Ministrando um dos meus treinamentos para dezenas de profissionais de uma indústria, cujo tema era comunicação interpessoal, durante o intervalo um dos colaboradores me disse reservadamente que naquela empresa nunca havia recebido um feedback do seu gestor.
Ele era um profissional bastante reservado e tímido o que dificultava ter a iniciativa de pedir feedback. Apesar de estar alguns anos na função, ainda não tinha certeza se o seu desempenho estava correspondendo às expectativas da empresa.
Essa fala não me surpreendeu pois apesar de 99% dos líderes e gestores considerarem o feedback fundamental dentro da empresa, a maioria não o pratica.
Sem feedback voamos às cegas.
De fato, é muito importante que os colaboradores recebam feedbacks de seus desempenhos. Eles não precisam acontecer somente após a Avaliação de Desempenho ou quando se trata de um feedback corretivo, que ocorre quando o profissional não está entregando resultados, comete erros ou tem baixa performance.
Certamente os feedbacks podem ser constantes e rápidos, dados em várias oportunidades tais como o avanço de um trabalho, a conclusão de uma tarefa difícil, aumento de resultados são momentos interessantes para ter feedbacks positivos, também vistos como elogios.
Segundo Ed Batista da Revista HBR (Harvard Business Review):
Tenha em mente que, ao dar feedback positivo com frequência, seu feedback corretivo, quando justificado, parecerá mais aceitável e menos ameaçador.
Feedback: Significado e Importância
Feedback significa dar respostas ou retornos diante de situações ou comportamentos. Consiste na capacidade de dar e receber opiniões, críticas e sugestões sobre algum fato.
O feedback é construtivo quando incentiva comportamentos considerados desejáveis ou estimula o desenvolvimento de uma pessoa ao passo que é negativo quando deprecia, julga ou não promove mudanças.
Nas organizações é fundamental uma vez que informa o profissional sobre seu desempenho, conduta ou resultado, permitindo que ele saiba como seu trabalho é percebido pelos outros e qual o nível de satisfação da empresa.
O feeback é uma técnica poderosa que auxilia na mudança comportamental, deixando claro para o colaborador o que a organização espera dele, sua performance atual, quais seus gaps (lacunas), o que pode manter e o que pode melhorar para ter melhor desempenho.
Certamente, avaliar os acertos, o que poderia ser diferente da próxima vez são reflexões trazidas por um bom feedback, mas não é somente isso, por ser um importante instrumento de gestão, ele pode atingir objetivos igualmente fundamentais.
Objetivos
O feedback tem como objetivos:
- Manter as pessoas informadas sobre a sua performance e resultados.
- Favorecer efetivamente a realização do trabalho.
- Corrigir eventuais erros ou desvios.
- Promover o crescimento das pessoas.
- Manter as pessoas engajadas
- Focar-se em desempenhos futuros.
Sobretudo, o feedback é um dos principais aspectos da comunicação eficaz pois possibilita a boa conexão com os outros. Quando usado corretamente ajuda a potencializar os pontos fortes e trabalhar aqueles que precisam de ajustes. Logo, com o feedback, os colaboradores podem buscar pelo seu autodesenvolvimento.
Sem dúvida, o feedback é um importante instrumento de gestão, que ao ser realizado de forma inteligente e eficaz, desenvolve e ajuda a melhorar a performance do colaborador.
Ótimo artigo , parabéns.
Muito bom!
Muito obrigado, Roberto!
Se as empresas realmente soubessem o valor, a importância do feedback, muitas coisas mudariam.
Concordamos plenamente, Giovana!
Abraços.
Uma ferramenta incrível e que realmente transforma e desenvolve um time. Sempre acreditei e continuo acreditando no poder do feedback. Obrigado pelas dicas, são realmente importantes para que possamos cada dia melhorar em relação ao que já fazemos. E para os que não fazem ainda são essenciais no desenvolvimento da habilidade de dar o feedback.
Uma ferramenta incrivel, que devido ao ” automático ” na maioria das vezes deixamos de aplicar com a devida eficácia.
Obrigado por reativar este tema.
Parabéns ótimo artigo
Parabéns pelo artigo!!! O poder do feedback é percebido ao final da conversa quando o seu liderado libera aquele brilho no olhar….ah quando isso acontece você percebe que esta no caminho certo!!! isso é fantástico!!! por outro lado, em uma auto avaliação evidenciamos a capacidade de uma boa gestão sensível a percepção de detalhes, mas detalhes que faz toda a diferença!!!
Obrigado pelo artigo.
Realmente o feedback se mostra uma ferramenta inclivel no engajamento e motivação do liderado bem como no processo de crescimento de um time
Bom dia, realmente um ótimo artigo, pois sempre que posso e realmente vejo a necessidade faço o feedback com meus colaboradores tanto positivo quanto negativo, creio que assim possam melhorar ainda mais seu desempenho.
Que bom que gostou, Carlos, obrigada pelo “feedback do feedback!”
Conteúdo muito válido! Busco dar feedback para meus liderados com frequência e solicitar ao meu líder a meu respeito. Percebo que a prática faz com que o outro evolua e potencialize seus pontos fortes.
Excelente, Rebeca, o feedback é a bússola que leva ao caminho certo.
Excelente artigo parabéns! Destaco a importância de manter o feedback constate para liderados que atendem as expectativas, pois nossa tendência é acompanhar com maior frequência / proximidade colaboradores de baixa performance e quando nos damos conta aquele funcionário que atendia as expectativas já não “performa” mais como antes pela falta de acompanhamento. Sugestão de leitura: “Preciso saber se estou indo bem” por Richard L. Williams
Obrigada pelo feedback, Evanildo (rs). E agradecidos pela sugestão de leitura!