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INTOLERÂNCIA À FRUSTRAÇÃO

Quanto sua intolerância à frustração tem lhe prejudicado? Quanto consegue enfrentar-se ou controlar-se frente aos desafios que o impedem de atingir seus objetivos?

Primeiramente, todos nós experimentamos o sentimento de frustração ao longo da vida.

Quando nossas expectativas não são atendidas, ficamos frustrados. De fato, é inevitável, faz parte da experiência humana. Entretanto, não temos controle sobre os outros ou sobre as circunstâncias da vida.

A questão é: suportar os desconfortos e contratempos diários, sejam eles grandes ou pequenos, é fundamental para ter sucesso na vida. Pessoas com maior tolerância à frustração são mais persistentes e trabalham duro para conquistar o que desejam ou precisam.

Por isso, ter baixa tolerância à frustração pode trazer muitas limitações, além de ser um indicador da necessidade de se trabalhar a inteligência emocional.

Intolerância à Frustração

Infelizmente, todos nós somos um pouco intolerantes quando o outro não corresponde às nossas expectativas.

Mas algumas são extremo, e de fato, essa intolerância pode prejudicá-las ao longo da vida.

Essas pessoas se irritam por qualquer coisa.

Nesse sentido, seus gatilhos emocionais são facilmente disparados. O barulho ou risos de crianças, o vizinho mais animado, o latido do cachorro ou até o colega do escritório digitando rapidamente em seu teclado podem desencadear sua frustração.

No trabalho, fazer algo que não gostam ou começar uma nova atividade que não conhecem pode gerar grande desgaste. Dessa forma, mínimos acontecimentos são suficientes para elevar rapidamente o seu nível de estresse.

Constantemente desistem até mesmo de tarefas simples por irritarem-se facilmente com as mesmas. A vaga ideia de ficar em uma fila ou esperar para falar com o gerente do banco as deixam irritadiças ou ansiosas.

Em síntese, trata-se de uma desregulação emocional (baixa inteligência emocional) que levam as pessoas a agirem exageradamente frente aos contratempos inevitáveis. Sobretudo, elas próprias sentem intenso sofrimento psicológico.

Quem são as Pessoas que não Toleram Frustrações?

Geralmente são pessoas pragmáticas, que apreciam o trabalho solitário porque podem deter o total controle dele.

Assim, o trabalho em equipe é desgastante porque não podem ter o controle sobre os outros ou porque não suportam que suas expectativas com relação às entregas alheias não sejam atendidas.

Bem como, para evitar a frustração, muitas vezes elas deixam de se socializar, tornando-se reclusas e fechadas em seu mundo particular. Com isso, perdem muitas oportunidades na vida.

Os comportamentos das pessoas intolerantes à frustração são geralmente previsíveis e observáveis.

Na maioria das vezes são mal-humoradas, impacientes, negativas e vitimistas, sentem-se injustiçadas e, assim, colecionam frustrações ao longo do tempo.

As evidências de que o indivíduo está tentando evitar a frustração aparecem na forma de procrastinação, desejo de gratificação imediata e desistência na primeira tentativa.

De fato, internamente, possuem pensamentos recorrentes do tipo “Isso sempre acontece comigo”; “Ele sempre me irrita”; “Não suporto quando as coisas não saem como eu quero” – que validam mais ainda sua frustração.

Além disso, possuem mindset fixo (mentalidade fixa) porque acreditam que elas mesmas, as demais pessoas e as coisas ao seu redor apenas “são como são”. Logo, nada que façam pode mudar o status quo.  “Sou azarado”; “Ele é burro mesmo”; “Tudo foi sempre assim e será assim”, então nada fazem, apesar de se ressentirem depois por nada terem feito.

Por tudo isso, é importante desenvolver a tolerância à frustração!

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Profa. Dra. Yeda Oswaldo

Doutora em Psicologia, Mestra em Educação, Psicóloga Positiva. Docente de Pós-Graduação. Cofundadora do Instituto ISI INFINITY. É pesquisadora, palestrante, escritora de assuntos relacionados à psicologia, liderança, gestão de pessoas e negócios. Master Coach e Mentora especialista em atendimentos a executivos, magistrados, médicos e pessoas de negócios. Credenciada e homologada pela Mercedes-Benz Brasil e Daimler AG (Alemanha) para atender gerentes, gerentes seniores e vice-presidentes.

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