Ingratidão: muitas pessoas acham que têm direito às coisas, em...
Leia maisIngratidão: muitas pessoas acham que têm direito às coisas, em...
Leia maisTeoria dos setênios, uma contribuição fascinante para a vida e...
Leia maisO gosto amargo da injustiça… Quando éramos crianças nossos pais...
Leia mais
Negatividade: Por quê, apesar de tantos eventos e situações positivas em nossas vidas, tendemos a nos concentrar nas situações negativas?
Na área pessoal ou no trabalho, viés negativo, muitas vezes, está relacionado à necessidade ou o instinto de proteção individual. De fato, a negatividade muitas vezes está associada a perigos, problemas ou ameaças, o que pode acionar nosso instinto de sobrevivência e nos fazer ficar alertas e até mesmo fixados na situação conflituosa.
Basta observar na mídia e nas redes sociais que a negatividade recebe mais cobertura e comentários pois pode gerar mais engajamento e compartilhamento. De fato, as pessoas são atraídas por histórias trágicas, escândalos ou controvérsias. Mas por quê isso ocorre?
Inicialmente, nosso cérebro foi programado para a negatividade, priorizando a detecção de ameaças em decorrência da sobrevivência ancestral. Isso faz com que busquemos más notícias, nos concentremos nelas e reajamos exageradamente à elas. Essas experiências negativas são rapidamente transformadas em memória e provocam o estresse, criando um ciclo vicioso de reatividade.
Ainda de acordo com os autores e professores Miguel Pina e Cunha e Arménio Rego, existem 4 elementos que chama a nossa atenção para a negatividade nas organizações. São eles:
Em outras palavras, segundo Cunha e Rego, a negatividade tende a atrair mais atenção e recursos devido à urgência de corrigir e resolver uma deficiência imediata. Por outro lado, a positividade muitas vezes implica “o mesmo de sempre”, o que oferece uma motivação limitada para a mudança.
Mas fixar na negatividade não é uma boa opção, podendo até ser considerado um perigo para nossa vida, carreira e negócios.
Fixar-se na negatividade pode ter inúmeros efeitos prejudiciais, impactando o comportamento e principalmente, em nossa saúde mental, bem-estar emocional e até mesmo em nossos relacionamentos e desempenho no trabalho.
Elencamos sete problemas associados a isso:
Assim, é fundamental reconhecer os padrões de pensamento negativo e buscar maneiras de cultivar uma perspectiva mais positiva e equilibrada da vida. Não se trata da romantização da vida e do trabalho e sim de enxergar a realidade de forma mais positivo realista Basta imaginar que, tirando aquilo que não podemos mudar de jeito algum, como exemplo, a cor dos nossos olhos ou nossa altura, todo o resto pode ser alterado. Portanto, a positividade pode ser aprendida, cultivada e disseminada.
Artigo escrito em colaboração com a Profa. Dra. Yeda Oswaldo.



É impressionante como isso faz sentido, sempre nos focamos nas coisas negativas e deixamos passar fatos positivos importantes!!!
A negatividade é uma barreira para soluções e ideias de melhoria.
Copyright © ISI INFINITY 2012 – 2025 Todos os direitos reservados.
Fale agora com nossos consultores!
Respostas de 2
É impressionante como isso faz sentido, sempre nos focamos nas coisas negativas e deixamos passar fatos positivos importantes!!!
A negatividade é uma barreira para soluções e ideias de melhoria.