CONTÁGIO EMOCIONAL: AS EMOÇÕES À FLOR DA PELE

Contágio emocional existe de verdade?

Não só existe como é avassalador.

Prova disso é que atualmente vivenciamos o contágio social e emocional negativo ocasionado pela pandemia do novo coronavírus.

Obviamente, não devemos minimizar o problema COVID-19, nem enxergá-lo com lentes cor-de-rosa e agir com irresponsabilidade. Ele existe, é muito real e bate às nossas portas.

Porém, essa situação não nos dá o direito de disseminar e amplificar a negatividade. Atitudes pessimistas repetidas dia após dia, comprometem o equilíbrio emocional e a evolução do ser humano.

Não fique parado no estacionamento da vida, à espera da próxima notícia ruim.

Inquestionavelmente, isso é muito prejudicial para nós mesmos e para os outros.

Ao mesmo tempo em que descemos alguns degraus na escala evolutiva, abandonamos as ações conscientes, sábias e equilibradas. Deixamos de olhar o próximo com empatia e de pensar no futuro com otimismo. Em vez de nos ocuparmos com coisas produtivas, fazer um curso OnLine, ler um livro, conversar com familiares, buscamos novas notícias sinistras.

Com efeito, aderimos mais facilmente aos comentários negativos nas postagens dos outros e revidamos com mais raiva, o que reforça um ciclo vicioso. Tudo isso deixa nossas emoções à flor da pele. Uma frase, uma palavra, podem ser facilmente mal interpretadas. Todo cuidado é pouco, ficamos autossabotados e estressados.

Agora entenderemos melhor por que isso acontece.

Contágio Emocional: o Instinto de Sobrevivência

A explicação está em nossos ancestrais mais primitivos. Eles viviam em grupos e contavam uns com os outros para manterem-se vivos, o que fez aguçar o instinto de sobrevivência. Se uma pessoa era banida do grupo, a morte era certeira pois sozinho, não consegui sobreviver.

Por essa razão, somos tão contaminados emocionalmente uns pelos outros. Fomos programados para isso.

Nesse sentido, a Psicóloga e Profa. Elaine Hatfield da Universidade do Havaí afirma que o contágio emocional primitivo é um elemento básico da interação humana. Isso nos ajuda a coordenar e sincronizar uns com os outros, simpatizar  e ler  pensamentos – todas as habilidades fundamentais de sobrevivência. Herdamos esse instinto.

Estamos sempre alertas para o que possa acontecer, da mesma forma que somos tão vulneráveis à força do tumulto de outras pessoas.

Principalmente, por sermos seres sociais, nosso sistema nervoso está constantemente regulando uns aos outros. E por herdarmos esse instinto, nosso cérebro reage aos estímulos rapidamente, sobretudo em ambientes negativos.

Se alguém está nervoso ou agitado, nosso sistema é afetado imediatamente e o nível de cortisol aumenta o grau de estresse em 26%.

Isso significa que a presença de uma única pessoa negativa pode contagiar as demais, assim como um ambiente inteiro, seja de forma presencial e onLine.

Assim sendo, é muito importante você ter consciência se está sendo contagiado emocionalmente e se também está contagiando os demais.

—————————————

Artigo escrito em parceria com a Profa. Ma. Elaine Dias.

22 thoughts on “CONTÁGIO EMOCIONAL: AS EMOÇÕES À FLOR DA PELE

  1. Pedro Henrique says:

    Realmente o contagio emocional é algo presente e que nos afeta sem ao menos percebermos, é uma “doença” invisível aos olhos e visível a flor da pele. É importante também ressaltar a necessidade de nos atentarmos para não sermos o contagiante, se policiar com as emoções e saber como controla-las (como mostra no próximo tema/artigos) é imprescindível.

  2. Claudelei says:

    Infelizmente o mundo de hoje vive esse contagio mais negativo que positivo, temos que estar alerta e vigilantes pois podemos ser a diferença em nosso ambiente de trabalho e também em nossos lares.

  3. DIOGO R. PEREIRA says:

    É perceptível o contágio emocional, isso fica muito nítido por exemplo no ambiente de trabalho, onde no dia a dia temos que lidar com muitas adversidades. Conseguimos observar como o clima do ambiente pode mudar de acordo com a demonstração das emoções das pessoas naquele momento. Temos sempre que estar atentos a não focar no negativo, visto que isso somente nos prejudica e influencia negativamente as pessoas que convivem conosco.

    • Severino Ribeiro da Silva Filho says:

      Infelizmente o negativo está sempre a nos rodear por isso temos que estar sempre atentos ao nosso dia a dia para não nos contaminar com a negatividade, para transmitir positividade no ambiente de trabalho, mesmo em dias ruins. Temos que motivar o time transmitindo positividade sempre, por isso, trabalhamos a inteligência emocional para entender as pessoas ao nosso redor.

  4. Felipe Camilo de Souza says:

    Estamos sujeitos aos contágios emocionais, sendo assim devemos nos policiar para que nós líderes não sejamos disseminadores de negatividade, ao passo que podemos ser a cura da negatividade, para cada ação negativa devemos criar 3 novas positivas a fins de neutralizar essa ação ou comentário negativo que venha surgir em nosso cotidiano (conforme aula do 2° encontro).

  5. LEONARDO MESSIAS DE OLIVEIRA says:

    Na minha opinião o contágio emocional influência muito no dia dia.tanto positivamente como negativamente.
    Principalmente nos líderes devemos sempre estar dispostos a ajudar e ser um lider servidor aonde com pensamentos positivos e ações para com a sua equipe estabeleça um ambiente favorável com energia e determinaçao.
    Pois se fizermos ao contrário com pensamentos negativos semblante para baixo , com certeza contaminamos a equipe isso influenciará diretamente nos resultados tanto profissional como pessoal.

  6. José Jordano Rodrigues Miranda says:

    A exposição constante a ambientes desgastantes, sem dúvidas, é um dos principais fatores para a transposição emocional, nos tornando assim o reflexo direto do ambiente na qual estamos inseridos. A construção da inteligência emocional se percebe em evolução quando o caos exterior não afeta mais, ou afeta menos do que anteriormente, o sentimento interior do indivíduo.

  7. Josimar Paulo de Abreu says:

    Devemos nos reservar, analisar cada situação e ter muito cuidado para não ser influenciado de forma negativa, além disso se manter atento para sempre influenciar o time positivamente.

  8. César Augusto says:

    A criação base pode até vir do berço mas mesmo na vida adulta, sem perceber estamos em constante mudança/adaptaçao devido ao ambiente em que estamos, até me parece que nosso cérebro está a maior parte do tempo em modo de defesa.

  9. ADRIANO SANTANA says:

    Influencias, estamos vivendo em uma época o onde as noticia correm e surgem rápido, temos que ter a consciência que podemos ser influenciados por tudo que enxergamos, escutamos ou lemos, temos que ter ama percepção analítica para tudo que está a nosso redor filtrar tudo que chega em nossos conhecimentos.

  10. Frederico Garbuio says:

    Devemos extrapolar para todos as boas notícias, boas perspectivas e conquistas!!! Problemas devemos resolver com empenho e dedicação, mas envolver apenas as pessoas necessárias para o tema. Vamos propagar positividade e contagiar todos, em nossos lares e no trabalho!

  11. FABRICIO VINICIUS RODRIGUES RIBEIRO says:

    Devemos sempre analisar o ambiente onde estamos , pois seremos afetados de forma positiva ou negativa e isso vai impactar nossos resultados.

  12. Mario Pedrosa Viana says:

    O contágio emocional exerce uma significativa influência em nossa rotina diária. Como líderes, é essencial que, juntamente com uma sólida inteligência emocional (IE), saibamos gerenciar e evitar que as emoções se generalizem e contaminem a equipe.

  13. Nicolas Fernandes de Paula says:

    Devemos estar atentos para não sermos contaminados pela negatividade. Ambientes povoados por pessoas assim, os tornam tóxicos e de difícil convivência. Essas pessoas acabam sendo automaticamente excluídas socialmente.

  14. Rubens Lopes Ribeiro Neto says:

    O contágio emocional pode ter um impacto significativo em nosso ambiente de trabalho, por isso é crucial estarmos atentos para não sermos envolvidos pela negatividade. É essencial manter uma clara separação entre o pessoal e o profissional, cultivando constantemente o otimismo e a positividade, mesmo nos dias difíceis, com isso contribuímos para todos tenham melhores resultados!

  15. Rubens Lopes Ribeiro Neto says:

    É crucial estarmos atentos para não sermos envolvidos pela negatividade, sendo essencial o fato de manter uma clara separação entre o pessoal e o profissional, cultivando constantemente o otimismo e a positividade, mesmo nos dias difíceis, com isso contribuímos para todos tenham melhores resultados.

  16. Geraldo de Melo Silva says:

    O contágio emocional nos afeta mesmo, este texto reflete muito o que sentimos, vou me dedicar bastante para melhorar este ponto.

  17. Nicolas Lossolli says:

    Eu acredito que devido a rapidez em que nosso mundo vive atualmente, as pessoas naturalmente fiquem estressadas devido a pequenas situações cotidianas e simples. Saber lidar com a negatividade é essencial para se desenvolver como pessoa.
    Na minha opinião, é um dos passos mais importantes pra melhorar sua qualidade de vida. Talvez aderir algum tipo de filosofia de vida, como o estoicismo, por exemplo, seja o primeiro passo para viver de forma mais leve e menos negativo.

  18. Rhitiere Leonardo says:

    É importante estamos contra a disseminação de negatividade, atitudes pessimistas podem comprometer o equilíbrio emocional e a evolução pessoal.

  19. Ana Júlia Ortigoza says:

    É importante entender como as emoções das outras pessoas podem nos afetar e como nossas próprias emoções podem afetar as pessoas que nos rodeiam, seja em casa ou no ambiente do trabalho. Pensar nisso nos ajuda a lidar melhor com as emoções, o que é fundamental para ter relacionamentos bons e nos sentirmos emocionalmente bem.

  20. Rafael de Almeida Lopes says:

    Quantas vezes nos arrependemos de atitudes que tomamos segundos depois? Quantas vezes essas atitudes impactam as pessoas ao nosso redor e não conseguimos enxergar? Trabalhar nossas emoções, acredito que sempre será o mais difícil em nossa passagem por aqui, mas não podemos permitir que as pessoas ao nosso redor sofram por nossas atitudes mal administradas. Levo comigo a convicção de que começar algo errado tende a terminar errado. Nós, líderes, precisamos ser o exemplo do melhor caminho a ser seguido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *