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COMO DAR E RECEBER FEEDBACK

A arte de dar e receber feedback.

Quando não é uma prática da empresa, o feedback pode gerar uma certa tensão, mas com o passar do tempo será incorporado à cultura e deixará de ser algo extraordinário para se tornar uma atividade relevante, mas normal, assim como todas as outras.

Inicialmente, podemos tomar o cuidado para que o feedback seja percebido como algo bastante construtivo, para isso vamos dar algumas dicas de como dar e recebê-los.

Dar Feedback

Algumas dicas de como dar um feedback, mesmo quando tenha que abordar uma situação difícil:

  1. Escolher o momento certo e o lugar certo, de preferência, sem interrupções.
  2. Ater-se somente aos fatos.
  3. Eliminar vieses que podem gerar preconceitos, discriminação, protecionismo preconceitos, estereótipos, pensamentos tendenciosos e julgamentos.
  4. Deve ser específico e não genérico. Evitar “Você é muito relaxado.” ou “Você é muito desorganizado.” Em vez disso utilizar:  “Sua mesa tem muitos objetos e papéis, procure deixá-la mais organizada.
  5. Adotar uma postura profissional, relacionado aos aspectos do trabalho.
  6. Assegurar-se que as informações foram compreendidas, esclarecendo algumas dúvidas, caso surjam.

Lembre-se que não é o momento de “lavar a roupa suja” ou de ofensas, de dizer o que quer. Também não é o momento de bancar o amigo, ser bonzinho ou se omitir em relação a questões importantes.

Receber Feedback

Seguem algumas dicas importantes de como receber feedback, igualmente de uma situação mais complicada.

  1. Não ser reativo, ouvir o que o outro tem a dizer.
  2. Controlar as emoções e impulsos antes de responder.
  3. Não contestar e se justificar o tempo todo.
  4. Cuidado com as expressões não-verbais, posturas, insinuações de estranhamento e discordância.
  5. Ater-se aos fatos e evitar generalizações do tipo “O senhor está me perseguindo.” ou “O senhor não gosta de mim.”
  6. É preciso demonstrar interesse e assumir compromisso com a mudança, se for o caso.

Cuidados

Alguns profissionais com imagem distorcida de si mesmo, se julgam mais do que realmente são. Outros são hipersensíveis às críticas. Para eles é difícil admitir suas ineficiências, por isso é importante que seja dado de forma construtiva, onde percebam que o objetivo é ajudar a melhorar suas competências nos aspectos comportamentais e profissionais.

Sem dúvida, o feedback construtivo é uma habilidade inerente ao líder eficaz, se a sua organização não adota essa poderosa técnica, é hora implantá-la imediatamente. Não perca a oportunidade de contribuir com sua equipe de trabalho.

Por outro lado, se você não costuma receber feedback do seu superior, solicite educadamente, perguntando se o seu trabalho está de acordo com o que se espera e os aspectos que podem ser melhorados.

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Profa. Ma. Elaine Dias

Doutoranda e Mestra em Administração, MBA em Administração Financeira, MBA em Finanças Públicas, Contadora. Pesquisadora e professora de Graduação e MBA. Cofundadora do Instituto ISI INFINITY onde forma coaches, analistas comportamentais e mentores. Pesquisadora e professora de Graduação e MBA. Avaliadora do Quero-Estadão de instituição de ensinos superiores. Escritora, Membro da Academia Limeirense de Letras. Consultora por 20 anos em gestão de negócios e de custos. Master Coach e Mentora de Executivos e Pessoas de Negócios.

4 comentários em “COMO DAR E RECEBER FEEDBACK”

  1. Sem dúvida a prática de dar e receber feedbacks tem contribuido muito para o crescimento de todos e construção de um relacionamento transparente, seguro e profissional!!!
    Obrigado por compartilhar…

  2. Excelente artigo. O feedback não deve ser feito somente em momentos pré estabelecidos como na Avaliação anual. Ele deve ser realizado constantemente.

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