COMO PRATICAR A TOLERÂNCIA

COMO PRATICAR A TOLERÂNCIA

Tolerância

Tolerância – o que é

Tolerância vem do latim “tolerare” que significa “suportar”, “aceitar”.

Diferente do que muitas pessoas pensam a tolerância não é um sentimento passivo, uma indiferença moral, tampouco significa abdicar da verdade e da certeza.

Estou abordando aqui a concepção da tolerância como respeito, é o caso de uma pessoa que aceita ideias, opiniões ou comportamentos divergentes daqueles estabelecidos por ele ou pelo seu meio social.

A tolerância é uma das virtudes fundamentais para o convívio em sociedade, eleva o ser humano à condição de civilidade.

A Intolerância

Por outro lado, temos a intolerância, geralmente expressada por meio da agressividade. É uma forma de ignorância que pode ser vencida, sendo a principal causa de muitas guerras, inimizades, discórdias e desentendimentos. Afeta os indivíduos na área pessoal, profissional e social, tornando-se uma barreira que impede o seu crescimento/desenvolvimento no alcance de objetivos e metas.

Em questão de segundos podemos ser intolerantes e tecer uma crítica, mas o que não sabemos é que aquele que recebe uma censura pode levar a vida inteira para esquecê-la. Portanto, o grande desafio é exercitarmos a tolerância a cada dia, lembrando que as pessoas são diferentes assim como as circunstâncias, as crenças e a cultura.

Crenças e Valores

Para conhecermos nossa tolerância é preciso rever crenças e valores aprendidos e internalizados ao longo de nossa existência por meio da educação ou do contexto familiar e social. Muitas vezes são inconscientes.

Para o pesquisador e psicólogo Milton Erickson, o inconsciente é formado por todo aprendizado adquirido ao longo de nossa vida o que acaba gerando um comportamento automático. As crenças limitadoras podem nos tornar pessoas intolerantes, sem a compreensão que os outros são diferentes e que merecem nossa estima, consideração, afeto e respeito.

Muito de nossa intolerância foi assimilada e automatizada por meio da família, escola, religião sem que tenhamos  consciência.

Como Aumentar a Tolerância

Alguns filósofos afirmam que a tolerância é um exercício necessário para conquistar a sabedoria.

Podemos escolher ser mais tolerantes, iniciando com nossos pensamentos, emoções e ações. Não julgando.

Para aumentar nosso nível de tolerância é preciso compreender os outros, sermos empático, lidar com a diversidade da melhor forma possível, aceitar as pessoas que não podemos modificar… Essas atitudes já são um bom começo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso Legal: O resultado individual varia conforme o nível da habilidade aprendida, a dedicação e o esforço de cada participante. Dispensar

X