É inegável as transformações decorrentes dos programas de coaching e mentoring, principalmente quando falamos do desenvolvimento de executivos e de pessoas de negócios. Eles são bastante impactados quando o processo é eficiente e bem conduzido.
E quando durante o processo, os vejo no caminho da transformação positiva e impactando suas equipes e seus negócios, sinto-me muito honrada. Sei que estamos no caminho certo e sinto-me gratificada por tudo isso. Não se trata somente de ganhar prestígio e dinheiro. Vai muito além disso. Como Business Mentor ou Executive Coach, conduzir uma transformação é muita responsabilidade, mas também uma grande oportunidade de evolução.
Consigo resultados positivos por meio de muita experiência e prática, é verdade. Mais de 10.000 horas de voo como coach e mentora, os diversos cargos de liderança que ocupei na vida e ser empresária, me dão muita experiência. Ser pesquisadora, professora de mestrado e doutorado em Administração e escritora também ajuda muito quando precisamos discutir temas que necessitam de muito conhecimento e informações.
Mas também tenho grande apoio nos recursos, nas ferramentas utilizadas no processo que aumentam performances e aceleram resultados. Assim, gostaria de falar de um recurso-chave especial, que recomendo fortemente em relação aos atendimentos de altos executivos.
A Ferramenta que Não Pode Faltar
Falo aqui da Avaliação 360 Graus. Essa é uma ferramenta muito especial e poderosa pois mostra ao cliente como ele é percebido pelas pessoas com as quais se relaciona diretamente. Seus superiores, pares e subordinados podem colaborar para a melhoria de sua performance. A opinião sincera dessas pessoas ajudam nas mudanças comportamentais do executivo.
E o primeiro passo para que alguém melhore sua performance é identificar o que é preciso melhorar. É importante que o executivo enxergue suas áreas problemáticas para não colocar sua carreira em risco.
Para o PhD. Daniel Goleman, especialista em Inteligência Emocional e no desenvolvimento de líderes e gestores, tanto os executivos que descarrilham quanto aqueles que obtêm êxito possuem pontos fracos. A diferença é que o quanto antes puderem tomar conhecimento deles, mais rapidamente podem trabalhar para modificar seus comportamentos e corrigir a rota.
Estar consciente de suas limitações faz com que os executivos saibam o que precisam melhorar. Certamente como Coaches ou Mentores podemos auxiliá-los com isso aplicando uma excelente ferramenta de desenvolvimento humano: a Avaliação 360 Graus.