Comportamento Observável
O comportamento não representa a pessoa na totalidade, mas é parte integrante de quem ela é, e principalmente, é a parte visível.
Se compararmos a um iceberg, o comportamento é a parte visível (observável), enquanto todo o resto é a parte submersa (interna, não visível).
Quando observamos os outros, podemos notar semelhanças incríveis no comportamento deles.
Baseados nessa observação, vários pesquisadores agruparam as afinidades comportamentais em 4 estilos. Mas foi somente com o Prof. PhD. de Harvard William Marston que a Metodologia DISC tornou-se conhecida.
Nela, os tipos comportamentais são divididos em Dominância, Influência, eStabilidade e Conformidade. Essa metodologia passou a ser amplamente utilizada em análises comportamentais (assessments).
O DISC deu origem à ferramentas que utilizam uma linguagem universal do comportamento humano observável. Diz respeito de como agimos e reagimos às situações em determinado ambiente e com base em certos estímulos.
Diferenças de Comportamento
Em uma interação social, por exemplo, alguns indivíduos são mais diretos e vigorosos, outros mais simpáticos e falantes. Já outros são mais acolhedores e pacientes e outros mais sérios e cuidadosos.
Isso não torna uma pessoa boa ou má, certa ou errada, simplesmente as tornam diferentes umas das outras, mas agrupadas em 4 estilos comportamentais observáveis. Por isso dizemos que o DISC é uma linguagem neutra; não defende um ou outro estilo, simplesmente descreve o que a pessoa é.
Todas as pessoas possuem traços dos quatro estilos e a maioria delas é uma combinação de dois deles. Entretanto, um se sobressai mais que os outros.
Identificando as Quatro Tendências Comportamentais DISC
O DISC possibilita a análise comportamental diante de quatro fatores predominantes:
1) Dominance – Dominância: O perfil dominante é um tipo de “executor” – caracterizado por ser autoconfiante, ter iniciativa própria, aceitar desafios, ser competitivo, individualista e empreendedor. Controlador, assertivo, gosta de poder e controle.
2) Influence – Influência: O perfil influente é o “comunicador“, persuasivo, entusiasmado, otimista e se relaciona facilmente com as pessoas. Comunicativo e voltado para relações interpessoais.
3) Steadiness – Estabilidade: A estabilidade é encontrada no perfil “planejador”: calmo e tranquilo, estável, consistente e conservador. Paciente e persistente.
4) Conscientiousness – Conformidade: A conformidade é representada pelo “analista“, preciso e atento aos detalhes, diligente, gosta de regras e normas. Estruturado e organizado.
É verdade que todos nós possuímos os quatro comportamentos por níveis de intensidade, mas um deles é predominante. Da mesma forma, são raríssimos os casos de DISC puros.
Se observar atentamente as pessoas do seu convívio, conseguirá identificar o perfil delas.
Quando entendemos profundamente cada um deles, é possível identificar as pessoas no dia a dia sem utilizar o relatório, somente mediante a observação.
A forma delas de agir, de conversar, de interagir, de andar, suas expressões faciais, como gerenciam conflitos são descritores do seu comportamento. E quando as observamos detidamente, conseguimos identificar seu estilo predominante.
1 comentário em “COMO ANALISAR O COMPORTAMENTO HUMANO”
Incrível!!!esse autoconhecimento!!!