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COMO O LÍDER RESOLVE CONFLITOS

Líderes eficazes despertam confiança, segurança, credibilidade e conduzem suas equipes com assertividade, devendo possuir habilidades especiais para administrar os conflitos.

História dos Conflitos

Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo evolutivo dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento de qualquer sistema, seja ele econômico, social, familiar, político ou organizacional.

Essas divergências ocorrem quando uma das partes relacionadas percebe que a outra parte frustrou ou frustará seus interesses ou onde existe a “invasão do espaço alheio”.

Relacionamentos Interpessoais e Conflitos nas Organizações

Os relacionamentos interpessoais decorrem sempre de duas fontes: “eu” e “outro(s)” e onde existe interação entre as pessoas ocorrem diferenças de valores, ideias, personalidade, atitudes, percepções, interesses, comportamento e vivências, que podem gerar visões antagônicas.

Então podemos dizer que em todo lugar onde existam relacionamentos interpessoais haverá conflitos entre pessoas e grupos, o que deveria ser relativamente normal.

A diferença está em como ele será estabelecido e gerenciado e até em que ponto, esse desacordo pode causar prejuízos para as pessoas e para o ambiente onde as partes estão inseridas.

Líderes na Gestão de Conflitos

Definitivamente, os líderes que desempenham um papel significativo na resolução dos conflitos dentro do time.

Alguns deles acreditam e os veem como oportunidades de crescimento, desenvolvimento e uma forma de melhorar e romper com a inércia organizacional. É óbvio que inicialmente, imaginamos que um conflito nunca é bem vindo, por isso, alguns líderes evitam ou reprimem os conflitos, sendo omissos e e utópicos. Já outros líderes tentam acabar logo com o problema, de forma dominante e ditatorial. É evidente que existem exceções, em alguns casos, é preciso usar mais a dominância ou a resignação.

O problema se instala quando o líder conhece uma única forma de lidar com os conflitos e a usa o tempo todo para lidar com as pressões do trabalho.

Nos casos em que os líderes demonstram ineficácia ao lidarem com as situações conflituosas, existe um comprometendo das metas e resultados nas organizações.

Geralmente, quando usamos a força para lidar com os conflitos, podemos resolvê-los a curto prazo, mas criamos outros a longo prazo, principalmente, de relacionamentos interpessoais. Por outro lado, se deixamos que o conflito se resolva enquanto era necessário uma ação mais incisiva, ele pode progredir e virar algo maior. Em ambos os casos, o conflito não foi bem administrado.

Conflitos Mal Administrados x Bem Administrados

Quando mal administrados, eles causam insatisfação tanto para o trabalhador como para a empresa, gerando desmotivação, baixa produtividade e desempenhos insatisfatórios.

Quando administrados com eficácia, resultam em mudança e evolução organizacional, oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional, por isso é necessário que a liderança desenvolva habilidades de administração de conflitos internos na equipe.

Habilidades dos Líderes na Administração de Conflitos Internos

Os líderes devem agir assertivamente para auxiliar nas desavenças do time. Seguem algumas dicas para lidar com elas:

  1. Entender a origem, já que as principais razões se encontram na diferença de interesses e valores.
  2. Estabelecer o diálogo – ouvir os lados envolvidos.
  3. Certificar-se que não está utilizando vieses inconscientes e proferindo julgamentos.
  4. Dialogar, falar da situação, mesmo que seja difícil.
  5. Não ser agressivo ou hostil, nem prolixo e sim, ser assertivo.
  6. Manter o autocontrole, não se contaminando pelas emoções fortes envolvidas.
  7. Focar na solução e não no problema.

Diante de qualquer situação de desavença o líder deve manter o equilíbrio entre razão e emoção, procurar as soluções e não os culpados, analisar a situação de forma crítica e reflexiva, manter um clima de respeito.

Durante todo o processo o líder deve incentivar a negociação, criando uma transação genuína, produtiva e comprometida. Ao final ele levará as partes a restabelecerem o vínculo e a construírem uma relação positiva.

Nas equipes eficazes os conflitos são vistos como essenciais para a evolução do pensamento criativo, proporcionam a união dos participantes na busca de soluções e motivam as pessoas a resolverem problemas em prol de um bem comum.

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