INDICADORES DE SUCESSO DE UM PROCESSO DE COACHING

Processo de Coaching

Muitas vezes os indicadores de sucesso de um processo de coaching não são claros, por isso é fundamental conhecê-los.

Sobre o Coaching

A princípio, sabe-se que o coaching é um dos métodos de desenvolvimento humano mais eficientes que existem. Ele traz resultados benéficos, com alto custo-benefício para os envolvidos e na velocidade que o mundo precisa.

Autores e pesquisadores nacionais e internacionais são categóricos em utilizar e recomendar o coaching para o desenvolvimento profissional.

E nós mesmos no Instituto ISI INFINITY utilizamos esse processo em nossos atendimentos e ensinamos sobre ele em nossos cursos, tendo muito sucesso em nossa empreitada.

Muito embora o coaching seja uma metodologia excelente, nem todos os processos de coaching são bem-sucedidos.

Mas se o coach não sabe quais resultados podem mostrar a efetividade do processo, dificilmente saberá se ele está sendo ou se foi bom ou não.

Três Indicadores de Sucesso no Processo de Coaching

Antes de tudo, é importante compreender lembrar que coaching é um processo e não um evento. Logo, o coaching é a jornada. Coach é quem conduz o processo. E coachee é o cliente, quem recebe o coaching. 
 
Com efeito, enumeramos três elementos que indicam o sucesso de um processo de coaching:

1. Eficiência

O coach deve ter conhecimento, utilizar ferramentas  e procedimentos adequados e garantir a qualidade de todo o processo.

Não basta somente ter sessões de coaching. É necessário entender o que, como e quando utilizar e o que deseja obter a partir delas. 

2. Eficácia

O o coaching precisa atingir o resultado prometido e esperado pelo cliente, pode parecer óbvio, mas nem todos conseguem.

Existem dois tipos de meta. Uma delas é a meta de resultado. Esse tipo de meta será visível ao ser atingida no período do processo. É o caso do desenvolvimento de um novo comportamento ou habilidade, por exemplo.

A outra é a meta do processo, é o caso de deixar o cliente no caminho certo. Essa meta não será atingida durante o processo, mas será dado o seu início e o cliente estará no caminho de atingi-la. É o caso de conseguir uma promoção, um novo emprego, etc. 

3. Efetividade

O coach deve conscientizar o coachee a responsabilizar-se pelo impacto do seu desempenho no ambiente.

Por isso, deve estar atento às respostas que ele emite e certificar-se, sempre que possível da ecologia do processo, ou seja, se ele está sendo benéfico para todos os envolvidos, não prejudicando ninguém.  

Esses três elementos em conjunto são fortes indicadores de sucesso do coaching. Tenha-os em mente durante todo o processo.

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