COMO ELOGIAR DA MANEIRA CORRETA

Sempre que for possível, elogie pessoas do seu círculo de relacionamento.

Inicialmente, é importante dizer que o elogio é bem vindo em todas as áreas da nossa vida. Em casa, na escola ou no trabalho, é importante manifestar nossa apreciação pelas conquistas e esforços dos outros. Ademais, da criança ao adulto, da faxineira ao diretor, todos gostam de ser elogiados e reconhecidos.

Não por acaso, nas organizações, os colaboradores novatos precisam muito de elogios. O estímulo os ajudam a se manter otimistas e mais empoderados diante dos novos desafios. 

Mas ainda assim, tanto nos novatos quanto especialistas precisam de elogio, que pode ser considerado um tipo de feedback positivo. 

Nesse sentido, o psicólogo Abraham Maslow, ao criar a famosa Hierarquia das Necessidades Humanas categorizou a Necessidade de Autoestima antes de se chegar a autorrealização – que é a necessidade mais elevada do ser. Isso significa que todo ser humano  necessita de reconhecimento, de ser respeitado, de ser valorizado e apreciado. Sem isso, ele não se sente bem-sucedido.

Importância do Elogio

Por isso, é importante reconhecer as pessoas, seus feitos e suas contribuições em nossas vidas, carreiras e negócios.

Todos nós gostamos de mostrar força, prezamos não somente sermos aceitos, mas também pelo reconhecimento pessoal e do grupo, da nossa contribuição e da nossa importância dentro dele.

Quando a pessoa não tem essa necessidade suprida, aparece a baixa autoestima e o complexo de inferioridade.

Definitivamente, o elogio é uma forma rápida, fácil e importante de elevar a autoestima das pessoas. É também uma maneira interessante de incentivá-las e desenvolvê-las.

Nas organizações, o elogio é como uma bússola que indica o caminho certo a seguir.

Elogio como Ferramenta de Gestão

No recrutamento e seleção, muitas pessoas ficam atraídas pela empresa, pelo plano de benefícios e questões salariais, mas o fator de permanência ou não no trabalho se relaciona em primeiro lugar, com a atuação dos líderes e gestores.

Stephen Robbins, um dos autores sobre gestão e comportamento organizacional mais respeitados do mundo, afirma que os líderes precisam reconhecer a importância da sua gestão no processo motivacional do funcionário.

Para ele, é necessário dar maior atenção às suas necessidades, conhecendo com maior profundidade os fatores relacionados ao comportamento humano, como a importância das percepções, a influência das atitudes e a abrangência dos valores.

Ainda segundo Robbins, a qualidade das relações com as pessoas depende em grande parte, da capacidade de perceber o comportamento, as percepções e as experiências do outro. 

E apesar de ser tão significativo para quem o recebe, e relativamente fácil de ser feito, muitos gestores têm dificuldade em elogiar seus subordinados, pares e chefias. Um elogio é uma forma de recompensa não financeira – e muitas vezes, mais importante que o dinheiro.

Entretanto, quando feito incorretamente, o elogio pode ter um efeito desastroso e alcançar o contrário do que se pretende, causando desmotivação, acomodação e até mesmo sarcasmo.

4 Dicas de Como Elogiar Corretamente

Outrossim, a psicóloga Carol Dweck, grande pesquisadora da Mentalidade de Crescimento (Growth Mindset) oferece 4 recomendações para elogiar eficientemente, de forma que comportamentos orientados pela motivação intrínseca sejam encorajados.

A motivação intrínseca é aquela de dentro para fora, que independe de recompensas externas.

Na sequência, seguem  4 dicas inspiradas nas pesquisas de Dweck:

1ª Dica) O que elogiar

Valorize o esforço e a estratégia e não a inteligência. Pessoas elogiadas pela inteligência escolhem atividades mais fáceis para sempre parecerem inteligentes. Por outro lado, aqueles elogiados pelo esforço, tendem a assumir novas tarefas com níveis de dificuldades mais crescentes.

2ª Dica) Ser específico ao elogiar

Seja objetivo ao elogiar. O que exatamente merece ser elogiado? Diga a pessoa o que fez de notável, não generalize.

3ª Dica) Elogie em particular

O elogio não é uma cerimônia de premiação. Faça-o reservadamente para que outras pessoas não se sintam diminuídas com o elogio de outrém. Faça-o publicamente somente quando for elogiar a todos, ainda que cada um tenha uma conquista particular.

4ª Dica) Elogie somente quando houver motivo

Não faça falsos elogios. Seja sincero, ou fique calado.  Não diga “que roupa linda” se você acha a vestimenta da pessoa horrível. Se quiser ser amável com ela diga coisas verdadeiras do tipo: “estou feliz com a nossa amizade”.

Finalmente, o elogio feito corretamente é uma forma de oferecer feedback e estímulos aos filhos, subordinados, colegas de trabalho, líderes. Não perca a chance de elogiar as pessoas com quem se relaciona!

26 thoughts on “COMO ELOGIAR DA MANEIRA CORRETA

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  4. MARLEY says:

    Amei a dica sobre elogiar em particular. Publicamente a pessoa elogiada pode até ficar feliz, mas realmente há uma grande chance de diminuir e até desmotivar outra. Excelente!

  5. Murillo Liborio says:

    A cada vídeo um ensinamento, a cada ensinamento uma prática nova.
    Muita gratidao a Isi infinity, me tornou uma pessoa melhor nos relacionamentos interpessoais e profissionais.

  6. Neusa Cardial says:

    Boa tarde! Estou gostando muito de receber essas dicas, a explicação do coaching,, já estou com o guia completo que me mandaram. Obrigada
    Neusa Cardial

    • Profa. Ma. Elaine Dias says:

      Obrigada, Neusa, é um prazer compartilhar com você nosso conhecimento.
      Abraço,
      Profas. Elaine e Yeda

    • Vivian Limongi says:

      Interessante a questão de empoderar as pessoas para novos desafios. Nem sempre é fácil encarar as mudanças no ambiente de trabalho. O elogio deve ser aliado constante do gestor, uma ferramenta poderosa para agregar valor.

  7. Gisele Delazari says:

    Bom dia,
    Adorei as orientações para realizar os elogios de forma correta.
    Vejo o quanto esta pratica no dia a dia incentiva o colaborador a buscar sua evolução, assim como o mostra o quão importante o mesmo é para o ambiente hospitalar.

  8. Rebeca Penteado says:

    Muitas vezes, o elogio positivo pode acabar tendo mais efeito do que uma orientação. Ao pontuar os resultados positivos e/ou esforços do colaborador, o seu desempenho é elevado e questões que seriam pontuadas como orientações corretivas são dissipadas.
    É importante compreender a geração do colaborador e seu perfil (DISC) para elaborar a melhor estratégia de feedback e de desenvolvimento daquele membro da equipe.

  9. Daniela Mattioli says:

    O feedback de elogio é igualmente importante e eficaz no contexto do desenvolvimento pessoal e profissional. No contexto de liderança, o feedback de elogio é essencial para criar um ambiente positivo e de apoio. Ele não apenas reconhece e valoriza o bom trabalho dos colaboradores, mas também fortalece a cultura organizacional ao promover uma atmosfera de reconhecimento e gratidão.

  10. Raquel Gusman says:

    Boa noite
    Assim que tivemos o treinamento de feed back eu fiz feed back de elogios e pude ter retornos que eu não imaginava e pude dar oportunidade de deixar as pessoas me enxergar de outras formas. realizei feed back individuais, e em grupo e foi muito construtivo, hoje após o plantão agradeço a participação e empenho de todos.

  11. Ricardo José Bertolo Ferreira says:

    Não tenho muito o costume de elogiar, faço alguns elogios, mas sei que posso e devo melhorar mais e mais, com estas dicas de como elogiar de maneira correta, vou começar a colocar em prática e elogiar cada vez mais sempre quando for necessário.

  12. Amanda Castro says:

    O elogio é uma forma muita boa de deixar o colaborador motivado. Assim como meu colega Ricardo não tenho o costume de elogiar sempre. Porém com as técnicas e sabendo o que o elogio correto causa no colaborador, vou aplicá-lo sempre que necessário. Elogiar mais se tornará um costume com certeza.

  13. irene says:

    O elogio contribui para o crescimento pessoal e a promocao de relacoes interpessoais saudaveis,
    afetando positivamente o bem – estar emocional das pessoas.

  14. Conceição Bueno says:

    Não tenho o hábito de elogiar, preciso praticar mais. O artigo nos dá dicas e orientações importantes.
    Vou me comprometer em elogiar mais a equipe, os pares, superiores e colegas.

  15. Bruno de Assis says:

    Elogiar e ser elogiado é um ato gratificante, dar e receber aquilo que temos de melhor, nem sempre o fazemos com tanta frequência e naturalidade, algo que precisamos praticar.
    Um elogio precisa de ser feito em palavras ditas ou escritas, para quem as receber, que receba a gratidão verdadeira, que saiba que é bom em algo, que tem valor e que as suas funções e tarefas são fundamentais e apreciadas.
    Um elogio fortalece a autoestima como também aumenta a motivação pessoal de cada pessoa.

  16. Vanessa Martins says:

    Um simples elogio, você pode fazer transformações nos comportamentos das pessoas, agora imagine se isso tornar-se um hábito no seu ambiente corporativo? As respostas / resultados serão cada vez melhores. Sempre adotei o elogio como uma ferramenta de gestão e dá certo.

  17. Carlos Eduardo says:

    Elogiar e ser elogiado é muito bom para quem recebe e quem da o elogio também, hoje muitas das vezes passamos por vários atos positivos da nossa equipe e passa despercebido sem ter elogios, quando nos deparamos com atos negativos por menor que seja, é notado e muitas das vezes damos somente feedback corretivos, isso acaba não sendo muito legal somente fazer correções, as correções são importantes mas temos que ter habito de elogiar para que a pessoa que esta recebendo o elogio, veja quanto é importante e também se sente mais segura para que atos positivos venham com mais frequência.

  18. Jane Vieira says:

    O elogio feito de modo sincero sempre ativa o bem-estar mental e emocional de cada ser humano. E este bem-estar nos transforma dia após dia, tanto no ambiente pessoal como no profissional. É a verdadeira relação ganha-ganha.

  19. Luís Camargo says:

    Em todos os âmbitos, o elogio sempre será um instrumento de incentivo para novos desafios e auto desempenho.

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