Diversidade geracional: características de cada geração.
Pela primeira vez na história, temos várias gerações trabalhando juntas na mesma organização. Assim, já era de se esperar que existam conflitos no ambiente de trabalho ocasionados pelas diferenças geracionais. Diante da diversidade comportamental e dos valores, as adversidades e os problemas como os de relacionamento e de comunicação acabam surgindo nesse contexto.
Nas organizações, assim como em todos os lugares onde existem relacionamentos interpessoais, é muito provável que surjam conflitos entre pessoas e grupos.
Sendo assim, os conflitos fazem parte do cotidiano corporativo e muitos desses ocorrem por divergência de opiniões e valores geracionais.
Compreender as características e trabalhar com a diversidade das gerações torna-se um grande desafio para as organizações na administração de conflitos. Pesquisas apontam que 75% da empresas brasileiras apresentam conflitos entre as gerações Baby Boomer, X, Y e Z.
Geração Baby Boomer
A geração BB, acrônimo das palavras Baby Boomer (pessoas nascidas entre 1946-1964) foi a grande responsável pelo termo “workaholic” já que para essas pessoas o trabalho sempre foi prioridade, assim como a lealdade aos empregadores.
Algumas características dessa geração:
- Conservadores
- Leais
- Pessoas fechadas, não se abrem para questionamentos
- Apreciam e respeitam as hierarquias
- Por terem sido educados de forma rígida e formal prezam por regras ,disciplina e obediência
Para os BB, não existe nenhum problema em trabalhar anos no mesmo local e seguir as regras da organização. A grande vantagem dessa geração é sua grande experiência e conhecimentos no mercado corporativo. Os valores dos Baby Boomers estão voltados para o sucesso, a realização, a ambição e o compromisso.
Geração X
Para a geração X (pessoas nascidas entre 1965-1979) o equilíbrio e a conciliação entre a família e o trabalho é fundamental, sem isso, se sentem desmotivados.
Algumas características dessa geração:
- Não gostam de transformações muito radicais
- São materialistas
- Cumprem objetivos, mas não gostam de prazos
- Focados em ações que trazem resultados
Não gostam de hierarquia, adoram o trabalho em equipe, gostam de ganhar dinheiro, não veem mistério em computadores. Tem pouco receio em compartilhar suas ideias e descobertas. Bastante aproveitada na implantação/supervisão de projetos. Seus valores são a independência e justiça.
Geração Y
A geração Y (pessoas nascidas entre 1980-1994) foi a primeira a conviver, nas escolas, com a tecnologia. Os adultos buscam uma formação de qualidade, assim como a qualidade de vida.
Algumas características dessa geração:
- Gostam de desafios
- Lealdade a si mesmos
- Excesso de segurança e confiança em si
- Imediatistas
- Conectados
- Multitarefas
- Individualistas
- Senso de urgência
É uma geração imediatista e ansiosa que faz questão de colocar sua opinião em destaque. Seus valores são a autoconfiança, o sucesso financeiro, o trabalho em equipe, a lealdade a si mesmo e aos relacionamentos.
Geração Z
Na geração Z (pessoas nascidas entre (1995-2010) encontram-se os próximos C-Levels, provavelmente ocupando cargos que ainda não existem. São profundamente marcados pela internet e jogos virtuais, o que os fazem, muitas vezes, negligenciar as relações interpessoais. Paradoxalmente, eles se conectam amplamente com a diversidade e são os que mais se engajam nas causas sociais.
Algumas características dessa geração:
- Valorizam o corpo e a beleza
- São dispersos
- Aprendem rápido, mas tem dificuldade de concentração
- Consumidores conscientes
- Desejos constantes de novas experiências
São hipercognitivos, apreciam informações visuais. Transitam por várias comunidades e são capazes de viver múltiplas realidades, presenciais e digitais ao mesmo tempo. Não tem medo de se mostrar como realmente são. Seus valores são a transparência e respeito à diversidade.
Geração Alpha
Para a geração Alpha (nascidas entre 2011-2025), já não existe separação entre a vida real e a virtual. São pessoas hiperestimuladas. Quando entrarem no mercado de trabalho, trarão mudanças ainda mais profundas nas organizações, comunidades e sociedade.
Algumas características dessa geração:
- Agilidade
- Curiosidade
- Permanentemente conectados
- Hipertecnológicos
- Hipervisuais
Seus valores são a sustentabilidade e ética.
Como Resolver os Conflitos das Gerações
Sem dúvida, para lidar com conflitos geracionais, as organizações e, principalmente, seus líderes, precisam compreender as motivações e valores de cada geração, bem como seus estilos de trabalho. Quanto mais você souber sobre cada geração, mais apto estará para lidar com problemas e gerenciar conflitos.
Os Baby Boomers (BB) são direcionadores e não gostam de ser gerenciados em detalhes. Preferem resolver as coisas por meio de conversas individuais e presenciais.
A comunicação com a Geração X exige franqueza, especificidade, respeito pelo interlocutor e seu tempo, abertura à discussão e autenticidade. Eles são frequentemente caracterizados por extrema autoconfiança ou ceticismo. Essa geração é mais reservada e prefere chamadas de voz ou e-mails.
A Geração Y prefere orientações específicas, mas também gosta de ter voz. Valoriza trabalhar em equipes abertas e honestas, gostam de reconhecimento e expressam-se bem em contextos colaborativos. Apreciam reuniões presenciais, mas também gostam de receber informações via texto para processar e responder no seu tempo.
A Geração Z gosta de entender o porquê das coisas, é questionadora e aprecia o compartilhamento de informações. Essa geração é fortemente influenciada por comunicação visual, imagens, vídeos e gráficos, além de valorizar redes sociais, respostas rápidas e conteúdo autêntico e personalizado.
Estudos indicam que a Geração Alpha valoriza a transparência na comunicação. Durante conflitos, é importante destacar a necessidade da preservação de virtudes e valores, gerenciar emoções, cultivar o pensamento crítico, trabalhar em equipe e construir relacionamentos estáveis.
Em conflitos, os BB podem assumir papéis de mentores, enquanto os Y podem trazer ideias criativas para solucionar problemas.
Independentemente da geração, o diálogo deve ser uma prática constante, assim como o feedback contínuo.
As organizações devem valorizar o melhor de cada geração (sabedoria dos BB, dedicação da X, habilidades sociais da Y e perfil multitarefa da Z), buscando pontos comuns e utilizando as diferenças de maneira positiva.