COMO ELOGIAR DA MANEIRA CORRETA

Sempre que for possível, elogie pessoas do seu círculo de relacionamento.

Inicialmente, é importante dizer que o elogio é bem vindo em todas as áreas da nossa vida. Em casa, na escola ou no trabalho, é importante manifestar nossa apreciação pelas conquistas e esforços dos outros. Ademais, da criança ao adulto, da faxineira ao diretor, todos gostam de ser elogiados e reconhecidos.

Nesse sentido, o psicólogo Abraham Maslow, ao criar a famosa Hierarquia das Necessidades Humanas categorizou a Necessidade de Autoestima antes de se chegar a autorrealização – que é a necessidade mais elevada do ser. Isso significa que todo ser humano  necessita de reconhecimento, de ser respeitado, de ser valorizado e apreciado. Sem isso, ele não se sente bem-sucedido.

Importância do Elogio

Por isso, é importante reconhecer as pessoas, seus feitos e suas contribuições em nossas vidas, carreiras e negócios.

Todos nós gostamos de mostrar força, prezamos não somente sermos aceitos, mas também pelo reconhecimento pessoal e do grupo, da nossa contribuição e da nossa importância dentro dele.

Quando a pessoa não tem essa necessidade suprida, aparece a baixa autoestima e o complexo de inferioridade.

Definitivamente, o elogio é uma forma rápida, fácil e importante de elevar a autoestima das pessoas. É também uma maneira interessante de incentivá-las e desenvolvê-las.

Nas organizações, o elogio é como uma bússola que indica o caminho certo a seguir.

Elogio como Ferramenta de Gestão

No recrutamento e seleção, muitas pessoas ficam atraídas pela empresa, pelo plano de benefícios e questões salariais, mas o fator de permanência ou não no trabalho se relaciona em primeiro lugar, com a atuação dos líderes e gestores.

Stephen Robbins, um dos autores sobre gestão e comportamento organizacional mais respeitados do mundo, afirma que os líderes precisam reconhecer a importância da sua gestão no processo motivacional do funcionário. Para ele, é necessário dar maior atenção às suas necessidades, conhecendo com maior profundidade os fatores relacionados ao comportamento humano, como a importância das percepções, a influência das atitudes e a abrangência dos valores. Ainda segundo Robbins, a qualidade das relações com as pessoas depende em grande parte, da capacidade de perceber o comportamento, as percepções e as experiências do outro. 

E apesar de ser tão significativo para quem o recebe, e relativamente fácil de ser feito, muitos gestores têm dificuldade em elogiar seus subordinados, pares e chefias. Um elogio é uma forma de recompensa não financeira – e muitas vezes, mais importante que o dinheiro.

Entretanto, quando feito incorretamente, o elogio pode ter um efeito desastroso e alcançar o contrário do que se pretende, causando desmotivação, acomodação e até mesmo sarcasmo.

4 Dicas de Como Elogiar Corretamente

Outrossim, a psicóloga Carol Dweck, grande pesquisadora da Mentalidade de Crescimento (Growth Mindset) oferece 4 recomendações para elogiar eficientemente, de forma que comportamentos orientados pela motivação intrínseca sejam encorajados.

A motivação intrínseca é aquela de dentro para fora, que independe de recompensas externas.

Na sequência, seguem  4 dicas inspiradas nas pesquisas de Dweck:

1ª Dica) O que elogiar

Valorize o esforço e a estratégia e não a inteligência. Pessoas elogiadas pela inteligência escolhem atividades mais fáceis para sempre parecerem inteligentes. Por outro lado, aqueles elogiados pelo esforço, tendem a assumir novas tarefas com níveis de dificuldades mais crescentes.

2ª Dica) Ser específico ao elogiar

Seja objetivo ao elogiar. O que exatamente merece ser elogiado? Diga a pessoa o que fez de notável, não generalize.

3ª Dica) Elogie em particular

O elogio não é uma cerimônia de premiação. Faça-o reservadamente para que outras pessoas não se sintam diminuídas com o elogio de outrém. Faça-o publicamente somente quando for elogiar a todos, ainda que cada um tenha uma conquista particular.

4ª Dica) Elogie somente quando houver motivo

Não faça falsos elogios. Seja sincero, ou fique calado.  Não diga “que roupa linda” se você acha a vestimenta da pessoa horrível. Se quiser ser amável com ela diga coisas verdadeiras do tipo: “estou feliz com a nossa amizade”.

Finalmente, o elogio feito corretamente é uma forma de oferecer feedback e estímulos aos filhos, subordinados, colegas de trabalho, líderes. Não perca a chance de elogiar as pessoas com quem se relaciona!

10 thoughts on “COMO ELOGIAR DA MANEIRA CORRETA

  1. Pingback: PRATIQUE O AUTOCOACHING: SETE DICAS DO QUE VOCÊ PODE FAZER PELA SUA CARREIRA | Instituto ISI Infinity - Instituto ISI Infinity

  2. Pingback: 5 DICAS PARA MELHORAR O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NO TRABALHO - Instituto ISI Infinity

  3. Pingback: Aplique 5 práticas da Psicologia Positiva na sua empresa. - Instituto ISI Infinity

  4. Avatar
    MARLEY says:

    Amei a dica sobre elogiar em particular. Publicamente a pessoa elogiada pode até ficar feliz, mas realmente há uma grande chance de diminuir e até desmotivar outra. Excelente!

  5. Avatar
    Murillo Liborio says:

    A cada vídeo um ensinamento, a cada ensinamento uma prática nova.
    Muita gratidao a Isi infinity, me tornou uma pessoa melhor nos relacionamentos interpessoais e profissionais.

  6. Avatar
    Neusa Cardial says:

    Boa tarde! Estou gostando muito de receber essas dicas, a explicação do coaching,, já estou com o guia completo que me mandaram. Obrigada
    Neusa Cardial

    • Profa. Ma. Elaine Dias
      Profa. Ma. Elaine Dias says:

      Obrigada, Neusa, é um prazer compartilhar com você nosso conhecimento.
      Abraço,
      Profas. Elaine e Yeda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X