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INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA EMPRESA E NOS NEGÓCIOS

Você conhece empresas com ambiente tóxico,  pessoas negativas, medrosas, ansiosas, passivas, sem criatividade, que não encontram soluções para os problemas ou não conseguem enxergar oportunidades de negócios?

Geralmente isso acontece quando elas não possuem em seu quadro funcional e principalmente na gestão, pessoas com Inteligência Emocional (IE).

Inteligência Emocional (IE) na Carreira e nos Negócios

Segundo o PhD. e Psicólogo Daniel Goleman, da Universidade de Harvard, ter Inteligência Emocional é essencial para ter sucesso na vida. Quanto maior o cargo e as responsabilidades, mais dependemos dela para sermos autorrealizados. Somente com IE podemos ter maior autoconhecimento, autorregulação e adaptabilidade, características fundamentais para o bom desempenho profissional.

Frequentemente, altos níveis de IE nos permite compreender nossos sentimentos, o que nos leva a eles e o que nos deixa emocionalmente abalados. Consequentemente, podemos trabalhar isso em nós. Com a IE podemos ler as emoções das outras pessoas, sendo elas clientes, fornecedores, pares, subordinados ou superiores. Por isso, temos uma percepção correta do ambiente, e adaptamos rapidamente a ele, agindo de forma sensível ao contexto. Tudo isso é uma grande vantagem competitiva na carreira e nos negócios.

Empresas Sem IE

Entretanto, um líder ou gestor sem IE é frio, egocêntrico, distante, rancoroso, mal-humorado e/ou grosseiro. E essas emoções se alastram pela empresa como a corrente elétrica corre pelos fios, ocorrendo o contágio emocional. Em pouco tempo, todos os colaboradores compartilham desses sentimentos negativos.

E profissionais tensos e aterrorizados, agem pelo medo.

Provavelmente eles apresentem produtividade, mas somente no curto prazo.  Logo depois, o estresse aparece. A impressão é que estão “travados” e param de produzir rapidamente. Como consequência, ficam doentes ou desligam-se da empresa. Isso gera um ciclo vicioso alimentado pela negatividade.

Se por um lado ser agressivo e mal humorado são indícios de falta de IE na liderança, por outro, não demonstrar emoções também é.

Um líder que é excessivamente calmo, independentemente das circunstâncias, pode dar a impressão de estar desligado, sem motivação e desinteressado. Isso pode transmitir a seus colegas e subordinados a mensagem de que as emoções não têm lugar na empresa e podem criar um ambiente em que os colaboradores não se sintam à vontade para expressar seus sentimentos e necessidades.

Inteligência Emocional na Empresa

Embora seja significativo que os líderes mantenham a calma em situações difíceis, é igualmente importante que sejam acessíveis e empáticos com seus colaboradores. Isso cria um ambiente de trabalho mais colaborativo e saudável, onde os funcionários se sentem valorizados e apoiados em seus esforços para atingir metas comuns.

Logo, um líder com alto nível de Inteligência Emocional cria uma atmosfera positiva, com troca de informações, confiança, colaboração, criatividade e assume riscos calculados. Cria um ambiente saudável onde todos se desenvolvem, mesmo em épocas de crises e incertezas.

Entretanto, Inteligência Emocional na empresa não significa colocar uma máscara de alegria todos os dias e sorrir o tempo todo. É, sobretudo, disseminar o otimismo e a esperança em tempos difíceis, ter energia e entusiasmo para despertar a motivação em uma organização apreensiva.  Ser empático e ter compaixão com as pessoas também são elementos importantes. Tudo isso com sinceridade e realismo.

Enfim, a IE pode ser desenvolvida, independente do ramo e do tamanho do negócio. Não é um processo simples ou fácil – e exige vontade e comprometimento. Entretanto, seus benefícios tanto para as pessoas quanto para as empresas, justificam os esforços e os investimentos.

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Profa. Dra. Yeda Oswaldo

Doutora em Psicologia, Mestra em Educação, Psicóloga Positiva. Docente de Pós-Graduação. Cofundadora do Instituto ISI INFINITY. É pesquisadora, palestrante, escritora de assuntos relacionados à psicologia, liderança, gestão de pessoas e negócios. Master Coach e Mentora especialista em atendimentos a executivos, magistrados, médicos e pessoas de negócios. Credenciada e homologada pela Mercedes-Benz Brasil e Daimler AG (Alemanha) para atender gerentes, gerentes seniores e vice-presidentes.

2 comentários em “INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA EMPRESA E NOS NEGÓCIOS”

  1. Maria Alice da Silva

    Muito interessante como funciona a inteligência emocional no local de serviço, como o mau humor dissemina um clima hostil entre os colaboradores.

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