APC: FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO HUMANO

comportamento

Além do comportamento, os valores, as crenças, as experiências de vida, os valores, a educação, o nível de maturidade, os hábitos, as percepções e outros elementos fazem parte da pessoa.

Comportamento Observável

O comportamento não representa a pessoa na totalidade, mas é parte integrante de quem ela é, e principalmente, é a parte visível. Se compararmos a um iceberg, o comportamento é a parte visível (observável), enquanto todo o resto é a parte submersa (interna, não visível).

Quando observamos os outros, podemos notar semelhanças incríveis no comportamento deles. Baseados nessa observação, vários pesquisadores agruparam as afinidades comportamentais em 4 estilos. Mas foi somente com o Prof. PhD. de Harvard William Marston que a Metodologia DISC tornou-se conhecida. Nela, os tipos comportamentais são divididos em Dominância, Influência, eStabilidade e Conformidade. Essa metodologia passou a ser amplamente utilizada em análises comportamentais (assessments).

O DISC deu origem à APC (Análise de Perfil Comportamental) que utiliza uma linguagem universal do comportamento humano observável. Diz respeito de como agimos e reagimos às situações em determinado ambiente e com base em certos estímulos.

Diferenças Comportamentais

Em uma interação social, por exemplo, alguns indivíduos são mais diretos e vigorosos, outros mais simpáticos e falantes. Já outros são mais acolhedores e pacientes e outros mais sérios e cuidadosos.

Isso não torna uma pessoa boa ou má, certa ou errada, simplesmente as tornam diferentes umas das outras, mas agrupadas em 4 estilos comportamentais observáveis. Por isso dizemos que a APC é uma linguagem neutra; ela não defende um ou outro estilo, simplesmente descreve o que a pessoa é.

Todas as pessoas possuem traços dos quatro estilos e a maioria delas é uma combinação de dois deles. Entretanto, um se sobressai mais que os outros.

Os quatro estilos comportamentais da APC são: Executor, Comunicador, Planejador e Analista. Quando entendemos profundamente cada um deles, é possível identificar as pessoas no dia a dia sem utilizar o relatório, somente mediante a observação.

A forma delas de agir, de conversar, de interagir, de andar, suas expressões faciais, como gerenciam conflitos são descritores do seu comportamento. E quando as observamos detidamente, conseguimos identificar seu estilo predominante.

Mas é somente com a APC que teremos uma mensuração objetiva, com validação, confiabilidade e dezenas de informações necessárias para atuar com segurança como Consultor em Análise Comportamental.

One thought on “APC: FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO HUMANO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso Legal: O resultado individual varia conforme o nível da habilidade aprendida, a dedicação e o esforço de cada participante. Dispensar

X