7 ESTÁGIOS E FASES DE CARREIRA

7 ESTÁGIOS E FASES DE CARREIRA

Fases da Carreira

Modernos Conceitos de Carreira

Os modelos e estágios de carreira tradicionais são alicerçados em idade, nos quais sugerem em qual  você estaria de acordo com determinada faixa etária.

Os modernos conceitos de carreira quebram esse paradigma ao passar a responsabilidade da carreira para o profissional e ao relacionar o sucesso aos conceitos do CHAVE (comportamentos, habilidades, atitudes, valores e entrega), dos quais falaremos oportunamente.

Nessa ideia a carreira  a idade cronológica está desatrelada da idade profissional/produtiva. É claro que o bom senso deve prevalecer, dificilmente uma empresa contratará uma pessoa de 50 anos para ser estagiário.

7 Estágios de Carreira

Um modelo bastante interessante foi desenvolvido pelo professor Yehuda Baruch, reconhecido no mundo inteiro pela seus estudos na área de carreiras que propõe os estágios sem atribuir faixas etárias a eles, o que permite maior flexibilização e planejamento das fases da carreira.

É um modelo bastante interessante, o qual tentarei sintetizar na sequência, com algumas considerações e releituras:

  1. Fundamentação:experiências adquiridas na infância e adolescência refletem na escolha da carreira.
  2. Entrada: geralmente coincide com a opção de um curso superior na área escolhida. Pode se dar por meio dos estágios e treinamentos nas organizações.
  3. Avanço: escalada na hierarquia organizacional e no caso dos empreendedores e autônomos à expansão dos negócios. Para o desenvolvimento profissional é provável ocorrer várias mudanças de empregos.
  4. Reavaliação: essa fase inclui a reflexão sobre o papel do trabalho e da carreira e se suas necessidades de realização estão sendo supridas. As insatisfações com a carreira podem levar o profissional a pensar em mudar seu rumo, com uma nova entrada (estágio 2).
  5. Reforço ou reentrada: permanência do “status quo” ou retorno para o estágio 2, em que o indivíduo tenta se restabelecer profissionalmente.
  6. Desengajamento: o sujeito começa a pensar ou encerrar imediatamente sua vida profissional. Diminuição da energia física e mental.
  7. Aposentadoria: retirada definitiva do mercado de trabalho.

Ciclo de Carreira: Idade Ideal para Iniciar e Encerrar uma Carreira

Entrar tarde no mercado de trabalho pode ser um problema. O ideal é que o jovem tenha experiências laborais positivas o quanto antes.

Ao iniciar seu curso universitário já comece a procurar por alguma ocupação, um estágio, para que possa experimentar e explorar uma variedade de papéis, atividades e situações, assim seu estabelecimento profissional se dará com maior rapidez e segurança.

Mas isso, não vale para todos já que alguns cursos superiores são integrais e de alguma forma, ocupam todo o tempo do estudante. O que não pode é utilizar isso como desculpa para não postergar a entrada no mercado de trabalho.

Por outro lado a aposentaria não precisa ocorrer necessariamente aos 60-65 anos, podendo ser antes ou depois dessa idade. Novamente o bom senso se faz presente.

As idades podem ser utilizadas como referência, mas o próprio sujeito, ao planejar sua carreira, é quem deve saber o que é melhor para si e definir o prazo para finalizar sua vida laboral, levando em consideração suas perspectivas particulares.

Em algumas profissões é possível prolongar o ciclo de vida da carreira, em outras, o profissional pode não ter suporte físico e emocional para atuar durante muito tempo.

A profissão escolhida e como você lida com as questões da pressão do trabalho influenciam diretamente no ciclo de vida da carreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso Legal: O resultado individual varia conforme o nível da habilidade aprendida, a dedicação e o esforço de cada participante. Dispensar

X