvar



[…] Sternberg também é autor da interessante Teoria Triárquica da Inteligência. Clique aqui para saber mais. […]
[…] Clique aqui para conhecer a Teoria Triárquica da Inteligência . […]
Copyright © ISI INFINITY 2012 – 2025 Todos os direitos reservados.
Fale agora com nossos consultores!
Respostas de 2
[…] Sternberg também é autor da interessante Teoria Triárquica da Inteligência. Clique aqui para saber mais. […]
[…] Clique aqui para conhecer a Teoria Triárquica da Inteligência . […]