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EMOÇÕES NEGATIVAS SÃO CONTAGIOSAS

As emoções negativas intensas são contagiosas.

No cenário atual somos bombardeados com informações ruins, gerando emoções negativas que podem se espalhar para centenas de pessoas, de forma presencial ou online. E assim, criar nervosismo e pânico generalizados.

Indiscutivelmente, tal como um fumante passivo que absorve o ar contaminado do tabagista, a negatividade é altamente contagiosa. Por conseguinte, o simples fato de uma pessoa andar de forma rápida pela sala, digitar com fúria no teclado ou respirar rapidamente, provoca uma sensação ruim em nós.

Da mesma forma, se você tem contato com uma pessoa ansiosa por somente cinco minutos, as chances de também ficar ansioso aumenta muito.

Infelizmente, o ser humano pode se contaminar emocionalmente por coisas muito pequenas.  Uma única pessoa que sai do grupo do WhatsApp tem o poder de levar várias outras. Chega ao ponto até do grupo se desfazer por inteiro.

Isso ocorre porque a saída de uma pessoa é percebida como algo negativo – relacionada a uma ameaça. Esse fato cria um alerta no cérebro das outras, que agem por impulso, imitando-a e assim sucessivamente, até ocorrer uma contaminação generalizada. Elas não raciocinam se foi a melhor opção, simplesmente partem para a ação e saem do grupo.

Resta saber se o mesmo ocorre com as emoções positivas.

Emoções Positivas também são Contagiantes?

Segundo Daniel Goleman relata em seu incrível livro “Inteligência Social”:

O fato de que podemos desencadear qualquer emoção em outra pessoa — e ela em nós — atesta o poderoso mecanismo por meio do qual os sentimentos de uma pessoa se espalham para outras. Esses contágios são a principal transação da economia emocional, o intercâmbio de sentimentos que acompanha toda interação humana, não importa qual seja o tema em questão.

Então a resposta para a pergunta “as emoções positivas também são contagiosas? “A resposta é sim! Assim como somos contaminados pela negatividade, a positividade também pode mudar ambientes. De forma presencial ou remota.

Quando os espectadores vêem postagens positivas nas redes sociais, eles reagem com emoções positivas intensificadas.

Basta dizer quanto a risada de uma pessoa contamina as demais. Quando ela dá gargalhadas perto de nós, é quase irresistível não acompanhá-la.

Quando as pessoas não agem por impulso, raciocinando antes de responder, não se deixam contaminar facilmente. Por essa razão, é preciso ter consciência e combater o contágio emocional. Mesmo em situações adversas como problemas no mercado ou na economia e até mesmo em relação às questões de saúde pública.

Por fim, você não será contaminado emocionalmente se estiver equilibrado, caso contrário, reagirá aos estímulos negativos automaticamente, sem pensar que também pode ser um disseminador da negatividade.

—————————————

Artigo escrito em parceria com a Profa. Ma. Elaine Dias.

Profa. Dra. Yeda Oswaldo

Doutora em Psicologia, Mestra em Educação, Psicóloga Positiva. Docente de Pós-Graduação. Cofundadora do Instituto ISI INFINITY. É pesquisadora, palestrante, escritora de assuntos relacionados à psicologia, liderança, gestão de pessoas e negócios. Master Coach e Mentora especialista em atendimentos a executivos, magistrados, médicos e pessoas de negócios. Credenciada e homologada pela Mercedes-Benz Brasil e Daimler AG (Alemanha) para atender gerentes, gerentes seniores e vice-presidentes.

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30 comentários em “EMOÇÕES NEGATIVAS SÃO CONTAGIOSAS”

  1. Quando entramos em um ambiente ou até mesmo uma casa, onde as emoções negativas dominam, acabamos nos contaminando por elas, mas quem tem um controle emocional, consegue enxergar com clareza o que acontece nesse ambiente e sair ileso da situação

  2. Felipe Camilo de Souza

    “Um sorriso, muda tudo, um sorriso muda o mundo”, então abuse do seu sorriso, e mude seu mundo. Modifique seu dia, comece sorrindo, seja você mesmo o protagonista da felicidade e das emoções positivas.

  3. LEONARDO MESSIAS DE OLIVEIRA

    Minha opinião sobre ter um ambiente favorável com o time é olhar nos olhos das pessoas comprimentalas cordialmente,entender a suas necessidades e não a ignoralas ter a percepçao do que está acontecendo com cada liderado para que possamos ajudar da melhor maneira possível,pois somos seres emocionais e temos sentimentos e nao podem ser ignorados,sabemos que temos resultados e metas a ser cumpridas,mais se não tivermos um ambiente muito bom no nosso dia a dia a tendência e só ir ladeira abaixo .se tivermos um ambiente bom com certeza os resultados viram pois uma coisa está lingada com a outra.

  4. José Jordano Rodrigues Miranda

    Um líder que possui inteligência emocional madura também contribui para a mitigação de negativismo em seu ambiente profissional. A gentileza e a educação são coisas que ultrapassam o conceito de liderança, sendo os alicerces de uma cultura que favorece o humanismo.

  5. Severino Ribeiro da Silva Filho

    Tanto as emoções negativas como as positivas podem mudar o ambiente de uma forma generalizada. Emoções negativas quando expostas ao ambiente fazem com que o time fique apreensivo e tenso. Quando recebemos uma carga negativa , seria como uma bomba que arrasa vidas. Da mesma maneira, emoções positivas geram um ambiente tranquilo e é isso que devemos ter em mente mesmo que no dia a dia sejamos bombardeados por tais emoções. Foco sempre.

  6. Josimar Paulo de Abreu

    Devemos tomar cuidado para não se tornar uma “esponja” e absorver somente carga negativa, pois no mundo atual estamos propensos a absorver negatividade, o dia a dia está mais corrido, a vida se tornou mais difícil no pós pandemia e com as guerras atuais, se não nos mantermos atentos, corremos um sério risco de nos tornarmos catalisadores negativos. O líder atual precisa estar preparado para passar positividade mesmo nos tempos difíceis, e para isso tem que filtrar muito bem as informações que recebe.

  7. Não é a velha historia da maça podre, estamos falando da emoção onde pode ser contagiosa sim mas também pode ser transformada em uma emoção positiva, para que isso não aconteça temos que ter o autocontrole emocional, ser neutros ficar com o senso analítico sempre em alerta, filtrar a situação, procurar mudar o cenário para que ele se torne mais leve.

  8. As emoções contagiam, portanto, devemos buscar o equilíbrio para não sermos afetados por sentimentos ruins e para que possamos transmitir emoções positivas.

  9. FABRICIO VINICIUS RODRIGUES RIBEIRO

    Devemos trabalhar nossa inteligência emocional para termos total controle das nossas emoções assim não sendo afetados por emoções negativas.

  10. NICOLAS FERNANDES DE PAULA

    Emoções possuem o poder de contagiar, tanto negativas quanto positivamente. Pessoas com positividade tendem a ser exemplo e estimulo para outras. Lideres que possuem inteligência emocional desenvolvida conseguem melhores resultados.

  11. Rubens Lopes Ribeiro Neto

    Nossas emoções são, muitas vezes, involuntárias, e como diz o ditado “o corpo é o teatro das emoções”, é fundamental desenvolvermos nossa inteligência emocional. Ao fazer isso, buscamos alcançar um controle mais efetivo sobre elas, com o objetivo de reduzir o negativismo e irradiar energias positivas. Essa prática contribui para tornar o ambiente de trabalho mais tranquilo, harmonioso, leve e equilibrado.

  12. Geraldo de Melo Silva

    Precisamos está bem atentos para não sermos contaminados com as emoções negativas, que nos afeta muito e estraga o ambiente, a convivência, a produtividade enfim, seja no trabalho ou no seu convívio.

  13. Acredito que o grande objetivo, para torna-se um líder melhor, é a sensação de entrar na sala e seu liderado ficar feliz em ter você com ele. Pois ele sabe que você traz uma sensação positiva no ambiente, por mais que o dia tenha várias cobranças ou situações estressantes.
    Ele confia em você e sente uma próxima mais aberta. A comunicação melhora, o resultado melhora, e a harmonia do ambiente também.

  14. Pessoas equilibradas têm menos probabilidade de serem afetadas negativamente e podem, por sua vez, contribuir para espalhar emoções positivas.

  15. Ana Júlia Ortigoza

    Devemos sempre buscar o equilíbrio entre a razão e a emoção, para que as emoções alheias (principalmente as negativas) não nos influenciem, e assim possamos manter um ambiente de trabalho positivo e produtivo.

  16. Rafael de Almeida Lopes

    Em um ambiente de trabalho, emoções negativas podem se espalhar de maneira contagiosa, afetando o moral e a produtividade de todo o time. Essa contaminação emocional pode surgir de atitudes inadequadas, estresse ou insatisfação de um membro da equipe, impactando negativamente os outros. É crucial que nós líderes estejam cientes e trabalhem ativamente na promoção de um ambiente emocionalmente saudável. Estratégias incluem a promoção de comunicação aberta, gestão eficaz do estresse e incentivo a atitudes positivas, contribuindo para um clima organizacional mais positivo e produtivo.

  17. É preciso estar sempre se auto analisando, as vezes não conseguimos enxergar um ambiente toxico, é preciso, parar, analisar e admitir esse comportamento negativo que estou praticando não esta sendo legal, tenho que melhorar. Evolução

  18. Adriano da Costa Spadoni

    Eu prefiro contagiar meu liderados com bom humor. Claro que é inevitável termos momentos ruins durante o dia, mas procuro manter o equilíbrio emocional, com tendência a situações positivas, para beneficiar o clima organizacional.
    Colocar um sorriso no rosto de uma pessoa é algo excelente e desafiador e muda muito o peso da pressão em nosso dia a dia.

  19. Daniela Mattioli

    É muito importante não nos deixar contaminar por pessoas / comentários negativos e tentar manter o equilíbrio entre a razão e a emoção trazendo energia positiva para os seus liderados para que os mesmos trabalhem em um clima harmonioso e produtivo.

  20. Daniele Fanhani

    O contágio emocional negativo pode ser prejudicial para o ambiente de trabalho e para o desempenho da equipe. Se um membro da equipe está demonstrando emoções negativas, como estresse, desânimo ou frustração, isso pode se espalhar para os outros membros da equipe, afetando o moral, a motivação e a produtividade de todos. Temos exemplos claros de perca de um número considerado de profissionais de uma mesma equipe, onde o contágio emocional negativo é alto e a necessidade de encontrar a raiz da negatividade é urgente, porém não tão fácil de se encontrar.

  21. Conceção Bueno

    “O sorriso diminui o cortisol, o hormônio do estresse, e promove uma visão mais otimista das situações. Sorrir gera empatia e confiança nas pessoas ao nosso redor, tornando as relações mais harmoniosas. O sorriso ajuda a resolver conflitos de forma mais leve e eficaz, tornando-nos mais resilientes.” Vamos sorrir, mesmo quando não estamos com muita vontade, que nossa expressão vai se abrir e nos aproximará das pessoas. Então, contagiemos positivamente uns aos outros!!

  22. Compreender nossas emoções nos ajuda a evitar uma contaminação negativa do ambiente, pois as vezes um comentário negativo gera um turbilhão de emoções negativas na outra pessoa, fazendo com que ela tome decisões baseada nas emoções. Nos controlar emocionalmente, evitar o contágio negativo do ambiente e propiciar o contágio positivo é a melhor opção.

  23. O líder que tem o controle emocional pode ajudar a transformar as emoções negativas de um ambiente, em positivas, olhando pra os problemas em diferentes perspectivas, buscando enxergar sempre o lado positivo.

  24. É muito prazeroso quando você está num ambiente com emoções positivas, pois você consegue criar, se desafiar, promover projetos diversificados, lidamos com a confiança e não temos aquela sensação de “estou preso”, pois ambiente positivos, nos remete a autonomia, isso quer dizer que todos (time), conseguem obter resultados satisfatórios.

  25. Hoje um simples bom dia bem dados , as pessoas mudam seu comportamento e com isso, a negatividade fica de lado. Temos que ir trabalhar e ter uma vontade de vir e mudar o dia de todos, o líder pode fazer isso, só depende de cada um de nós.

  26. Muito legal saber que sim, as emoções são contagiantes e que temos o poder de tornar os ambientes mais saudáveis, sempre tomando cuidado para não ser contagiado por emoções ruins e nem contaminar o grupo. Precisamos cuidar disso no dia a dia e utilizar as emoções de forma correta.

  27. Como o próprio artigo exemplifica, como é delicioso quando nos percebemos sorrindo por presenciarmos alguém às gargalhadas. Por isso precisamos trabalhar constantemente para contagiar o outro com energia positiva, tornando as relações muito melhores, em qualquer ambiente. Mas como seres humanos, não podemos negar que as negativas também aparecem. Neste momento o conhecimento de si mesmo e do outro trará o equilíbrio necessário para minimizar ou anular os impactos ruins.

  28. Neste caso o auto conhecimento fala muito alto, tomar conhecimento, analisar e determinar o quanto aquilo deve impactar sua mente é algo nobre. Diariamente somos contagiados e devemos direcionar nossa atenção às emoções positivas.

  29. Se comunicar com equipe com dados de gentileza, como: Bom dia! Solicitar algo como o final da frase por gentileza, demostrar gratidão é importante em nosso momento de tratativa com as pessoas. Não somente som a equipe, mas também com nossos pares e superiores. “Gentileza gera gentileza”

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