Perguntas: A liderança extraordinária faz mais perguntas que dá respostas.
Os líderes são constantemente tentados a dar respostas, é mais rápido, é mais fácil. Mas essa não é uma prática nas empresas contemporâneas.
Elas prezam pelo desenvolvimento e autenticidade por isso incentivam a prática do coaching nas lideranças. Afinal, extrair a resposta que está dentro das pessoas é o ideal para ter desenvolver o time.
Além disso, as perguntas geram comprometimento, engajamento e resultados. Mas o líder só terá respostas se fizer perguntas.
Nesse sentido, pesquisas do psicólogo chileno e PhD. em psicologia Marcial Losada, mostra que as equipes de baixo desempenho são ótimas para darem respostas, mas não mostram a mesma eficiência para fazerem boas perguntas.
Os melhores times equilibram tanto saber responder quanto fazer boas indagações. E o mais curioso é que quando fazemos perguntas abertas e reflexivas, somos melhores ainda nas respostas.
Quando damos repostas em vez de perguntar, ficamos onde já estávamos, mas quando perguntamos aos outros, somos levados a um outro território.
Fazer perguntas é uma arte
O coaching é a arte de fazer as perguntas, mas não qualquer pergunta, a pergunta certa.
Por isso o líder coach é aquele que vai muito além de uma simples pergunta onde a resposta é sim ou não. Por meio de perguntas bem colocadas, ele faz com que sua equipe reflita e se inspire a pensar profundamente.
A resposta só pode ser boa se a pergunta estiver no mesmo nível. Se fizer perguntas medíocres, o máximo que obterá são respostas medíocres.
Fazer perguntas diariamente em situações críticas são um grande desafio para o líder. As perguntas não precisam se limitar a essas citadas abaixo, mas certamente, começar por elas causará um grande impacto em si mesmo e na equipe.
Selecionamos 10 perguntas que um autêntico líder coach pode fazer diariamente para si mesmo e para sua equipe:
-
Quais nossos maiores pontos fortes? Quais nossos diferenciais?
-
Como podemos fazer isso de forma diferente?
-
Qual o sentido de esperarmos mais para fazer isso?
-
O que queremos com isso?
-
O que realmente importa?
-
Quais pequenas mudanças podemos fazer que podem causar grande impacto?
-
Quais são as nossas prioridades?
-
O que nunca tentamos ainda?
-
Como podemos obter melhores resultados?
-
Qual é nosso objetivo a longo prazo?
Comece hoje, selecione algumas delas e faça agora mesmo com o seu time, estimule-o a pensar nas soluções, em vez de dar respostas você mesmo. Certamente você terá resultado incrível, além de elevar sua organização a um outro nível, mais autêntico, positivo e humanizado.
Se as fizer diariamente você gerará novas ideias, inspirará o progresso, incentivará responsabilidade e o engajamento e você e equipe permanecerão focados no que é verdadeiramente importante.
Para finalizar, lembre-se: Colombo só descobriu a américa porque perguntou: O que há além do oceano atlântico?
Salvar
7 comentários em “10 PERGUNTAS INCRÍVEIS QUE TODO LÍDER DEVE FAZER DIARIAMENTE”
Estas perguntas serviram de inspiração e irei fazer a impressão e colar em nosso mural. Obrigado pelas dicas Prof. Elaine!
Vou fazer uma gestão a vista dessas perguntas com certeza.
Excelente ferramenta.
Muito obrigado pelo artigo.
Muito bom!!!
Além de praticar boas perguntas considero muito importante ser um suporte para seu liderado exercitar a arte de pensar!!
Obrigado, perguntas importantes que procurarei utilizar mais vezes .
Gostaria de fazer uma reflexão. As vezes, na verdade, na maioria das vezes é mais cômodo dar o caminho das pedras e uma receita pronta. Pode dar trabalho desenvolver pessoas, no caso liderados. Levar as pessoas a reflexão, ao questionamento e ao auto desenvolvimento pode parecer um processo mais difícil. Mas cá entre nós, como é prazeroso conseguir ver a evolução e desenvolvimento das pessoas. Ver que você esta tendo sucesso em uma abordagem que estimule o comprometimento e autodisciplina. Com certeza as dicas e questões pontadas no artigo serão aplicadas e auxiliarão muito nesse processo.
É preciso elaborar as perguntas todos os dias, pois assim podemos enxergar como está sendo nossa evolução e chegar ao ponto de equilíbrio adequado. Saber o que estamos buscando e com certeza vamos atingir nosso objetivos.