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AMIZADE E O PROFISSIONALISMO: COMO CONCILIAR

Amizade e profissionalismo parecem a princípio, inconciliáveis. Mas não são. É possível e saudável ter amizade com o seu colega fora do horário de trabalho.

A explicação remonta a brilhante história da própria empresa de mais de 50 anos, onde trabalham também pessoas da família.

É bastante comum em ambientes onde as pessoas convivem por tanto tempo existir um relacionamento afetivo informal e pessoal entre elas, o que poderia gerar uma falta de profissionalismo.

Entretanto, é exatamente o contrário que presenciamos, existindo naquela organização, um clima combinado de amizade e profissionalismo.

Não se pode criar esse ambiente por imposição. É algo construído ao longo do tempo, a começar pelo exemplo dos próprios dirigentes.

O ambiente de amizade não prejudica a produtividade quando é sinérgico e gera cooperação entre as pessoas para alinhar resultados e processos. Por isso, discordamos quando dizem para separar o lado “profissional” do “pessoal“, somos seres humanos únicos e integrais e nossa vida é uma só.

É um paradigma acreditar que amizade não combina com profissionalismo. Quando cada um sabe seu lugar e seus limites essa convivência harmônica potencializa um clima positivo. A aplicação da Psicologia Positiva nas organizações incentiva os bons relacionamentos interpessoais entre a equipe. 

Em outras organizações é possível perceber a harmonia das pessoas que lá trabalham. Alguns são padrinhos de filhos e de casamento e algumas amizades duram a vida toda. Mas para existir um clima de amizade e entrega, o líder tem um papel fundamental. 

A Importância da Liderança

Tudo começa pelo exemplo top-down. Se os próprios líderes maiores não são capazes de criar um clima que gere confiança e respeito, nada disso é possível. As pessoas se ajustam ao clima ou se excluem dele. E os grandes influenciadores do clima são as lideranças.

Voltando ao exemplo inicial da empresa, as pessoas que lá estão se adaptam a esse cultura de amizade e profissionalismo, mas compreendem a necessidade de respeito e moderação.

As lideranças dessa organização, a começar pelo CEO, acreditam no companheirismo e que podem sim, ter relacionamentos saudáveis por meio da amizade verdadeira com os que lá trabalham. 

Amizade x Profissionalismo

Por outro lado, quanto esses limites não existem naturalmente, algumas organizações são contrárias ao relacionamento afetuoso entre seus trabalhadores. Exemplos de líderes inadequados, que confundem as coisas é o que não faltam.

Nesses casos ocorrem muitos excessos, churrascos, viagens e bebedeiras na casa do chefe podem ser o caminho para a amizade, mas estão opostos ao profissionalismo. É preciso disciplina e maturidade de todas as partes, a começar da liderança.

Finalmente, se for para escolher um clima de amizade ou profissionalismo, escolha os dois, eles podem sim, conviver juntos.

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Profa. Dra. Yeda Oswaldo

Doutora em Psicologia, Mestra em Educação, Psicóloga Positiva. Docente de Pós-Graduação. Cofundadora do Instituto ISI INFINITY. É pesquisadora, palestrante, escritora de assuntos relacionados à psicologia, liderança, gestão de pessoas e negócios. Master Coach e Mentora especialista em atendimentos a executivos, magistrados, médicos e pessoas de negócios. Credenciada e homologada pela Mercedes-Benz Brasil e Daimler AG (Alemanha) para atender gerentes, gerentes seniores e vice-presidentes.

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