Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Blog

, , , ,

COMO ANALISAR O COMPORTAMENTO HUMANO

Teoria DISC

Comportamento Observável

O comportamento não representa a pessoa na totalidade, mas é parte integrante de quem ela é, e principalmente, é a parte visível.

Se compararmos a um iceberg, o comportamento é a parte visível (observável), enquanto todo o resto é a parte submersa (interna, não visível).

Quando observamos os outros, podemos notar semelhanças incríveis no comportamento deles.

Baseados nessa observação, vários pesquisadores agruparam as afinidades comportamentais em 4 estilos. Mas foi somente com o Prof. PhD. de Harvard William Marston que a Metodologia DISC tornou-se conhecida.

Nela, os tipos comportamentais são divididos em Dominância, Influência, eStabilidade e Conformidade. Essa metodologia passou a ser amplamente utilizada em análises comportamentais (assessments).

O DISC deu origem à ferramentas que utilizam uma linguagem universal do comportamento humano observável. Diz respeito de como agimos e reagimos às situações em determinado ambiente e com base em certos estímulos.

Diferenças de Comportamento

Em uma interação social, por exemplo, alguns indivíduos são mais diretos e vigorosos, outros mais simpáticos e falantes. Já outros são mais acolhedores e pacientes e outros mais sérios e cuidadosos.

Isso não torna uma pessoa boa ou má, certa ou errada, simplesmente as tornam diferentes umas das outras, mas agrupadas em 4 estilos comportamentais observáveis. Por isso dizemos que o DISC é uma linguagem neutra; não defende um ou outro estilo, simplesmente descreve o que a pessoa é.

Todas as pessoas possuem traços dos quatro estilos e a maioria delas é uma combinação de dois deles. Entretanto, um se sobressai mais que os outros.

Identificando as Quatro Tendências Comportamentais DISC

O DISC possibilita a análise comportamental diante de quatro fatores predominantes:

1) Dominance – Dominância: O perfil dominante é um tipo de “executor” –  caracterizado por ser autoconfiante, ter iniciativa própria, aceitar desafios, ser competitivo, individualista e empreendedor. Controlador, assertivo, gosta de poder e controle.

2) Influence –  Influência: O perfil influente é o “comunicador“, persuasivo, entusiasmado, otimista e se relaciona facilmente com as pessoas. Comunicativo e voltado para relações interpessoais.

3) Steadiness – Estabilidade: A estabilidade é encontrada no perfil “planejador”: calmo e tranquilo, estável, consistente e conservador. Paciente e persistente.

4) Conscientiousness – Conformidade: A conformidade é representada pelo “analista“, preciso e atento aos detalhes, diligente, gosta de regras e normas. Estruturado e organizado.

É verdade que todos nós possuímos os quatro comportamentos por níveis de intensidade, mas um deles é predominante. Da mesma forma, são raríssimos os casos de DISC puros.

Se observar atentamente as pessoas do seu convívio, conseguirá identificar o perfil delas.

Quando entendemos profundamente cada um deles, é possível identificar as pessoas no dia a dia sem utilizar o relatório, somente mediante a observação.

A forma delas de agir, de conversar, de interagir, de andar, suas expressões faciais, como gerenciam conflitos são descritores do seu comportamento. E quando as observamos detidamente, conseguimos identificar seu estilo predominante.

Artigos relacionados

Profa. Ma. Elaine Dias

Doutoranda e Mestra em Administração, MBA em Administração Financeira, MBA em Finanças Públicas, Contadora. Pesquisadora e professora de Graduação e MBA. Cofundadora do Instituto ISI INFINITY onde forma coaches, analistas comportamentais e mentores. Pesquisadora e professora de Graduação e MBA. Avaliadora do Quero-Estadão de instituição de ensinos superiores. Escritora, Membro da Academia Limeirense de Letras. Consultora por 20 anos em gestão de negócios e de custos. Master Coach e Mentora de Executivos e Pessoas de Negócios.

1 comentário em “COMO ANALISAR O COMPORTAMENTO HUMANO”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima