Comportamento Observável
O comportamento não representa a pessoa na totalidade, mas é parte integrante de quem ela é, e principalmente, é a parte visível.
Se compararmos a um iceberg, o comportamento é a parte visível (observável), enquanto todo o resto é a parte submersa (interna, não visível).
Quando observamos os outros, podemos notar semelhanças incríveis no comportamento deles.
Baseados nessa observação, vários pesquisadores agruparam as afinidades comportamentais em 4 estilos. Mas foi somente com o Prof. PhD. de Harvard William Marston que a Metodologia DISC tornou-se conhecida.
Nela, os tipos comportamentais são divididos em Dominância, Influência, eStabilidade e Conformidade. Essa metodologia passou a ser amplamente utilizada em análises comportamentais (assessments).
O DISC deu origem à APC (Análise de Perfil Comportamental) que utiliza uma linguagem universal do comportamento humano observável. Diz respeito de como agimos e reagimos às situações em determinado ambiente e com base em certos estímulos.
Diferenças de Comportamento
Em uma interação social, por exemplo, alguns indivíduos são mais diretos e vigorosos, outros mais simpáticos e falantes. Já outros são mais acolhedores e pacientes e outros mais sérios e cuidadosos.
Isso não torna uma pessoa boa ou má, certa ou errada, simplesmente as tornam diferentes umas das outras, mas agrupadas em 4 estilos comportamentais observáveis. Por isso dizemos que a APC é uma linguagem neutra; ela não defende um ou outro estilo, simplesmente descreve o que a pessoa é.
Todas as pessoas possuem traços dos quatro estilos e a maioria delas é uma combinação de dois deles. Entretanto, um se sobressai mais que os outros.
Os quatro estilos comportamentais da APC são: Executor, Comunicador, Planejador e Analista.
Quando entendemos profundamente cada um deles, é possível identificar as pessoas no dia a dia sem utilizar o relatório, somente mediante a observação.
A forma delas de agir, de conversar, de interagir, de andar, suas expressões faciais, como gerenciam conflitos são descritores do seu comportamento. E quando as observamos detidamente, conseguimos identificar seu estilo predominante.
Mas é somente com a APC que teremos uma mensuração objetiva, com validação, confiabilidade e dezenas de informações necessárias para atuar com segurança como Consultor em Análise Comportamental.
1 comentário em “APC: FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO HUMANO”
Incrível!!!esse autoconhecimento!!!