GESTÃO DE SI: A BASE DO SUCESSO

Grandes personalidades que fizeram grande diferença no mundo foram boas gestoras de si mesmas. Einstein, Beethoven, Leonardo Da Vinci, Martin Luter King, dentre outros. Além do talento, parte considerável do seu sucesso são decorrentes da gestão de si mesmo.

Contudo não são somente famosos que possuem essa capacidade. Muitas pessoas comuns também são hábeis no gerenciamento de sua própria vida, carreira e negócios. São essas que alcançam o sucesso.

E como elas conseguem isso?

Como Fazer uma Boa Gestão de Si

Segundo Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, a pedra angular para ser um bom gestor de si é o autoconhecimento, que inicia ao conhecer seus pontos fortes.

Apesar de reconhecer e concentrar nas fraquezas com maior facilidade, compreender as forças e potencialidades é o que o levará a ter um desempenho de alta performance. Essa também é a base de sustentação da Psicologia Positiva.

Somente atingimos nossos objetivos mais elevados quando nos alicerçamos em nossos pontos fortes e não corrigindo nossas fraquezas.

Conheça Seus Pontos Fortes

Eu, por exemplo, sou particularmente boa na interação com as pessoas, entender suas necessidades, ajudá-las em seu desenvolvimento pessoal e profissional. E não sou boa com planilhas e coisas que exijam detalhismo, por isso, sempre que posso, fico bem longe delas.

Entretanto, para conhecer seus pontos fortes, é preciso ter autoconhecimento. Recorrerei às perguntas poderosas do coaching para leva-lo ao nível da consciência. Para ter melhores efeitos, escreva suas repostas no papel.

Responda às seguintes Perguntas:

-No que você é potencialmente bom?

-Como você aprende?

-Como produz melhores resultados?

-Quais seus valores pessoais mais profundos dos quais você não abre mão?

-E em que áreas suas potencialidades são reduzidas?

-Quais seus pontos fracos mais perigosos que o torna vulnerável?

Logo depois de responder a essas perguntas, procure concentrar-se nas oportunidades de como pode aprimorar seus pontos fortes, tornando-se “expert” e excelente no que faz. Com certeza encontrará formas de fazer isso.

Segundo Drucker:

Esforce-se para adquirir habilidades e conhecimento necessários à plena realização de suas potencialidades.

Por fim, responda: “De quais maneiras você vem sistematicamente inibindo seu potencial? E o que pode fazer a respeito? ”

Portanto, a partir de hoje, livre-se dos maus hábitos que inibem sua eficiência e desempenho, como reclamações, pensamentos negativos, desorganização, arrogância ou procrastinação.

Definitivamente, parta para a ação, invista seu tempo e energia trabalhando e fazendo coisas onde pontos fortes darão melhores resultados. Isso é fazer uma boa gestão de si mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X