COMO O LÍDER RESOLVE CONFLITOS

Two businessman finger have argument and isolated on white

 

Líderes eficazes despertam confiança, segurança, credibilidade e conduzem suas equipes com assertividade, devendo possuir habilidades especiais para administrar os conflitos.

História dos Conflitos

Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo evolutivo dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento de qualquer sistema seja ele econômico, social, familiar, político ou organizacional.

Essas divergências ocorrem quando uma das partes relacionadas percebe que a outra parte frustrou ou frustará seus interesses ou onde existe a “invasão do espaço alheio”.

Relacionamentos Interpessoais e Conflitos

Os relacionamentos interpessoais decorrem sempre de duas fontes: “eu” e “outro(s)” e onde existe interação entre as pessoas ocorrem diferenças de valores, ideias, personalidade, atitudes, percepções, interesses, comportamento e vivências que podem gerar visões antagônicas.

Então podemos dizer que em todo lugar onde existam relacionamentos interpessoais haverá conflitos entre pessoas e grupos, o que deveria ser relativamente normal. A diferença está em como ele será estabelecido e gerenciado e até em que ponto esse desacordo pode causar prejuízos para as pessoas e para o ambiente onde as partes estão inseridas.

Líderes na Gestão de Conflitos

Os líderes que desempenham um papel significativo na resolução dos conflitos. Alguns deles acreditam e veem nos problemas, oportunidades de crescimento, desenvolvimento e de melhor relacionamento entre as pessoas de sua equipe.

Outros líderes evitam ou reprimem os conflitos, são omissos e utópicos. Existem aqueles que tentam resolver o problema à sua maneira, de forma ditatorial. Nesses últimos casos os líderes demonstram ineficácia ao lidarem com as situações conflituosas, comprometendo as metas e resultados das organizações.

Conflitos Mal Administrados

Quando mal administrados, eles causam insatisfação tanto para o trabalhador como para a empresa, gerando desmotivação, baixa produtividade e desempenhos insatisfatórios.

Conflitos Bem Administrados

Quando administrados com eficácia, resultam em mudança e evolução organizacional, oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional.

Habilidades dos Líderes na Administração de Conflitos Internos

Os líderes devem agir assertivamente para auxiliar nas desavenças da sua equipe, mas para isso é necessário desenvolver habilidades para lidar nessas situações.

Seguem 6 dicas essenciais para lidar com elas:

  1. Entender a origem, já que as principais razões se encontram na diferença de interesses e valores.
  2. Estabelecer o diálogo – ouvir os lados envolvidos.
  3. Dialogar, falar da situação, mesmo que seja difícil.
  4. Não ser agressivo ou hostil.
  5. Manter o autocontrole, não se contaminando pelas emoções fortes.
  6. Focar na solução e não no problema.

Diante de qualquer situação de desavença o líder deve manter o equilíbrio entre razão e emoção, procurar as soluções e não os culpados, analisar a situação de forma crítica e reflexiva, manter um clima de respeito. Trabalho muito isso em um de nossos cursos, o MLG Executive.

Durante todo o processo o líder deve incentivar a negociação, criando uma transação genuína, produtiva e comprometida. Ao final ele levará as partes a restabelecerem o vínculo e a construírem uma relação positiva.

Nas equipes eficazes os conflitos são vistos como essenciais para a evolução do pensamento criativo, proporcionam a união dos participantes na busca de soluções e motivam as pessoas a resolverem problemas em prol de um bem comum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso Legal: O resultado individual varia conforme o nível da habilidade aprendida, a dedicação e o esforço de cada participante. Dispensar

X