O Marketing foi uma das disciplinais mais emergentes do século XX, profundamente explorado em vários contextos, principalmente na área organizacional.
Antes de mais nada, o marketing surgiu como ferramenta estratégica para alavancar as vendas das empresas. Entretanto, no século XXI seu escopo foi ampliado significativamente. Ultimamente foi incorporado pelas pessoas, dando origem ao marketing pessoal, que é uma forma de promoção pessoal que consolida a imagem de um profissional.
Dessa forma, nos dias atuais é quesito obrigatório para todos que almejam ter sucesso. Simplesmente na era da informação, não é possível ficar escondido na caverna, é preciso mostrar a que veio, fazer seu marketing pessoal.
Se alguma vez na sua vida você se sentiu injustiçado porque teve todo o esforço para fazer um trabalho e outra pessoa levou as honras pelo mérito que deveria ser seu, é hora de rever seu marketing pessoal. Talvez você não o tenha feito adequadamente.
E as pessoas que não cuidam o seu marketing pessoal, geralmente acabam servindo aos propósitos alheios e não aos seus próprios.
Vamos entender melhor sobre o assunto:
Marketing Pessoal
Da Roma antiga aos Dias Atuais
Certamente você já ouviu aquela famosa frase atribuída à Júlio César, o imperador de Roma:
À mulher de César não basta ser honesta, é preciso parecer honesta!
Resguardadas as devidas proporções, podemos fazer uma analogia à carreira:
Não basta ser um bom profissional, é preciso parecer um bom profissional e mais que isso: aparecer como bom profissional.
Para explicar melhor o assunto, recorreremos às ideias de Lúcia de Bidart que fala sobre a tríade do Marketing Pessoal.
Tríade do Marketing Pessoal
Nesse modelo, o marketing pessoal baseia-se em três fatores básicos que o definem, formando a Tríade SER-PARECER-APARECER. Veja o que cada um deles significam:
1) Ser
Em primeiro lugar é preciso Ser. Diz respeito ao seu capital psicológico. É o conjunto de recursos que dão suporte à sua carreira, sua identidade real e suas competências. Características como honestidade, responsabilidade, estudos, inteligência emocional e intelectual entram no fator Ser.
Responda sinceramente:
Você é um profissional com CHAVE (Conhecimento, Habilidades, Atitudes, Valores e Entrega)? Possui competências necessárias à uma carreira de sucesso? Considera-se um profissional bem sucedido?
Ser respondeu sim às perguntas acima, ótimo, pode passar para a segunda etapa. Se não tem nada disso, é preciso adquirir o que lhe falta.
2) Parecer
Na sequência é preciso parecer. Significa como você se mostra aos olhos das outras pessoas.
Como elas lhe vêem? Você passa confiança aos outros? Você parece competente? Você parece ser bem sucedido? Você parece Ser quem é?
Se você não parece ser o que é, é preciso corrigir essa incongruência primeiro, para depois ir para o próximo passo.
3) Aparecer
Entretanto, ser e parecer não é suficiente, é preciso aparecer.
Aparecer significa você se mostrar, ser visível aos olhos das outras pessoas.
E isso é válido na quantidade certa, no momento oportuno e para as pessoas certas. Muitos profissionais são muito competentes, mas não conseguem alavancar sua carreira porque não mostram o que sabem, tampouco demonstram seus talentos, suas competências e o seu trabalho. E muitas vezes, é trazem excelentes resultados e vão muito além do que suas obrigações cotidianas.
Mas preocupam-se muito em fazer e pouco em aparecer. É preciso equilibrar essa balança. Fazer e aparecer na medida certa.
Os países ocidentais, como os Estados Unidos, de onde sofremos grande influência, valorizam muito a independência e as iniciativas individuais. Por isso, querendo ou não, aparecer é uma parte fundamental do sucesso.
Quanto você se mostra e mostra seu trabalho? Como tem mostrado seu trabalho e o seu sucesso? O que faz para demonstrar os resultados positivos que gera?
Enfim, o Marketing pessoal não é sinônimo de futilidade ou demagogia. Pelo contrário, ele mostra que você se valoriza e não é indiferente ao que se passa à sua volta. Mostra sua preocupação com a sua imagem e com o que os outros pensam sobre você. Cuide de seu marketing pessoal, afinal, ele é a alavanca estratégica para desenvolver sua carreira.
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1 comentário em “COMO APLICAR O MARKETING À CARREIRA”
[…] deve ser muito bem planejada, assim como todas as ações relacionadas à ela. Em relação ao marketing aplicado ao profissional de coaching, é importante que alguns pontos sejam […]