GERAÇÃO: COMO SOLUCIONAR CONFLITOS

gerações

Diversidade geracional: características de cada geração.

Pela primeira vez na história, temos várias gerações trabalhando juntas na mesma organização. Assim, já era de se esperar que existam conflitos no ambiente de trabalho ocasionados pelas diferenças geracionais. Diante da diversidade comportamental e dos valores, as adversidades e os problemas como os de relacionamento e de comunicação acabam surgindo nesse contexto.

Nas organizações, assim como em todos os lugares onde existem relacionamentos interpessoais, é muito provável que surjam conflitos entre pessoas e grupos.

Sendo assim, os conflitos fazem parte do cotidiano corporativo e muitos desses ocorrem por divergência de opiniões e valores geracionais.

Compreender as características e trabalhar com a diversidade das gerações torna-se um grande desafio para as organizações na administração de conflitos. Pesquisas apontam que 75% da empresas brasileiras apresentam conflitos entre as gerações Baby Boomer, X, Y e Z.

Geração Baby Boomer

A geração BB, acrônimo das palavras Baby Boomer (pessoas nascidas entre 1946-1964) foi a grande responsável pelo termo “workaholic” já que para essas pessoas o trabalho sempre foi prioridade, assim como a lealdade aos empregadores. 

Algumas características dessa geração:

  • Conservadores
  • Leais
  • Pessoas fechadas, não se abrem para questionamentos
  • Apreciam e respeitam as hierarquias
  • Por terem sido educados de forma rígida e formal prezam por regras ,disciplina e obediência

Para os BB, não existe nenhum problema em trabalhar anos no mesmo local e seguir as regras da organização. A grande vantagem dessa geração é sua grande experiência e conhecimentos no mercado corporativo. Os valores dos Baby Boomers estão voltados para o sucesso, a realização, a ambição e o compromisso. 

Geração X

Para a geração X (pessoas nascidas entre 1965-1979) o equilíbrio e a conciliação entre a família e o trabalho é fundamental, sem isso, se sentem desmotivados.

Algumas características dessa geração: 

  • Não gostam de transformações muito radicais
  • São materialistas
  • Cumprem objetivos, mas não gostam de prazos
  • Focados em ações que trazem resultados

Não gostam de hierarquia, adoram o trabalho em equipe, gostam de ganhar dinheiro, não veem mistério em computadores. Tem pouco receio em compartilhar suas ideias e descobertas. Bastante aproveitada na implantação/supervisão de projetos. Seus valores são a independência e justiça.

Geração Y

A geração Y (pessoas nascidas entre 1980-1994) foi a primeira a conviver, nas escolas, com a tecnologia. Os adultos buscam uma formação de qualidade, assim como a qualidade de vida.

Algumas características dessa geração: 

  • Gostam de desafios
  • Lealdade a si mesmos
  • Excesso de segurança e confiança em si
  • Imediatistas
  • Conectados
  • Multitarefas
  • Individualistas
  • Senso de urgência

É uma geração imediatista e ansiosa que faz questão de colocar sua opinião em destaque. Seus valores são a autoconfiança, o sucesso financeiro, o trabalho em equipe, a lealdade a si mesmo e aos relacionamentos.

Geração Z

Na geração Z (pessoas nascidas entre (1995-2010) encontram-se os próximos C-Levels, provavelmente ocupando cargos que ainda não existem. São profundamente marcados pela internet e jogos virtuais, o que os fazem, muitas vezes, negligenciar as relações interpessoais. Paradoxalmente, eles se conectam amplamente com a diversidade e são os que mais se engajam nas causas sociais. 

Algumas características dessa geração: 

  • Valorizam o corpo e a beleza
  • São dispersos
  • Aprendem rápido, mas tem dificuldade de concentração
  • Consumidores conscientes
  • Desejos constantes de novas experiências

São hipercognitivos, apreciam informações visuais. Transitam por várias comunidades e são capazes de viver múltiplas realidades, presenciais e digitais ao mesmo tempo. Não tem medo de se mostrar como realmente são. Seus valores são a transparência e respeito à diversidade.

Geração Alpha

Para a geração Alpha (nascidas entre 2011-2025), já não existe separação entre a vida real e a virtual. São pessoas hiperestimuladas. Quando entrarem no mercado de trabalho, trarão mudanças ainda mais profundas nas organizações, comunidades e sociedade. 

Algumas características dessa geração: 

  • Agilidade 
  • Curiosidade
  • Permanentemente conectados
  • Hipertecnológicos
  • Hipervisuais

Seus valores são a sustentabilidade e ética.

Como Resolver os Conflitos das Gerações

Sem dúvida, para lidar com conflitos geracionais, as organizações e, principalmente, seus líderes, precisam compreender as motivações e valores de cada geração, bem como seus estilos de trabalho. Quanto mais você souber sobre cada geração, mais apto estará para lidar com problemas e gerenciar conflitos.

Os Baby Boomers (BB) são direcionadores e não gostam de ser gerenciados em detalhes. Preferem resolver as coisas por meio de conversas individuais e presenciais.

A comunicação com a Geração X exige franqueza, especificidade, respeito pelo interlocutor e seu tempo, abertura à discussão e autenticidade. Eles são frequentemente caracterizados por extrema autoconfiança ou ceticismo. Essa geração é mais reservada e prefere chamadas de voz ou e-mails.

A Geração Y prefere orientações específicas, mas também gosta de ter voz. Valoriza trabalhar em equipes abertas e honestas, gostam de reconhecimento e expressam-se bem em contextos colaborativos. Apreciam reuniões presenciais, mas também gostam de receber informações via texto para processar e responder no seu tempo.

A Geração Z gosta de entender o porquê das coisas, é questionadora e aprecia o compartilhamento de informações. Essa geração é fortemente influenciada por comunicação visual, imagens, vídeos e gráficos, além de valorizar redes sociais, respostas rápidas e conteúdo autêntico e personalizado.

Estudos indicam que a Geração Alpha valoriza a transparência na comunicação. Durante conflitos, é importante destacar a necessidade da preservação de virtudes e valores, gerenciar emoções, cultivar o pensamento crítico, trabalhar em equipe e construir relacionamentos estáveis.

Em conflitos, os BB podem assumir papéis de mentores, enquanto os Y podem trazer ideias criativas para solucionar problemas.

Independentemente da geração, o diálogo deve ser uma prática constante, assim como o feedback contínuo.

As organizações devem valorizar o melhor de cada geração (sabedoria dos BB, dedicação da X, habilidades sociais da Y e perfil multitarefa da Z), buscando pontos comuns e utilizando as diferenças de maneira positiva.

 
Escrito em parceria com a Profa. Elaine Dias.

22 thoughts on “GERAÇÃO: COMO SOLUCIONAR CONFLITOS

  1. Ewerton Macário says:

    A empresa tem encontrado dificuldades em retenção uma vez que as gerações mais recentes, principalmente a Z, tem uma característica imediatista e na maioria das vezes sua ansiedade impede até de ter saltos importantes na carreira. Como buscam ascensão rápida, a mudança para outras empresas é constante o que dificulta ainda mais o desenvolvimento desta geração.

    • Profa. Ma. Elaine Dias says:

      É verdade, Ewerton, as gerações mais jovens têm realmente essa característica do imediatismo pois cresceram em ambientes em que tudo é muito rápido e ansioso e ao mesmo tempo, frágil.
      Abraços da Profa. Yeda

  2. Janaina Campos says:

    A ideia de extrair o “melhor de cada geração” é ideal, porém, penso que bem complexa. É um exercício da liderança mapear essa equipe, entender as gerações dos membros dessa equipe onde todos poderiam e deveriam colaborar e contribuir fortemente com o ambiente e resultados.
    Na práticas, as vezes entendo que as empresas “querem” essa diversidade, porém, não revisam políticas, processos, estruturas e assim não tornam-se atrativas para uma ou outra geração.

    • Profa. Ma. Elaine Dias says:

      Correto, Janaína. Algumas pessoas, líderes e organizações querem mudar, continuando a fazer as mesmas coisas. Ou melhor, acham que eles estão ok e desejam que os outros mudem. Mas obviamente, a mudança começa com cada um. 🙂

  3. Verônica Felix Lima says:

    É importante compreender que todas as gerações tem seus pontos fortes e trabalhar de forma estratégica, fortalecendo os pontos fortes de cada um e incentivando a interação para que aprendam uns com os outros. Certamente ao longo da história as diferenças geracionais sempre ocorrem e de forma diferente, e sempre há preocupação em relação às gerações mais novas. Mas o fato é que evoluímos muito até aqui e certamente não vamos deixar de evoluir.

    • Profa. Ma. Elaine Dias says:

      Certamente, Verônica, a mudança é a única constante da vida. Para evoluir, é preciso mudar. Obrigada pelas contribuições.

  4. ANDRE WILLIAN CANDIDO says:

    E difícil compreender todas as gerações, porém acredito que o líder tem um papel importante na extração do melhor de cada um , fazendo com que cada um consiga compartilhar e aceitar novos conceitos , não é fácil mais em conjunto estamos em um caminho constante de crescimento, se olharmos pra traz até o atual momento conseguimos ver o tanto que evoluímos , como pessoas e como ” empresa”

  5. DANIEL PINHEIRO VELASCO says:

    O lider deve conhecer cada um e suas preferências e sempre que puder, agir de forma que o melhor de cada geração seja extraído. Dar voz a cada uma delas pode ser a solução para uma prestação se serviços capaz de encantar a cada um de seus clientes, onde muitas vezes também terão grande diversidade de gerações.

  6. NARCIANE BERTOLACCINI DE SOUZA says:

    Alguns pontos de desafio são lançados ao líder atual. Capacidade de conhecer sua equipe, suas demandas e características geracionais. Resiliência para adaptar-se as possibilidades de mercado. Desenvolvimento de Soft Skills. Ou seja, compreender, argumentar, e mostrar a possibilidades de adaptação das gerações as propostas que devem ser sempre renovadas. Ser fluido é uma necessidade para as lideranças, pois uma gestão engessada, além de dificuldades, terá insucessos em seus processos.

  7. José Veridiano Alves Junior says:

    O líder necessita conhecer o perfil de sua equipe, pois cada geração necessita um tipo de tratativa, identificando as características de cada colaborador na organização.

  8. Rebeca Rizzo Penteado says:

    A comunicação, por mais que seja a chave para a maior parte das resoluções de conflitos com colaboradores, sem o conhecimento do perfil de seus funcionários, assim como, sem a compreensão das características de sua geração, faz com que esta seja ineficiente. O líder deve se desenvolver para que sua comunicação seja compreensível desde os BBs até os alphas.

  9. Gisele Delazari says:

    Bom dia,
    Como já mencionado nos comentários acima, a comunicação é um item importante dentro do papel da liderança e quando você conhece os valores dos seus liderados, assim como qual geração ele faz parte, isso nos auxilia no modo de comunicação, e esta se torna mais efetiva.

  10. Daniela Mattioli says:

    É importante o lider conhecer o perfil da geração da equipe para auxiliar na comunicação e modo de agir.

  11. Fabiane Masiviero says:

    Conectar diferentes gerações no ambiente de trabalho é essencial para promover um ambiente colaborativo e produtivo. Como líder hoje me encontro na media liderança, tendo como superiores pessoas da geração X e subordinados da Z. Eu mesma sou millennium. Acho importante tendo em vista estas características listadas acima que seja compreendida as capacidades de cada profissional, reconhecendo as habilidades únicas de cada geração. Deixar os estereótipos de lado, evitando generalizações negativas. Cada indivíduo é único, independentemente da geração a que pertence. E sempre focar na comunicação (seja por email para a X ou por WhatsApp para a Z)

  12. Vivian Limongi says:

    Conhecer a qual geração cada membro de sua equipe pertence auxilia na comunicação, facilita a motivação e evita conflitos.

  13. Adriano da Costa Spadoni says:

    Na minha equipe tenho geração Y e Z, e o que mais prezamos é o trabalho em equipe.
    Nunca precisamos pedir ajuda uns para os outros, temos claro em nossos objetivos ajudar antes de ser solicitada a ajuda.
    Isso faz com que nossa “balança” de tarefas e atividades fique sempre equilibrada e que tenhamos todos o senso de urgência em nosso dia a dia.

  14. Adriano da Costa Spadoni says:

    Na minha equipe tenho geração Y e Z, e o que mais prezamos é o trabalho em equipe.
    Nunca precisamos pedir ajuda uns para os outros, temos claro em nossos objetivos ajudar antes de ser solicitada a ajuda.
    Isso faz com que nossa “balança” de tarefas e atividades fique sempre equilibrada e que tenhamos todos o senso de urgência em nosso dia a dia.

  15. Viviane Macedo says:

    Acredito ser importante adotar uma abordagem inclusiva e empática, reconhecendo e valorizando as contribuições únicas de cada geração. Utilizar diferentes canais de comunicação e adaptar a mensagem para atender às preferências de cada geração, seja por meio de reuniões presenciais, e-mails, mensagens instantâneas ou redes sociais corporativas. Oferecer oportunidades de aprendizado e desenvolvimento adaptadas às necessidades de cada geração, reconhecendo que as prioridades de carreira e os métodos de aprendizado podem variar.
    Ao implementar estratégias assertivas, as empresas podem transformar os conflitos de gerações em oportunidades para inovação, colaboração e crescimento mútuo.

  16. Fabberson Oliveira says:

    Creio que todas as gerações favorecem positivamente a organização, cada um no seu perfil, todos podemos aprender uns com os outros; Havendo respeito, os conflitos são resolvidos e as questões (positivas ou negativas) se transformam em aprendizados.

  17. Lais Marafon says:

    O conhecimento do perfil da equipe e adaptação da comunicação para cada geração, auxilia na resolução de conflitos.

  18. Lenara says:

    Em uma organização, é fundamental a criação de sinergia entre todos os membros de um time, independente da geração e credo, caso isso não ocorra os objetivos estarão fadados ao fracasso.
    Ouvir e estar disposto a compreender como o outro vê determinada situação, é meio caminho para conseguir alinhar os passos em busca de uma mesma missão.
    Que bom que não somos todos iguais !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *