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VOCÊ SENTE DIFICULDADE EM DIZER NÃO?

Dizer Não é Difícil

A maioria das pessoas não conseguem dizer não. Aprender a dizer não é muito complicado, mais difícil do que assimilar chinês ou japonês, consideramos os idiomas mais difíceis do mundo.

Se você é uma dessas pessoas, provavelmente fica transtornado porque aceita fazer coisas que não pode. Isso gera estresse e ansiedade porque terá mais trabalho a fazer, além do seu próprio.

Você pode nem perceber, mas aceitar coisas que não pode, gera uma irritação sem causa aparente e no final isso reflete em todos os ambientes em que está inserido, em casa ou no trabalho.

Evite Problemas Desnecessários

A pessoa que acredita evitar problemas mostrando-se disponível, arruma mais transtornos ainda. Dizer sim quando queremos ou precisamos dizer não é um grande prejuízo para todos.

No trabalho, geralmente a pessoa diz sim para tudo pois gostaria de ser vista como dedicada, pronta, trabalhadora ou deseja ser aceita e querida por todos.

Por isso, antes de dizer sim para alguma coisa, é preciso levar à consciência os padrões que a fazem agir assim.

Pense agora:

O que você sente quando diz não a alguém? Quais as consequências de dizer não a alguém?

Se a sua resposta é mais ou menos do tipo: “Se eu disser não vou parecer egoísta, desagradável ou preguiçoso”, é hora de substituir por outras verdades do tipo:

“- Dizer não é a reposta de um adulto responsável, que respeita suas limitações.”

“- Dizer não mostra que estou no comando da minha vida e que sei estabelecer prioridades.”

“- Quem tiver bom senso aceita um não como algo natural e respeita a negativa do outro.”

Como Dizer Não

Quando pedirem para fazer algo que não pode, dê a si mesmo o direito de pensar se você realmente tem disponibilidade para fazer mais alguma coisa.

Nesse sentido, quando se habituar a responder que precisa de um tempo, as pessoas o respeitarão e você terá a oportunidade de tomar decisões corretas. Resolverá se pode ou não aceitar mais uma atividade.

Se chegar à conclusão que é melhor recusar o pedido, diga não com diplomacia.  Seja transparente, respeitoso, sincero e objetivo.

A princípio será necessário certo esforço, mas com o tempo isso será um hábito saudável, para você e para todos.

Enfim, o mais importante é não sentir-se culpado. Isso é inteligência emocional.

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Profa. Dra. Yeda Oswaldo

Doutora em Psicologia, Mestra em Educação, Psicóloga Positiva. Docente de Pós-Graduação. Cofundadora do Instituto ISI INFINITY. É pesquisadora, palestrante, escritora de assuntos relacionados à psicologia, liderança, gestão de pessoas e negócios. Master Coach e Mentora especialista em atendimentos a executivos, magistrados, médicos e pessoas de negócios. Credenciada e homologada pela Mercedes-Benz Brasil e Daimler AG (Alemanha) para atender gerentes, gerentes seniores e vice-presidentes.

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