PDI – PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL NA ORGANIZAÇÃO

Dois homens na empresa conversando sobre o PDI>

O Plano de Desenvolvimento Individual é um dos mais importantes instrumentos de desenvolvimento humano.

Quando é recomendado realizar o Plano de Desenvolvimento Individual na organização?

Primeiramente, o PDI pode ser realizado a qualquer momento, desde que detectada uma necessidade de desenvolvimento.

Frequentemente ele é realizado após a Avaliação de Desempenho (AD), mas também pode ser aplicado em outras situações tais como:

  • Após a realização de um Assessment
  • Em promoções e avanços profissionais
  • Quando existe necessidade de adequação do perfil ao cargo
  • Quando a pessoa vai assumir novas responsabilidades ou papéis
  • Quando é necessário alinhar as habilidades do profissional com as estratégias do negócio
  • Em mudanças ou adaptações que necessitem de novas competências.

Sem dúvida o PDI colabora para o desenvolvimento humano, além de alinhar os objetivos individuais com os organizacionais.

Como Funciona o PDI na Organização

É importante que objetivo a ser alcançado no PDI seja benéfico tanto para o profissional quanto para a empresa, por isso é muito comum ela tomar a frente pela sua realização.

As organizações competitivas e humanizadas costumam investir nos PDIs dos seus profissionais e acompanhá-los em seu desenvolvimento.

O PDI é simples, mas não simplista, uma vez que um profissional habilitado é fundamental para que o plano tenha êxito.

O processo Inicia-se com o superior do profissional acionando o departamento de Gestão de Talentos (ou Gestão de Pessoas-GP) das necessidades existentes entre o que a pessoa entrega (ou como se comporta) e o que deveria entregar (ou se comportar). Os HRBPs (Human Resources Business Partner) também podem tomar essa iniciativa e até mesmo o próprio profissional, caso haja essa abertura na empresa.

É muito importante que as competências a serem desenvolvidas estejam alinhadas aos objetivos do negócio.

Na sequência, a GP se reúne com o profissional, convalida a necessidade de desenvolvimento (competência) levantada pela liderança e juntos, profissional e GP traçam esse plano.

Opcionalmente, o líder pode participar da confecção do PDI. Mas o mais comum é ele validá-lo no final.

Finalmente, desenvolver o PDI não é prerrogativa somente da GP ou RH. Não raro, o plano pode ser realizado por profissionais externos. Nós no Instituto ISI Infinity somos comumente contratados para realização dos PDIs, trabalhando em conjunto com a GP.

Existem algumas empresas que oferecem a ferramenta para o próprio colaborador preencher, essa é a situação menos recomendável pois é absolutamente necessário ter um profissional habilitado para conduzi-lo nesse professo.

Logo, os Consultores em Análise Comportamental, os Coaches, os Mentores, os Orientadores de Carreira e outros profissionais que trabalham com o desenvolvimento humano podem ser contratados com essa finalidade. O importante é que a pessoa tenha um plano de desenvolvimento que auxiliará de verdade no crescimento do profissional, alinhando com os objetivos da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *