COMO CONSTRUIR UMA BOA IMAGEM PESSOAL E PROFISSIONAL

Young traveler businessman looking in window

 

Vivemos em um mundo cada vez mais visual em que a percepção da realidade é feita por meio do sentido da visão.

Buscamos rapidamente captar, analisar e sintetizar as informações de forma a selecionar aquelas mais interessantes e a descartar o que não nos interessa. Esse processamento é realizado de forma automática.

Pesquisas indicam que são necessários menos de trinta segundos para formar a primeira impressão de uma pessoa. Diante dessa cultura visual, nunca foi tão importante investir na imagem pessoal, sendo umas das principais estratégias para entrar e permanecer no mercado de trabalho. O sucesso muitas vezes é medido pela qualidade dessa imagem.

Antes de prosseguirmos com a questão da imagem, falaremos antes da autorrealização.

Autorrealização

Para Abraham Maslow (1908-1970), um dos mais importantes psicólogos comportamentais do mundo, todo indivíduo é dotado de uma propensão inata à autorrealização, por isso, sentir-se importante e bem sucedido é um desejo natural de todos.

Autorrealização é o mesmo que sucesso.

Nesse sentido, pense sobre essas questões:

  • A imagem que você passa corresponde à sua posição atual ou carreira?
  • O que você veste reflete uma imagem positiva aos olhos de quem o vê?
  • Seu comportamento corresponde à impressão que você quer passar?
  • Sua imagem mostra que você é uma pessoa bem sucedida?

Elementos que Formam uma Boa Imagem

Primeiramente é importante dizer que os elementos que formam uma boa impressão vão além dos cuidados pessoais básicos. Vestir-se adequadamente, evitar modismos exagerados nas roupas e acessórios, usar maquiagem moderada, escolher cores neutras ou discretas, manter os cabelos bem cuidados, usar tom de voz claro e agradável são elementares, mas existem outros aspectos relacionados a boa imagem que abrangem o comportamento.

Quem exercita o autoconhecimento na construção da sua imagem pessoal, pratica a paciência, a disciplina, a responsabilidade, a perseverança, a autoestima, a determinação, o otimismo, a empatia, a ética…

É orientado por um conjunto de crenças e valores positivos que caracterizam a sua conduta e o seu comportamento, gerando uma imagem positiva, estendendo essa impressão para os outros. Outro aspecto que reflete na boa impressão pessoal é a organização e planejamento do tempo e das atividades de trabalho, o que demonstra pontualidade e o respeito pelo tempo das outras pessoas, mas também faz com que os outros sintam que devem fazer o mesmo com você.

A construção da imagem é um exercício constante, uma vez que, tanto no trabalho, quanto na área pessoal, somos vistos e avaliados. Para criar uma boa impressão você depende apenas da sua atitude. Encare seu trabalho de forma positiva para que se sinta bem consigo mesmo e com as suas realizações profissionais.

Salvar

Salvar

One thought on “COMO CONSTRUIR UMA BOA IMAGEM PESSOAL E PROFISSIONAL

  1. Pingback: COMO APLICAR O MARKETING À CARREIRA | Instituto ISI Infinity - Instituto ISI Infinity

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso Legal: O resultado individual varia conforme o nível da habilidade aprendida, a dedicação e o esforço de cada participante. Dispensar

X