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GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS

Gestão de Pessoas por Competências: uma necessidade real para a época atual.

Inicialmente, a necessidade de reposicionamento das organizações frente ao cenário competitivo trouxe alterações nas formas de gerir pessoas. Mas não é só isso, as pessoas querem mais que um emprego, elas querem que o seu trabalho tenha valor e significado e além disso, querem ser felizes com o que fazem.

Ao mesmo tempo em que é necessário dar respostas rápidas ao mundo competitivo, também é necessário olhar para o colaborador de forma mais humanizada, fazendo-se necessária uma proposta inovadora de atuação em gestão de pessoas.

Logo, o modelo proposto em 1980 pelo pesquisador David McClelland tornou-se conhecido como Gestão de Pessoas por Competências e mostrou-se bastante eficiente para atender a essas necessidades.

Nele, tanto organizações quanto pessoas devem ser competentes. Assim, alinha-se as competências individuais associadas às necessidades organizacionais. O crescimento é mútuo. Paradoxalmente, essa responsabilidade é cada vez menor da área de Recursos Humanos para se tornar coletiva e institucional. Nesse modelo, a participação dos colaboradores, líderes e gestores é ampla e colaborativa.

Por isso, o foco principal dessa gestão está no interesse conciliado e equilibrado entre pessoas e organizações e no desenvolvimento mútuo.

Competências são:

Um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes (CHA) relacionado a atuação e responsabilidades dos profissionais que corrobora para uma alta performance.

CHA é o acrônimo das palavras Conhecimento, Habilidades e Atitudes que significam:

  • Conhecimento: ter o saber (domínio do conhecimento, informações, fatos, dados, etc)
  • Habilidades: saber fazer (ter proficiência naquela área)
  • Atitudes: querer fazer (demonstrar desempenho utilizando conhecimentos e habilidades quando necessário).

Acrescido ao CHA, temos também os valores (orientar o fazer) e a entrega (fazer), formando o novo acrônimo, CHAVE.

No Modelo por Competências, existe a crença do potencial ilimitado de desenvolvimento do ser humano. Justamente  é o domínio das competências que leva os profissionais e empresas a fazerem diferença no mercado.

Mas só isso não basta, é necessário que haja uma entrega verdadeira para alcançar os resultados desejados.

Competências, Potencial e Desempenho

E para terem resultados, as organizações dependem das competências e, cada vez mais, do engajamento de cada profissional para alcançar os objetivos de seus negócios.

O comprometimento e o envolvimento das pessoas contribuem e em muitos casos, de maneira decisiva, para resultados das organizações. Por isso, nada mais sensato, que  desenvolver e reter os talentos que detém essas competências.

Modelo por Competências e a Gestão de Talentos

Para isso, a gestão das pessoas deve ser realizada com maior foco no desenvolvimento e menos no controle do comportamento. Os colaboradores precisam sentir-se estimulados e reconhecidos para que possam evoluir continuamente. Desta forma suas competências serão retornadas para a empresa a níveis cada vez mais ascendentes.

E essa é a verdadeira integração das necessidades individuais aos objetivos e estratégias organizacionais, numa visão participativa, flexível e efetiva.

A proposta do Modelo de Gestão por Competências traz um grande impacto nos resultados. É verdade que não é fácil adotá-lo em uma organização rígida, centralizada e autoritária, já que requer uma troca constante e muitas transformações, em que ambos (empresa e profissional) estejam dispostos a se ajudar.

Por outro lado, existem colaboradores que não colaboram… Apesar de ter o CHAVE, se os seus valores estão em desacordo com a organização e sua Entrega não será a mesma. 

Mas posso garantir, diante das minhas experiências e como pesquisadora que esse modelo será extremamente relevante na nova economia que se desenha a partir da revolução industrial 4.0.

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Profa. Dra. Yeda Oswaldo

Doutora em Psicologia, Mestra em Educação, Psicóloga Positiva. Docente de Pós-Graduação. Cofundadora do Instituto ISI INFINITY. É pesquisadora, palestrante, escritora de assuntos relacionados à psicologia, liderança, gestão de pessoas e negócios. Master Coach e Mentora especialista em atendimentos a executivos, magistrados, médicos e pessoas de negócios. Credenciada e homologada pela Mercedes-Benz Brasil e Daimler AG (Alemanha) para atender gerentes, gerentes seniores e vice-presidentes.

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