Nesse artigo falamos sobre o desenvolvimento da criatividade, uma importante soft skill.
O pensamento criativo, caracterizado pela habilidade de pensar além do convencional e encontrar soluções inovadoras para problemas complexos, foi reconhecido pelo World Economic Forum como uma das dez habilidades mais importantes para o futuro do trabalho em 2023, destacando sua relevância em todas as áreas.
Vivemos em um mundo de constantes descobertas e muita competitividade, que precisa de soluções cada vez mais inovadoras, rápidas e melhores.
Nesse contexto, a criatividade desponta como uma das soft skills (competências comportamentais e socioemocionais) mais valorizadas no mercado.
Todos somos Criativos?
Importante lembrar que a criatividade não está relacionada somente com a arte, fazer desenhos bonitos e coloridos ou contar e escrever histórias interessantes.
E mais: para o psicólogo Robert Sternberg, ela é um tipo de inteligência. portanto, em maior ou menor grau, todos somos criativos.
Pense bem: somente por viver há um poder criativo em você. Se não tivesse a capacidade de dar respostas inovadoras e úteis aos problemas que lhe foram apresentados desde a infância, sequer estaria vivo.
Portanto, sim, você é criativo e tem o poder de solucionar um problema ou de transformar coisas.
Aceite, acredite e tire proveito desse potencial. Dessa forma, o que talvez você precise, é desenvolvê-la a níveis mais elevados. E se está compreendendo o que digo nesse momento, possui capacidade de potencializar a criatividade que já existe em você.
Contudo, é importante entender que as soluções criativas não ocorrem do dia para a noite, elas passam por um processo de maturação.
No Instituto ISI Infinity, não ficamos mais ansiosos se estamos sem ideias, sabemos que existe o momento certo de elas aparecerem.
Por isso, o que parece acontecer em lampejos criativos e na forma de “eureka”, na realidade integra um processo que exige esforço e determinação.
Ao compreender isso, um importante educador criou um excelente modelo para desenvolvimento da criatividade por meio do pensamento.
Criatividade: A Arte do Pensamento
Graham Wallas, educador e psicólogo social inglês em 1926 criou o modelo de processo criativo chamado de “A Arte do Pensamento”, o qual dividiu em quatro estágios.
Nós utilizamos essa fórmula no Instituto ISI INFINITY e você também poderá adotá-la daqui para frente para potencializar a sua criatividade.
Garantimos que ela é especialmente útil para soluções criativas no trabalho!
Quatro Passos do Processo Criativo
Em primeiro lugar, tenha em mente o que deseja solucionar, depois, siga os passos a seguir:
- Preparação: é a fase de investigação, observação, pesquisas, reunião de dados e informações que contribuirão para a solução do problema.
- Incubação/relaxamento: afastamento do problema, desligar-se dele, fazer outra coisa, deixá-lo de lado por um tempo.
- Iluminação: os pensamentos emergentes começam a fazer sentido, é a fase de associações e organização; não force esse momento, as ideias surgirão mais cedo ou mais tarde.
- Verificação: avaliar de forma racional a ideia e trazê-la para a realidade. Validar por meio de opiniões, críticas e avaliações dos outros.
Enfim, para solucionar algum problema, siga as etapas do processo criativo e acredite que pode desenvolver essa habilidade tão valorizada no Mundo 4.0!
Artigo escrito com a colaboração da Profa. Dra. Yeda Oswaldo.